A intertextualidade de Halt and Catch Fire na social TV

Exibida na última terça-feira (23) no canal pago estadunidense AMC, a terceira temporada de Halt and Catch Fire contou com ações específicas para a social TV. Apesar de não apresentarem nenhum conteúdo inédito, as postagens realizadas pelo perfil da trama no Twitter (@HaltAMC) destacaram momentos importantes da nova fase da atração.

Captura de tela 2016-08-25 00.01.27

Para estimular e unificar os comentários a emissora lançou a indexação #HaltAMC, a hashtag chama a atenção para um ponto importante no âmbito da social TV . Ao invés de adotar o título completo a AMC optou por reduzi-lo, dessa forma a indexação não compromete a limitação textual dos tuítes postados pelo público.

Captura de tela 2016-08-25 00.00.36

O perfil também estabelece uma relação de colaboração com os telespectadores, a medida que a trama vai ao ar as postagens do público vão sendo retuitadas. As publicações abrangem desde GIF, montagens até elogios e criticas aos episódios.

Captura de tela 2016-08-25 00.01.31

As cenas e falas (quotes) mais relevantes da história são destacadas pelo @HaltAMC e facilitam na compreensão do universo ficcional. Isto é, os momentos chave da trama são indicados pelo perfil, desta forma o público identifica quais plots ele precisa dar mais atenção.

Captura de tela 2016-08-25 00.04.25

A página de Halt and Catch Fire no Twitter, também chama a atenção para as referências do episódio. Por exemplo, na cena em que Joe MacMillan (Lee Pace) apresenta o seu novo produto, o perfil perguntou aos telespectadores interagentes que pessoa o personagem estava lembrando. Rapidamente o público matou a charada e reconheceu a intertextualidade.

Essa não é a primeira vez que a trama da AMC usa a social media para estimular o buzz em torno do programa. Em 2014, o canal  disponibilizou a season premiere de Halt and Catch Fire no Tumblr antes de ser exibida na televisão.

Por Daiana Sigiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>