Hoje é dia de Maria

A qualidade nas jornadas de "Hoje é dia de Maria"
A qualidade nas jornadas de “Hoje é dia de Maria”

Sinopse

A fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a.

Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infância.

De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme, aprisiona seu amado.

No último capítulo de Hoje é dia de Maria, a bela mulher volta a ser uma doce menina e chega até as franjas do mar. Tal fato dá início à segunda jornada: Maria é levada pelas águas do mar até uma praia desconhecida. Lá, ela conhece uma Lavadeira, que na verdade é a Nossa Senhora Aparecida, que a incentiva a continuar. Maria segue com um Pato e uma Cabeça e encontra o Gigante das Guerras adormecido. Maria acaba sendo devorada por ele e cai num lixão. Lá, ela reencontra sua amiga Carvoeira que lhe dá de presente, um binóculo antigo. Com o binócluo, Maria chega numa cidade grande. Lá, ela é acolhida pelo demônio Asmodeu Cartola, o próprio coisa-ruim disfarçado, que é cúmplice de outra criatura maligna, o Asmodeu Piteira. Os dois vilões colocam Maria para trabalhar, mas ela foge do Teatro dos dois, que passam a persegui-la. Maria ganha um novo e fiel amigo, o cavaleiro Dom Chico Chicote, muito atrapalhado que é apaixonado pela bela cigana espanhola Alonsa. Maria, Dom Chico Chicote e Alonsa viverão muitas aventuras.

Data de Exibição: 11/01/2005 a 21/01/2005 | 11/10/2005 a 15/10/2005

Canal: Globo

Fonte : Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>