A complexidade narrativa de Homeland na Segunda Tela

845a76b00751ed2795211226310d9664

Publicado no dossiê temático ‘As Séries Televisivas Contemporâneas’, que integra a nova edição da Revista Culturas Midiáticas – publicação do programa de pós-graduação em comunicação (PPGC/UFPB) – o artigo ‘A expansão do universo ficcional de Homeland na segunda tela’, de autoria de Daiana Sigiliano e Gabriela Borges, discute as principais características e as potencialidades da segunda tela no âmbito da ficção seriada.

O conceito de segunda tela se refere à interação paralela e sincronizada com a experiência televisiva feita através de dispositivos móveis. Ou seja, enquanto o público assiste a primeira tela, que na maioria das vezes é a televisão, ele interage simultaneamente com uma tela adicional.

Lançando em 2012, o aplicativo Showtime Sync tem o objetivo de aprofundar os arcos narrativos das séries exibidas pelo canal pago estadunidense Showtime. Atualmente a plataforma está disponível para as atrações Homeland (2011), Episodes (2011), House of Lies (2012), Ray Donovan (2013), Masters of Sex (2013) e Penny Dreadful (2014).

Ao acessar o aplicativo durante a exibição destes programas, o telespectador interagente poderá participar de enquetes, compartilhar cenas e quotes da história nas redes sociais e desbloquear vídeos que desmembram pontos chaves do universo ficcional. Os conteúdos são postados à medida em que as tramas vão ao ar através da sincronização entre o dispositivo móvel e o aparelho televisivo feita pelo Time Sync.

Exibida entre 5 de outubro de 2014 e 21 dezembro de 2014 a quarta temporada de Homeland usou a interatividade do Showtime Sync para aprofundar o universo ficcional. Ao acessar o Showtime Sync durante a exibição série, os telespectadores interagentes podiam assistir aos conteúdos complementares produzidos especialmente para o aplicativo, participar de enquetes sobre os principais acontecimentos da trama e compartilhar trechos de suas cenas preferidas nas redes sociais.

Para conferir o artigo ‘A expansão do universo ficcional de Homeland na segunda tela’ na integra acesse: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/27230

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>