Observatório da Qualidade no Audiovisual

Fanfic Obsession

O Fanfic Obsession foi fundado em dezembro de 2009 quando um staff do Fanfic Addiction [1] decidiu abrir o seu próprio site com uma nova forma de divulgação de fanfics para incentivar a escrita e fomentar esse tipo de produção como arte de produção cultural em língua portuguesa. “O FFOBS surgiu como um espaço para que autores e leitores compartilhassem suas histórias, opiniões, críticas e elogios, de modo a democratizar a leitura de textos produzidos por fãs” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE). O ambiente criado pelo site abre espaço para a produção dos fãs, estimulando os leitores para que esses possam se tornar também futuros autores.

Seguindo a premissa do incentivo à escrita e leitura, o Fanfic Obsession utiliza-se de diversos programas para dar eficácia ao seu objetivo: uma política de reconhecimento das melhores histórias e autores, mensal e anualmente; a participação deliberativa, através de entrevistas e debates; o fomento à produção textual, partindo de ideias predeterminadas, através dos especiais e dos desafios; por fim, o estímulo ao pensamento crítico, com as seções de indicações das diversas fictions que se encontram no site.” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE)

Nesse contexto, a proposta do site dialoga diretamente com o conceito de Transmedia Literacy, especificamente com  habilidade de Interpretar na dimensão narrativa e estética. Como Scolari (2018, p.5) ressalta, os jovens são “[…] capazes de partilhar e gerar conteúdos midiáticos de diferentes tipos e níveis de complexidade”.

Ao acessar a página inicial do Fanfic Obsession, notamos a diversidade proposta pelo site através de slides de capas que abrange diferentes âmbitos como, por exemplo, a música pop coreana, animes, atores e atrizes hollywoodianas, família real britânica, música pop americana, futebol, música brasileira, pop britânico, atores coreanos e produções seriadas coreanas, americanas e longas metragens. Abarcando não só diversos universos ficcionais, mas também, as pessoas reais.

 

Notamos ainda uma mensagem de boas-vindas, enfatizando que o site é “totalmente em português”. Logo abaixo é possível observar os botões de redirecionamento para as páginas sobre autoras, regras, envie sua fic, classificados ffobs, capistas e helpers. Ao lado está situado os destaques do site como anúncio, mídia kit, retirar fanfic e VIP. Ainda há uma seção para testes em aberto para os que se interessarem em participar do site como beta, capistas ou indicação, conforme aptidão do interagente para o cargo. A plataforma contém também uma coluna para fanfics abandonadas ou retiradas e indicação das redes sociais da página.

O Fanfic Obsession não requer cadastro, enfatizando que “qualquer um pode publicar nele”, basta seguir as indicações para que a fanfic seja postada no site. A página inicial possui as atualizações das fanfics em ordem cronológica, além das indicações semanais e indicação vip das produções, e uma seção fiction composta pelas categorias VIP do mês, fic do mês e aposta do mês, shortfic do mês e ficstape do mês.

Na coluna ao lado da barra de rolagem, encontramos listas de top fictions, autoras VIPs e top fictions VIP. Observamos que o site dispõe de dados de “status do site”, com dados referente à data de lançamento do site, nome, link do próprio site, quantidade de visitantes online, quantos acessos, contato e também quantas vezes o endereço IP já acessou o Fanfic Obsession. Além de fornecer todas as informações para usuários que queriam fazer pesquisa, dispondo também um contato para obter dados restritos ou sigilosos.

 

A página inicial ainda apresenta uma seção de comentários feitos pelos fãs, com indicação do local onde foi publicado o comentário e a indicação para curtir a fanpage do Fanfic Obsession. É possível encontrá-los em outras redes sociais, como o Youtube, com 667 inscritos no canal, 29 vídeos publicados com curiosidades sobre o FFOBS (Fanfic Obsession), indicações e tags como eu nunca, sendo o último vídeo disponível publicado em junho de 2018. Assim como a plataforma de compartilhamento de vídeos, o Instagram está sem atualizações desde agosto de 2019, contendo 1.784 seguidores e 99 publicações com trechos de fanfics e o link que podem ser acessados.

