Observatório da Qualidade no Audiovisual

For You

Publicada no site Spirit Fanfiction, For You é uma fanfic em dez capítulos e um especial inspirada no casal Limantha, formado por Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) da vigésima quinta temporada da telenovela Malhação, intitulada Viva a Diferença (2017-2018, TV Globo). Postada entre 12 de janeiro e 3 de agosto de 2018, os capítulos da história contam com, em média, 2 mil palavras.

For You foi escrita pela usuária do Spirit de nickname itsmegeo_s. A autora, cadastrada na plataforma em maio de 2016, se identifica como Geovanna S., atribuindo ainda no site o gênero feminino e a cidade de São Paulo ao perfil. Até abril de 2019, itsmegeo_s havia escrito o total de dezoito histórias, explorando universos além de Malhação como o da série Once upon a time (2011-2018, ABC), da saga literária Os instrumentos mortais (Cassandra Clare), dos grupos Fifth Harmony e Blackpink, além da criação de histórias originais.

Com a finalidade de sistematização e consequente facilitação às buscas de fanfics na plataforma, o Spirit fornece opções de categorização como gênero, classificação etária e criação de tags. Dessa forma, a autora categoriza sua história como dos gêneros drama, ficção adolescente, shoujo (romântica), yuri (lésbica) e musical (songfic). Estando ligada à Malhação – Viva a Diferença e tag como Limantha, o casal protagonista. Por fim, a classificação etária fornecida pela autora é de não recomendável para menores de 18 anos por conter menções a uso de álcool, sexo, linguagem imprópria e homossexualidade.

Com a introdução do casal Limantha na trama em dezembro de 2018, diversas fanfics protagonizadas pelas personagens surgiram na plataforma. For You foi escrita ainda quando Malhação – Viva a Diferença era exibida na televisão e buscava reimaginar o primeiro encontro e fornecer um futuro às personagens, já que a trama televisiva se encerraria sem esta projeção. Além disso, a fanfic explora o ponto de vista de Samantha que, por não ser uma das cinco protagonistas da telenovela, não tem seus sentimentos explicitados.

O conflito principal é o amadurecimento pessoal das duas e uma separação, a partir de um convite recebido por Lica de abrir uma exposição em Londres. Os anos separadas fazem com que ambas trilhem diferentes caminhos, porém o amor das duas não se encerra. Num encontro inesperado entre Samantha, que contava história para crianças e Lica que dava aulas de pintura a órfãos, o sentimento é redescoberto e vivido intensamente. A fanfic explora um período de vinte anos das personagens.

Segundo Jenkins (2012), existem pelo menos cinco elementos que motivam a escrita de fanfics. Em For You identificamos dois deles: as sementes e os potenciais. As sementes são pedaços de informação introduzidos na narrativa para indicar um mundo maior que não é completamente desenvolvido na história (JENKINS, 2012). Isso se relaciona muito com a escolha da perspectiva de Samantha para contar nove dos dez capítulos da fanfic (apenas o último é imaginado na visão de Lica). Sendo assim, somos apresentados a vida de Samantha de forma mais íntima, sua relação com as amigas, em especial Clara (Isabella Scherer), seus medos e anseios, desenvolvendo a personagem como não havia sido visto na TV. Em cartas, como a presente na sinopse, fica explícito o aprofundamento sentimental do casal que conduz o mote central de For You.

A motivação potencial se refere às projeções sobre o que poderia ter acontecido além dos limites da narrativa canône (JENKINS, 2012). Em For You, ocorre uma constante passagem de tempo que perpassa uma separação do casal por motivos profissionais e posterior construção de uma família com a adoção de uma criança londrina (Tálio) e uma brasileira (Theresa). Nesse sentido, a ficção de itsmegeo_s expande a linha temporal da narrativa, abrangendo mais de vinte anos, propondo desdobramentos profissionais ligados à aptidão de Lica às artes plásticas e Samantha com a música, reveladas na telenovela, além da formação de uma família das personagens.

Dimensões da competência midiática

  • Linguagem:

A partir dos estudos propostos por Ferrés e Piscitelli (2015), a dimensão da Linguagem envolve, dentre outras habilidades, a de modificar produtos pré-existentes conferindo-lhes novos significado. Nesse sentido, com base nas discussões de Jenkins (2015), podemos afirmar que a própria criação de fanfics já carrega esta dimensão, uma vez que exige um grande conhecimento sobre o cânone para realizar-se a produção da história.

Em For You, é possível perceber grandes modificações entre a fanfic e o cânone. Como citado anteriormente, muitas situações são reimaginadas, como uma aproximação das duas que, na telenovela acontece na balada “Paz & Amor”, desta vez ocorre na sorveteria simulando um primeiro contato e apresentação das duas.

