Acredita na peruca

ap1

  • Direção: Charles Moeller e Claudio Botelho
  • Elenco: Luis Fernando Guimarães, Miá Mello, Cláudia Missura, Fernanda Nobre, Gottsha, Beto Carramanhos, Eucir de Souza e João Gabriel Vasconcelos.
  • Período de exibição: 18-05-2015 – 12-06-2015
  • Horário: 22:30h
  • Nº de episódios: 20

Dirigida por Charles Moeller e Claudio Botelho, a série de humor Acredita na peruca foi exibida pelo canal pago Multishow em 2015. Acredita na Peruca se passa no “Impecável Beauty Salão and Spa” construído por Eleonora (Luiz Fernando Guimarães). De acordo com os pressupostos de uma série episódica, os arcos narrativos são isolados e independentes, ou seja, cada episódio possui uma micronarrativa própria que se fecha no mesmo episódio. Assim, cada episódio se inicia com alguma situação nova relacionada ao salão e após um conflito, logo é solucionado e culmina no fim do capítulo que sempre utiliza um show musical como desfecho.

Um ponto importante na construção narrativa de Acredita na Peruca é o local em que o programa foi gravado, um teatro, mais especificamente no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, Rio de Janeiro. Essa questão dialoga com a própria estrutura episódica da série, possuindo arcos narrativos isolados e independentes permite a adaptação para o teatro. De acordo com SILVA (2015), “o teleteatro influenciou os novos seriados que introduziram de modo determinante a serialização, compondo universos narrativos em torno dos quais se desenvolviam histórias, com estrutura mais ou menos fixa, da caráter unitário, porém acerca dos mesmos personagens  e  situações  possíveis”.

O elenco conta com os nomes: Luiz Fernando Guimarães, Miá Mello, Cláudia Missura, Fernanda Nobre, Gottsha, Beto Carramanhos, Eucir de Souza e João Gabriel Vasconcelos. Nos minutos iniciais do programa o telespectador já é capaz de entender as histórias e personalidades de cada personagem, o que auxilia no processo de compreensão da dinâmica da narrativa, bem como dos papéis de cada um na trama.

No Plano da Expressão iremos analisar os indicadores: ambientação, caracterização dos personagens, trilha sonora, fotografia e edição.

A ambientação de Acredita na Peruca é fundamental para o desdobramento narrativo da trama. A série se passa no salão de beleza de Eleonora (Luiz Fernando Guimarães), chamado Impecável Beauty Salão and Spa. O salão não só é o principal cenário da série, mas também é causa da maioria dos conflitos. No décimo episódio, intitulado “Lembra do meu nome”, por exemplo, o conflito se instaura por conta do show de inauguração do espaço de beleza. Por ser gravada em um teatro, é importante destacar que por conta das limitações do espaço, o cenário se mantém o mesmo durante todos os episódios, com acréscimo de alguns adereços quando necessário.

ap3 ap2

A caracterização dos personagens reflete os estereótipos criados para cada um. Eleonora (Luiz Fernando Guimarães) é uma mulher de meia-idade que perdeu todo seu dinheiro, mas mantém sua vaidade. Dessa forma, suas roupas são compostas de muito brilho e sapatos de salto alto. Já Stephanie (Miá Mello), é uma ex-atriz de filme pornô e se veste com peças ousadas e chamativas. Lucy in the Sky (Beto Carramanhos), como uma drag queen e cabeleireira, usa vestimentas chamativas, com brilho e explora de adereços e perucas na sua caracterização. O gogo boy e empreiteiro Carlão (João Gabriel Vasconcellos), sempre se apresenta com roupas curtas e sem camisa. Por fim, Maria Eduarda (Fernanda Nobre), se veste com blusas de seda, utiliza o cabelo de forma mais trabalhada, condizente com a postura arrogante da sua personalidade. Nesse sentido, a caracterização auxilia na identificação do personagem, uma vez que pelo figurino já se é capaz de compreender as características e personalidades de cada um.ap4

ap5  ap6

No indicador trilha sonora podemos ressaltar a música usada na abertura “Cabelo”, de Gal Costa. A canção, que faz uma alusão direta ao salão de beleza, é o tema central de Acredita na Peruca. Entretanto,durante os episódios do programa, a trilha não é presente de nenhuma forma, apenas há a presença de recursos sonoros para expressar determinadas emoções dos personagens.A trilha sonora somente é utilizada no momento final, na apresentação musical. Assim, foram apresentadas músicas como: I will survive de Gloria Gaynor, Remember my name de Fame Musical, entre outras.

A fotografia da série é naturalista. As sequências são norteadas por uma iluminação que ressalta o contraste entre as cores do cenário e do figurino. Porém, o indicador não interfere e/ou reflete no desdobramento dos episódios da atração.

Por último, a edição da série se apresenta de forma linear. Por se tratar de uma série episódica, a trama segue a ordem cronológica dos acontecimentos. Dessa forma,as histórias não são pautadas poroutras temporalidades e analepses.

No Plano do Conteúdo iremos destacar os seguintes indicadores: intertextualidade, escassez de setas chamativas, efeitos especiais narrativos e recursos de storytelling.

No que se refere à intertextualidade, a série apresenta diversas referências externas ao universo ficcional de Acredita na Peruca. O recurso é usado, na maioria das vezes, para ironizar e satirizar alguma situação. No primeiro episódio intitulado “Sobreviver, quando Eleonora (Luiz Fernando Guimarães) diz que está com a aparência de 50 anos de idade, Lucy andthe Sky (Beto Carramanhos)rebate dizendo: “50 anos a senhora tinha na inauguração das Pirâmides do Egito”.  Ou quando Eleonora (Luiz Fernando Guimarães) se compara a raça de cachorro SharPei referindo a aparência do rosto que ficaria “cheia de rugas como a do cachorro”. No décimo episódio “Lembra meu nome”, Eleonora (Luis Fernando Guimarães) diz que vai fazer contato com a personagem Wanda (Totia Meirelles) para levar Susy Diamonds (Malu Rodrigues) para a Turquia, uma clara referência a novela da Rede Globo Salve Jorge (Globo, 2012) que abordou a temática do tráfico internacional de pessoas.

Já o indicador escassez de setas chamativas, não foi identificado. Por se tratar de uma série episódica e, possuir arcos narrativos independentes em cada episódio, a trama utiliza de elementos indicativos em determinados momentosNo décimo episódio “Sobreviver”, o mordomo Sebastian (Eucir de Souza) explica para Stephanie (Miá Mello) o sentido da palavra “montada” que Eleonora (Luiz Fernando Guimarães) utiliza para se referir a Lucy andthe Sky (Beto Carramanhos), que quer dizer “montada em relação ao figurino”. Desta forma, os cartazes narrativos são colocados a fim de situar o telespectador na trama, diminuindo assim o esforço cognitivo do público na compreensão da sequência.

Os efeitos especiais narrativos aparecem na trama de forma a contribuir para o desenvolvimento da narrativa. Como os episódios funcionam de forma isolada, o conflito se faz presente em todo eles e no mesmo episódio são solucionados, fechando o arco narrativo criado. Apesar de ser algo já esperado pelo telespectador, o clímax não deixa de cumprir seu papel de representar uma quebra na narrativa. As reviravoltas são importantes para a trama, porém não tão significativas a ponto de fazer o espectador reconsiderar todas a história até então.

Por último, os recursos de storytelling não são explorados em Acredita na Peruca. A série não apresenta flashbacks, sequências fantasiosas ou múltiplas perspectivas.

Por Mariana Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>