O Twitter conta com 11.600 seguidores e os principais tweets são repostagens das publicações feita na fanpage do Facebook, que apresenta 44.356 curtidas e foca na divulgação dos fictapes, produzidos a partir de álbuns da música pop, com intervalo de quase 1 mês entre as postagens, mas sempre chamando os fãs para lerem ou mesmo participarem de um novo projeto de fanfic.

 

O Fanfic Obsession dispõe de 3 grupos privados no Facebook, sendo eles o Ficstape FFOBS com 12 membros, Aulas FFOBS com 13 membros e o grupo Fanfic Obsession com 29.778 membros, com assuntos diversos desde pedidos de indicações de fanfics até enredos que tenham ligação com a sua vida pessoal. Nesse sentido podemos observar a capacidade de Comparar proposta por Scolari (2018).

 

(Há diversas publicações que narram a história que desejam e o pedido para enredos parecidos)

É possível encontrar na home da página 7 seções, sendo eles: Home, Fictions, Leitores, Destaques, Informes, Site e Contato. A seção home facilita para os leitores que navegam pelo site e queiram voltar para a página inicial de modo simples e rápido.

De acordo com Scolari (2018), a dimensão narrativa e estética que compõe a Transmedia Literacy, abrange a capacidade do sujeito de Reconhecer e Descrever gêneros, formatos e linguagens de diferentes meios e plataformas. Como vemos na página Fictions, na qual encontramos uma lista de produções divididas por seções como, por exemplo, Anime, Originais, LGBTQ, Realeza, entre outros e também uma lista denominada “especiais”, com as seções Challenge, Contos, Especiais, Ficstape, Mixtapes e Music Videos. Nesta seção, algumas produções são predefinidas pela página: “Ficstape: Fics + tape = Ficstape. Uma seção especial, unicamente com fics inspiradas nas músicas de álbuns pré-selecionados, seja pela equipe ou pelo público” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE). Outros contendo exigências para participar, sendo preciso estar de acordo com alguns critérios solicitados.

 

 

A seção mixtape dispõe de playlists montadas pelo Fanfic Obsession na plataforma de streaming de música Spotify, contendo 324 seguidores e 10 playlists disponíveis, com variação de 16 a 136 seguidores por lista de músicas.

A seção fictions redireciona o leitor para três páginas diferentes, sendo eles: envie sua fiction, entenda o FFOBS e FAQ. A primeira opção é composta pelo passo a passo para aqueles que querem enviar sua fanfic, esclarecendo para os futuros autores o que é uma “fiction interativa”, as regras da página e o tutorial a ser seguido para que a fanfic seja postado na página. Neste sentido, ela estimula os valores estéticos e narrativos na criação de conteúdo proposto por Scolari (2018) de Aplicar o conhecimento fornecido pelo site através de tutoriais. A página entenda o FFOBS direciona o leitor ou até mesmo o autor para páginas em relação aos gêneros da fanfic. Como, por exemplo, “Fluffy: História extremamente açucarada. Atinge um nível acima do romance, pois além de abordar o relacionamento amoroso, envolve apenas os momentos românticos do casal” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE).

O site estabelece ainda de uma lista de categorias, bem similar na seção fictions, contendo apenas as categorias existentes, salvo algumas categorias que precisam de explicação para compreender o tipo de enredo. Tais como “Hein?! – fanfictions sem roteiro ou qualquer tipo de nexo, com a finalidade exclusiva de ser humorística” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE). Além de conter avisos proibindo a discriminação com base na Declaração dos Direitos Humanos e o termo de responsabilidade que o leitor “concorda” ao ler uma fanfic com classificação indicativa acima de 18 anos:

O Fanfic Obsession não permite a publicação de histórias contendo discursos de ódio, seja ele direcionado a etnia, religião, orientação sexual ou gênero, com base na Declaração Universal de Direitos Humanos. É de responsabilidade do autor o conteúdo de sua história, no entanto, o site se reserva ao direito de excluir, após aviso prévio, fanfictions que descumpram essa norma. O Fanfic Obsession não se responsabiliza pela leitura de fanfictions restritas por menores de dezoito anos, conforme os Termos de Responsabilidade do site. (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE)

