Filhos Do Carnaval

FILHOS DO CARNAVAL

1

  • Criação: CaoHamburger
  • Direção: Andrea Barata Ribeiro e Bel Brlinck
  • Roteiro: CaoHamburger e Elena Soárez
  • Exibição: 05/03/2006 a 09/04/2006
  • Número de episódios: 6

Filhos do Carnaval é uma série brasileira produzida pela O2 Filmes para HBO Brasil. A primeira temporada foi exibida entre 5 de março e 9 de abril de 2006 e a segunda entre 4 de outubro e 15 de novembro de 2009. Criada e dirigida por CaoHamburger, a trama tem roteiro assinado por Elena Soárez e a produção de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck.

A série gira em torno da família Gebara, Jece Valadão interpreta Anésio Gebara, “dono” de uma escola de samba e o maior banqueiro do jogo do bicho no Rio de Janeiro, pai de quatro filhos: Anesinho (Felipe Camargo) branco, 43 anos, que segue o rumo do pai; Claudinho (Enrique Diaz), empresário, também branco, de 33 anos; Brown (Rodrigo dos Santos), mestre da bateria, mulato, 33 anos e Nilo (Thogun), segurança do “pai”, negro, 33 anos. A primeira temporada, composta porseis episódios de cinquenta minutos de duração, começa no dia de aniversário do Capo. Ao completar 75 anos, Anésio Gebera recebe o pior golpe de sua vida: Anesinho, seu filho e “braço direito” se mata com uma bala no coração. A partir desse desdobramento narrativo, Filhos do Carnaval conta o caminho dos três filhos que sobraram para ocupar a vaga do filho predileto, os encontros e desencontros desses três filhos “bastardos” até que cada um encontre seu lugar no mundo. A narrativa mescla carnaval, jogo, crime organizado e lavagem de dinheiro, como pano de fundo à história da familia Gebara.

A série teve uma segunda temporada, produzida após um hiato de quatro anos, em 2009, com sete episódios. Entretanto, a temporada apresentou um desafio aos roteiristas. O ator Jece Valadão, que interpretava o personagem central Anésio Gebara, faleceu. Por isso, quem assume a liderança da família é Claudinho, que investe no jogo de caça-níqueis e têm que se desvencilhar de Comodoro (Walmor Chagas), irmão de Anésio que chega cheio de ódio na trama e vive para se vingar do passado.

A produção foi indicada ao Emmy Internacional na categoria Melhor Filme Para TV ou Minissérie em 2006.

No Plano da Expressão iremos analisar os indicadores: ambientação, caracterização dos personagens, trilha sonora, fotografia e edição.

Filhos do Carnaval é ambientada na cidade do Rio de Janeiro e também explora locações como escolas de samba, favelas e praias. Um dos principais cenários da série é a locação real do barracão do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que na trama Anesio é dono. Além disso, os elementos cênicos têm as cores branco e verde, característicos da Escola de Samba, também utilizando alegorias e a filmagem do desfile apresentado em 2005 com o tema Buonmangiare, Mocidade! A arte está na mesa”.

2

Outro cenário importante, a cada da família Gebara, mostra o abastamento da família. Num apartamento bem localizado, imóvel amplo e com presença de seguranças, a fortuna da família é exposta de forma clara. Nesse sentido, a ambientação da série colabora para a construção da verossimilhança e fácil identificação de referências pela narrativa que tem como inspiração a vida de Castor de Andrade, patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel e do Bangu Atlético Clube.

3A caracterização dos personagens explicita as diferenças de personalidade entre os filhos. Ainda que pareçam indiferentes a vida de outras pessoas, praticando atividades ilícitas e distintos fisicamente e no estilo, o mote da série é a disputa sentimental pelo amor do pai. Enquanto Anesio está sempre vestindo paletó e gravata, na maior parte de cor branca, o que é seguido pelo filho Brown que aspira ter um maior controle da escola de samba e do Jogo do Bicho liderados por seu pai, após a morte do irmão Anesinho. Já Claudinho busca se vestir de forma mais social com camisas e calças deste estilo, passando a imagem de homem de negócios. Por fim, Nilo, tem um porte físico maior, está sempre de camisetas, calças largas e cabelo raspado. Ao longo da série alguns personagens vão se revelando ambíguos e complexos, Claudinho é mais esperto do que se imagina, a malandragem de Brown, esconde uma enorme fragilidade emocional, e Nilo, o filho calado,é quem se mostra equilibrado.

4 5

Como esperado, o samba é o principal ritmo explorado na trilha sonora de Filhos do Carnaval. A abertura se trata de um samba rock composta por Beto Villares exclusivamente para a série. Outras canções são interpretadas pela Velha Guarda da Mocidade Independente de Padre Miguel, como “Foi você” e “Será”, ambas compostas por Tiãozinho da Mocidade. Dessa forma, a musicalização dialoga com o contexto, cenários e a proposta da série.

Retirando a vivacidade das cenas, a série utiliza uma fotografia de tons acinzentados e grande uso de cenas em sombra. O recurso procura fazer um paralelo entre a imagem e os atos ilícitos realizados pelos personagens, como o próprio jogo do bicho, chantagens, agiotagem, suborno e propinas.

6 7

A série apresenta uma edição não-linear, sendo conduzida por Nilo, filho de Anesio e narrador. Logo na primeira cena do primeiro episódio “Gato, o bicho das sete vidas”, somos apresentados para um acontecimento futuro (a morte de Anesinho) e o restante do episódio transcorre em flashback mostrando os acontecimentos que levaram a este fato.

8

No Plano do Conteúdo iremos destacar os seguintes indicadores: intertextualidade, escassez de setas chamativas, efeitos especiais narrativos, recursos de storytelling e transmedialiteracy.

O indicador intertextualidade está presente explicitamente nas referências à Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e sua história que permeiam a narrativa da série. Por exemplo, no episódio “Vaca, o bicho que dá leite” são interpretadas canções de Tiãozinho da Mocidade, compositor, diretor cultural e integrante da Velha Guarda da Escola. Também é possível identificar intertextualidades no nome dos episódios. Todos se relacionam com os animais presentes no Jogo do Bicho, como gato, avestruz, vaca e onça.

9

A escassez de setas chamativas não pôde ser identificada. A presença do narrador Nilo, que intervém e expõe suas reflexões em diversos momentos, busca situar o telespectador na narrativa, contextualizando e diminuindo o esforço analítico de quem assiste.

O indicador efeitos especiais narrativos também não foi observado nos episódios analisados. Todos contavam com a estrutura de equilíbrio, conflito, resolução do conflito e um desdobramento no arco narrativo maior como, por exemplo, a ascensão de Claudinho nos negócios do pai no quinto episódio intitulado “Abraço de urso”.

10

A série, como citado anteriormente, utiliza como recurso de storytelling flashbacks. A história acompanha apenas a perspectiva de Nilo, o narrador, e, apesar de o protagonista Anesio ter forte relação com superstições e ser sensitivo, não são exploradas sequências fantasiosas.

Por fim, na temporada analisada, foram divulgados, como estratégia transmídia, vídeos de making of no site da série. Apesar de explicitar os processos de concepção e produção da série, tal conteúdo não instiga o telespectador a conhecer mais dos universos retratados na narrativa. Sendo assim, também não foi constatado o indicador de transmedia literacy.

Por Léo Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>