+1! Filmes

RTEmagicC_mais_1_filmes_1.jpg

O canal +1! Filmes, no ar desde 19 de junho de 2010, propõe “Filmes de humor (ou não!) baiano, toda segunda, às 10h30!”. É produzido pela produtora audiovisual baiana homônima.

Criado pelos produtores Deo (Uelter Ribeiro) e Moara Rocha e apresentado pelo ator Pisit Mota, os esquetes tratam de temas corriqueiros, com duração média de 4 minutos. Especificamente as emissões analisadas, todas de setembro de 2015, pertencem à série #3 dicas, com menos de 1 minuto de duração cada uma.

Além do YouTube, o +1! possui aplicativo, site, página no Facebook, Twitter, perfil no Google + e Instagram e, fora do ambiente virtual, tem camisetas com frases, ditados populares e caricaturas dos personagens do canal. Não há interação com os inscritos na aba “Discussão”, no entanto, alguns comentários são respondidos em vídeos esporádicos. As playlists são divididas por temas, e uma delas, O Amor dos Outros, refere-se ao longa-metragem feito pela produtora +1!. O canal é vinculado a outro, o +1! Kids, com conteúdo destinado às crianças.

No Plano da Expressão, são destaque as vinhetas, o cenário e a linguagem utilizada por Pisit Mota. A vinheta de abertura mostra o logotipo do canal (+1!) sobre um fundo preto, enquanto a palavra “filmes” aparece logo abaixo, como se alguém a estivesse escrevendo, o que se pode deduzir pelo som de um lápis ou caneta deslizando sobre uma superfície. Também há uma música instrumental ao fundo e a marca, depois de escrita, parece ser descolada, como um adesivo. A vinheta dura cerca de 2 segundos, apenas. Em seguida, o apresentador faz uma pequena introdução sobre o vídeo, antes de dar as 3 dicas sobre o tema tratado.

O cenário é sempre o mesmo: Pisit Mota está sentado em uma mesa de vidro, com vários objetos pouco identificáveis, mas que se assemelham a materiais de escritório. O fundo da cena é composto por paredes brancas com apenas um cartaz (“Pisit Mota: Por umas e por outras – Ingressos Aqui”) que fica bem atrás do protagonista e, apesar de não poder ser lido completamente, refere-se a um stand up comedy estrelado pelo ator e também produzido pela +1! Filmes.

A linguagem do protagonista é completamente informal, marcada por palavrões e, principalmente, gírias e dialetos baianos, como “miséra” e “bagaça”. Além disso, entre uma dica e outra, Pisit introduz algumas frases, semelhantes a ditos populares, mas que são aleatórias e quase nunca têm relação com o tema do vídeo, como no #3 dicas – Como conseguir uma namorada bonita, do dia 8 de setembro de 2015, em que ele diz: “Sabido é o asfalto, que trabalha deitado para receber massagem de graça”, “Sabido é o grilo, que come a plantação e o gafanhoto leva a fama” e “Jegue suicida mora em BR”.

A vinheta de encerramento é composta por oito quadrados em um fundo estampado que se movem e alternam entre quadros coloridos que exibem os créditos e outros que mostram personagens dos demais vídeos do canal (e caricaturas destes), tocando a mesma música-tema da vinheta inicial.

No Plano do Conteúdo, o indicador de qualidade desconstrução de estereótipos, obteve nota mínima em todas as emissões, pois são exatamente os clichês que compõem as falas e o roteiro da série #3 dicas, mesmo que estes sejam machistas e preconceituosos. Portanto, a intenção não é desconstrui-los, mas utilizá-los para fazer o público rir, como no episódio #3 dicas – Para não tomar corno, em que Pisit fala: “Terceira dica: cuidado com a roupa que você vai dar à sua mulher, porque roupa de malhar é igual caldo Knorr, deixa qualquer galinha gostosa”. Ou no vídeo do dia 28 de setembro de 2015, em que a proposta é dar dicas de como passar no ENEM, mas que, ironicamente, nenhuma delas serviriam para isso, o protagonista encerra o vídeo com a seguinte frase: “É por isso que eu digo, sociedade: ‘Viado’ sensível não come ovo frito”.

Já o indicador oportunidade só é observável no episódio citado anteriormente, considerando que foi emitido em setembro, um mês antes de o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecer. No entanto, a nota para esse indicador é fraca, pois não agrega nenhum conhecimento ao público. Nos outros dois vídeos não constam assuntos atuais ou relevantes, o que também reflete diretamente no indicador ampliação do horizonte do público, no qual os três vídeos ficaram com a mesma avaliação anterior, por abordar temas corriqueiros e discuti-los de forma já conhecida, que em nada acrescentam no discernimento do espectador.

Sobre a diversidade de sujeitos representados, as três emissões foram consideráveis, pois o protagonista, apesar de ser nordestino e negro, características pouco observáveis em outros canais do YouTube, é o único que aparece nos vídeos.

Veja no gráfico as notas emitidas para cada vídeo:

mais1

Na  Mensagem Audiovisual, o indicador originalidade/criatividade foi classificado como fraco em todas as emissões, pois o formato dos vídeos do canal não difere muito de outros do Youtube, que também exibem listas, dicas e/ou conselhos sobre um assunto comum. Além disso, a linguagem audiovisual do programa também não apresenta nenhum formato inovador ou diferenciado.

O diálogo com/entre outras plataformas também não obteve avaliação significativa, sendo considerado pouco relevante nas emissões, pois a produtora +1! Filmes tem inúmeras produções audiovisuais que poderiam convergir entre si, no entanto, apenas o stand up de Pisit é referenciado nos vídeos, e, mesmo assim, é difícil o reconhecimento do cartaz para alguém sem um pré-conhecimento do show. Ademais, apenas no vídeo #3 dicas – Para não tomar corno!, do dia 15 de setembro de 2015, são percebidas referências externas, como à Costa do Sauipe e Alagoinhas, na Bahia, e a marcas, como Danone e Chevrolet.

A solicitação da participação ativa do público também obteve avaliações baixas, pois tal característica só é percebida por causa da interação do apresentador com o público, explicitada pela relação direta dele com as câmeras e pela linguagem utilizada, como na expressão “você, aí, de casa”, por exemplo.

Já o indicador de qualidade clareza da proposta, em contraposição aos outros, ficou com ótima avaliação nas 3 emissões avaliadas, pois o canal se propõe a entreter o público e fazê-lo rir, cumprindo essa promessa. E, em especial nesses vídeos que compõem uma única série, apresenta um formato padrão e facilmente reconhecível em todas as emissões.

Confira no gráfico abaixo todas as notas de cada uma das emissões:

mais2

Pode-se concluir, portanto, que o canal +1! Filmes não é um programa de humor, como afirmam em sua descrição, mas de comédia, de acordo com os critérios de representação e experimentação do Observatório, com o intuito de provocar o riso, sem necessariamente trazer alguma reflexão a respeito de um assunto. Isso é afirmável a partir das notas muito baixas que os vídeos receberam, em comparação a outros programas avaliados que tiveram notas maiores em indicadores importantes, como ampliação do horizonte do público, desconstrução de estereótipos e oportunidade. Vale ressaltar que os vídeos analisados constam de uma pequena amostra do conteúdo do canal e referem-se apenas às emissões de setembro de 2015.

Por Lílian Delfino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>