Apresentando ainda a classificação indicativa de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Justiça e a definição de alguns termos “Distúrbios psicossomáticos – doenças relacionadas à psicologia, cuja origem também se dá devido ao convívio social (depressão, bulimia, anorexia etc.)” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE):

 

Na seção Destaques, temos autora do mês que comporta a lista dos melhores autores do mês desde 2009 até 2018, com nome da autora e o título do fanfic. A votação acontece no grupo do FFOBS no Facebook, como base, as autoras que tiverem aparecido no Top Fiction do mês anterior; a fiction do mês tem como base o mesmo procedimento da categoria anterior, estando arquivado na lista do site para que a fanfic premiada não possa participar do processo novamente, dando espaço para novos autores. A fiction do ano é baseada nos vencedores da categoria anterior, mas também abre espaço para aqueles que não tiveram sua história escolhida, sendo o Fanfic Obsession a equipe julgadora, ficando disponível o ano inteiro até que a história do ano seguinte seja selecionada, contendo o mesmo procedimento para shortfic do ano e shortfic do mês da mesma maneira que as categorias anteriores. A ffawards é um concurso de fanfics disponíveis para os leitores do FFOBS, que acontece uma vez ao ano, contendo 12 categorias predeterminadas por gênero; sendo três classificações para cada categoria, totalizando 36 fanfics vencedoras que terão uma estrela de indicação para os leitores de acordo com a premiação (ouro, prata, bronze). Porém, as votações para ffawards se encontram interrompidas por tempo indeterminada, surgindo assim a oportunidade para os autores participarem da ffoscar, seguindo a mesma premissa de sistema de votação e seleção da divisão anterior, que conta atualmente com 20 categorias como Melhor Personagem Feminino, Melhor Reviravolta, Melhor Fanfic de Relacionamento Fake, Melhor Fanfic de K-Pop, entre outros. Ambas as premiações são feitas através de indicações dos leitores e no novo formato de recomendação para os leitores, apenas os vencedores da categoria recebem uma pequena estatueta na tabela de indicação, totalizando 20 ganhadores. Todo o processo do concurso ocorre em 48 horas, sendo 24 horas para indicações de fanfics no grupo do Facebook e após a computação das indicações, mais 24 horas de enquete disponível para a votação dos vencedores.

Na seção informes encontramos a lista de autoras em ordem alfabética, contendo atualmente uma lista com 121 autoras, e é preciso fazer uma solicitação junto à página para que o seu nome seja incluso na lista. Na mesma seção, possui o classiffobs, um espaço para os autores que possuem uma ideia, mas que não conseguem escrever e procuram um parceiro que complemente a ideia. A seção dialoga com a capacidade de Avaliar e Refletir, proposta por Scolari (2018).

Ainda é possível encontrar uma lista de top fictions nos informes, uma categorização dos fanfics mais lidos da semana em ordem alfabética, sendo atualizada toda semana aos domingos num período anual, que teve início em 2018. As tutorias contidas na mesma seção informam os processos necessários para os autores que desejam disponibilizar a sua história como, por exemplo, colocar a caixa de comentários, scripitar para que a fanfic seja totalmente interativa. Este processo é feito através do uso do Javascript, que substitui na história as informações passadas pelo leitor, como o seu nome e características físicas e o teletransporta para dentro da fanfic (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE).

 

 

Em outra página há tutorial e indicação de hospedagem em sites determinados pelo Fanfic Obsession e o passo a passo do processo, que ocorre da mesma forma que o HTML básico, além de informar os autores que desconhecem desse termo: “HTML – Hyper Text Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Ou seja, uma linguagem de marcação, que é utilizada para criar páginas na internet e estruturá-las visualmente” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE)

Na seção site, visualizamos a aba sobre a história do Fanfic Obsession, conforme informamos no início da análise, seguido pela equipe composta por 17 pessoas – uma fundadora, três na coordenação (uma afastada) e 13 staffs, integrada majoritariamente por mulheres. Logo abaixo apresentam uma lista com cinco diferentes equipes e suas funções que auxilia os autores: Equipe de Betas, Equipe de Capistas, Equipe de Indicação, Equipe de Helpers e Equipe de Scripters.

