na mira do crime

Na Mira do Crime

 

  • Criação: Tiago Santiago
  • Duração: 45 minutos
  • Período de exibição: 12-01-2015 a 16-01-2015
  • Nº de episódios: 5

Exibida pelo canal pago FX a série Na Mira do Crime é protagonista pelo jornalista Márcio Valle (Rodrigo Veronese),que apresenta o programa policial Na Mira do Crime. Após ter divulgado informações do responsável por um assalto e ter ajudado na sua prisão, os outros integrantes da quadrilha decidem se vingar do jornalista e sequestram sua filha Bianca (Gabi Lopes). Com sua filha em coma, Márcio (Rodrigo Veronese) decide largar tudo e se tornar um justiceiro fora da lei.

O elenco conta com nomes como:Rodrigo Veronese, Renata Dominguez, Carlo Briani, Juan Alba, Gabi Lopes, Jacqueline Sato, Rafael Dib, Rogério Britto, Beto Schultz, Fábio Blanchini, entre outros.

No Plano da Expressão iremos analisar os indicadores: ambientação, caracterização dos personagens, trilha sonora, fotografia e edição.

A série se passa na sua maior parte dentro de um estúdio em que é gravado o programa policial Na Mira do Crime, onde o apresentador Márcio Valle (Rodrigo Veronese) faz suas denúncias e divulga notícias sobre crimes ocorridos. A ambientação contribui para a verossimilhança, já que mostra todos os elementos presentes em um programa do gênero policial, como coberturas ao vivo, entrevistas com as vítimas e a postura do apresentador.

mira2mira3Os figurinos presente na série ajudam na construção dos personagens e reforlam suas características centrais. A caracterização de Márcio Valle (Rodrigo Veronese), por exemplo, é composta de roupas sociais, como terno e gravata por se tratar de um apresentador de programa policial. Já bandidos apresentados na série utilizam roupas simples, como regatas, bermudas e chinelos retratando sua posição de sujeitos marginalizados.

mira4

A trilha sonora de Na Mira do Crime só está presente em momentos de ação da trama como, por exemplo,nas sequências de perseguição. Asmusicas eram instrumentais e ajudavam na construção das cenas.

A fotografia da série é norteada porcores escuras,tais como tons de preto e cinza. Apesar de não possuir influência direta nos desdobramentos narrativos, o indicadortraz um aspecto de seriedade para a trama policial, reforçando a proposta do universo ficcional criado pelo FX.

mira5 mira6

A série apresenta outras cronologias através do uso de flashbacks. Porém,é importante ressaltar que as analepses exploradas de forma pontual durante a narrativa. Desta forma, a edição se caracteriza como não linear.

No Plano do Conteúdo iremos destacar os seguintes indicadores: intertextualidade, escassez de setas chamativas, efeitos especiais narrativos, recursos de storytelling e transmídia literacy.

Na Mira do Crime apresenta intertextualidades em sua narrativa, isto é, os personagens fazem referência a contextos externos ao universo ficcional. No terceiro episódio, por exemplo, no momento em que Márcio Valle (Rodrigo Veronese) dá explicações ao delegado sobre sua localização no horário do assassinato de Marola (João Paulo Bineman) o jornalista alega que foi ao cinema assistir ao filme A Grande Beleza, dizendo ainda que o longa foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Ao longo dos episódios formam observadas várias setas chamativas. Como, por exemplo, as legendas inseridas para indicar a passagem de tempo na trama, que são reafirmadas pela cena seguinte em que Pajé (Carlo Briani) se dirige a Márcio (Rodrigo Veronese) comentando que já se passaram alguns meses desde que ele decidiu se afastar do trabalho. O recurso também foi usado nas cenas em que Márcio (Rodrigo Veronese) comunica-se mentalmente com sua filha que está em coma. Para diminuir o esforço analítico necessário para o entendimento da história a sequência apresenta alterações em sua fotografia, ressaltando que os acontecimento são fruto da imaginação do protagonista. Portanto, o indicador escassez de setas chamativas não foi identificado na trama de Na Mira do Crime.

A série apresenta algumas reviravoltas no decorrer da narrativa.  A principal ocorre quando Márcio (Rodrigo Veronese) decide fazer justiça com as próprias mãos, após se sentir culpado pelo atentado a sua filha. Entretanto, apesar de possuir desdobramentos importantes, Na Mira do Crime não apresentou o indicador efeito especial narrativo, pois nenhuma reviravolta foi tão significativa a ponto de fazer o telespectador reconsiderar toda a narrativa até então.

O indicador recursos de storytelling está presente na trama Na Mira do Crime. A série faz o uso de flashbacks em momentos pontuais da história. Como, por exemplo, quandoMárcio (Rodrigo Veronese) relembra o atentado de Marola (João Paulo Bineman) contra sua filha. Para indicar ao telespectador que se trata de um flashback, foram utilizadas setas chamativas. As cenas apresentam como cortes rápidos entre os planos.

Apesar de não ter sequências fantasiosas ao longo de seus episódios, em algumas cenas Márcio (Rodrigo Veronese) se comunicava “mentalmente” com sua filha que estavaem coma. Inicialmente.Entretanto a sequência apresenta mudanças na fotografia, nesse sentido o cartaz narrativo é disposto convenientemente para ajudar o telespectador a compreende que tudo não se passa de um devaneio do protagonista.

A ação transmídia adotada pela série contribuiu para a familiarização dos telespectadores com o universo ficcional da atração do FX. Em parceria com a Record, e emissora paga produziu o longa metragem Na Mira do Crime exibido em outubro de 2014 no canal Fox. O filme, de uma hora e meia de duração, é um prelúdio para a série que viria a ser lançada em janeiro de 2015.

A trama aborda os dois primeiros episódios da trama, terminando com a parte em que Márcio Valle (Rodrigo Veronese) decide fazer justiça pela sua filha. Nesse contexto, a estratégia transmídia elaborada para atrair o interesse do público, centra-se em um arco narrativo do programa, expandindo o universo ficcional de Na Mira do Crime. O público, neste caso, é estimulado a relacionar o conteúdo do filme com a série, já que ambas abordam a mesma temática. Além disso, o público da trama televisiva tem acesso ao desdobramento do arco narrativo apresentado no longa, trazendo mais profundidade para a história. Portanto,o indicador transmídia literacy foi identificado em Na Mira do Crime, pois as ações estimulam a interconexão entre diferentes contextos narrativos e a percepção critica do público.

Por Mariana Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>