A equipe de Betas são pessoas designadas no site para fazer correções ortográficas e a parte de script para que entre nos padrões do site, destacando “O trabalho delas é complexo e leva algum tempo, por isso é importante ter paciência e bom senso na hora de tratá-las, pois todas fazem seu trabalho com carinho e porque gostam” (FANFIC OBSESSION, 2019, ONLINE). Atualmente a equipe é composta por nova beta-reader disponíveis e sete indisponíveis, as quais os prazos vigentes para as correções são entre 12 e 25 dias.

Já as Scripters são as responsáveis apenas pela habilitação do html e script da fanfic, deixando também como o layout solicitado pelo site, não sendo responsável por fazer correções ortográficos, sendo assim, tendo um prazo mais curto para envio entre as três scripters disponíveis, um prazo de 7 a 10 dias, e quatrp indisponíveis.

Para aqueles que querem fazer as correções e script por conta própria, é possível ser uma autora independente, que é responsável pela história que envia, pelo html, script e correção ortográfica, não recebendo nenhuma ajuda da equipe do site. Quanto a dúvidas em relação ao processo, o site indica como funciona e como se inscrever por conta própria.

As Capistas são pessoas que fazem capas para as fanfics do site, não sendo obrigatório este tipo de solicitação para aqueles que querem postar sua história, basta apenas seguir as especificações, salvo os casos de capas para ficstapes e capas especiais. Os pedidos de aesthetics [2] seguem o mesmo pedido padrão de capa e todas as solicitações não devem ter prazo menor que seis meses, contando atualmente com nove capistas disponíveis e cinco indisponíveis, com prazo de entrega a partir da solicitação, entre 5 e 14 dias. É possível ainda encaminhar um e-mail relatando algum descontentamento com a capista selecionada para a sua fanfic.

A equipe de indicação é composta por oito meninas responsáveis por procurarem novas histórias que possuem algum potencial para serem indicadas para os leitores do Fanfic Obsession, divididas entre as categorias, que possui um link de direcionamento para que os leitores possam olhar as indicações já feitas:

  • Indicações abertas – Ocorrem todos os sábados, em que a equipe procura eleger algumas das melhores fanfics para indicar aos leitores
  • Temáticas – Apenas um sábado no mês, sobre o tema predeterminado pela equipe através de solicitações feitas pelas redes sociais;
  • Renove – Fanfics novas, em andamento com até 5 capítulos, ou finalizadas, mas postadas recentemente no site.

As Helpers auxiliam escritores com dúvidas em relação a suas histórias, principalmente para aqueles que possuem dificuldades de darem continuidade ao seu enredo e acabam abandonando ele, sendo preciso enviar um formulário com até três opções de helpers com prazo de 3 dias para obter uma resposta. Caso ocorra a aceitação por parte da helper, o solicitante tem entre 3 e 15 dias para receber o feedback, sendo a equipe composta por seis helpers disponíveis e três indisponíveis no momento.

Todas as equipes possuem detalhamentos sobre as preferências dos fanfics, as restrições, os prazos definidos pela pessoa, as produções já feitas e um link para o perfil delas.

O Fanfic Obsession apresenta uma aba de parceiros, que podem se afiliar ao site enviando um e-mail, com prazo de 48 horas para alguém da equipe entrar em contato, sendo a parceria existente com o site, o SUJUBr – site voltado para informações do boygroup sul coreano Super Junior:

 

 

Contém algumas especificações como o não requerimento de cadastro para poder acompanhar os fanfics disponíveis, podendo qualquer pessoa fazer publicação da sua fanfic; algumas observações e esclarecimentos em relação a retirada de algum fanfic do site.

 

Notas

[1] Definido como “O primeiro site de fanfics interativas do Brasil, promovendo o sonho e a vontade de ser escritor que cada um tem dentro de si!” em seu grupo no Facebook, não sendo possível encontrar o site e o Twitter encontra-se desativado desde janeiro de 2016.

[2] Imagens que possuem relação de cores e estilos que combinem.

Referências

SCOLARI, C. Literacia transmedia na nova ecologia mediática – Livro Branco. Barcelona: Europen Union Funding for Research & Innovasion, 2018.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Apoio

Parceiros