Trecho do capítulo We found love

Esta cena, que ocorre no primeiro capítulo, intitulado We found love também ajuda a situar quem não acompanha a trama na TV e possibilitar um acompanhamento independente a narrativa televisiva. Nos comentários deste capítulo, uma leitora afirma que começaria a assistir Malhação – Viva a Diferença motivada pela fanfic.

Comentário de uma leitora no capítulo We found love

A autora itsmegeo_s também insere diversas intertextualidades em seu texto. Se tratando de uma songfic a questão musical permeia toda a narrativa, inclusive todos os títulos dos capítulos são de canções que se conectam aos acontecimentos da vida do casal.

Título dos capítulos de For You

A própria autora realiza a postagem Curiosidades sobre a fic de forma a identificar como estas músicas se inserem na narrativa. Por exemplo, o capítulo 3 intitulado Hold us together é inspirado em uma música do grupo WILD. Segundo a autora, a escolha se relaciona ao trecho Please don’t go / You know I can’t do this on my own / Oh how I’ve learned so much from our time em que

Samantha quis que Lica ficasse, e esse título foi seu pedido mudo para que isso acontecesse. Penso que Lica é a pessoa que sempre vai, porque você não pode amarrar um passarinho que já nasceu na natureza. Samantha queria cativar Lica ao ponto que ela ficasse por si mesma, não porque a amarrou a si.

 

Trecho da postagem Curiosidades sobre a fic

Além dos títulos, percebemos a influência da música bem como a inserção da visão pessoal da autora de São Paulo durante os capítulos. Isto fica explicitado na cena onde das personagens vão a um show indie de Jaloo no Centro Cultural da Vergueiros. Ainda na postagem Curiosidades sobre a fic, a autora conta que o show aconteceu de verdade e que utilizou de inspiração.

Trecho da postagem Curiosidades sobre a fic

 

Outras referências que podemos citar são a saga literária Os instrumentos mortais de Cassandra Clare, onde Samantha relata ser fã e, posteriormente, a filha das duas tem o mesmo nome de uma das protagonistas (Theresa), a reprodução de um trecho de O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) e da citação de Dona Hermínia, personagem de Paulo Gustavo na peça Minha mãe é uma peça, para ironizar a maternidade. Estas intertextualidades ampliam o entendimento fanfic, estabelecendo novas camadas interpretativas e revelando um repertório comum aos fãs de Malhação.

  • Ideologia e valores

A dimensão de Ideologia e Valores é entendida por Ferrés e Piscitelli (2015) como a elaboração e modificação de produtos para questionar valores ou estereótipos presentes nas produções midiáticas. Nesse sentido, a fanfic se insere neste debate principalmente por expandir a história de um casal homoafetivo e não-protagonista da trama televisiva. For You busca dar repercussão ao romance de Lica e Samantha com base na representatividade que até então não havia sido explorada em outras temporadas de Malhação.

Ainda pensando nas escolhas da autora para construir sua fanfic, ao utilizar do ponto de vista de Samantha, personagem secundária que na TV não tem seu universo totalmente construído, busca a essência e nuances das personagens. Desta forma, faz uma crítica e se distancia de estereótipos muitas vezes reproduzidos em outras fanfics com base no cânone.

Resposta da autora a um comentário

Na fanfic, também são exploradas cenas maior apelo sexual que, na telenovela, em razão de horário, não seriam possíveis. Desta forma beijos e sexo são retratados de forma mais intensa.

Trecho do capítulo Adagio for strings

A fanfic busca abordar outros temas como a adoção de crianças por casais homoafetivos. Na história o casal adota o garoto londrino Tálio e a brasileira Theresa. Porém pela construção da narrativa com passagens rápidas de tempo este assunto não é tratado com profundidade.

Trecho do capítulo There for you onde Lica e Samantha decidem adotar Tálio e voltar ao Brasil

Percebemos ao longo dos capítulos que, desta forma, a fanfic ainda que cite temas mais delicados, busca ressaltar apenas a formação da família e posteriormente o dia-a-dia na casa de Limantha.

  • Estética

Estética, segundo Ferrés e Piscitelli (2015), é a dimensão que envolve a capacidade de produzir mensagens criativas, bem como se aproveitar e transformar produções artísticas, visando potencializar a criatividade, experimentação e a sensibilidade estética.

For You possui uma imagem de capa construída com uma inspiração vintage: a imagem de uma máquina de escrever num fundo de madeira com simulações de fotos polaróide com capturas de cenas da telenovela. A cada foto uma legenda que remete a uma recordação como “Our first kiss” e “Vou sentir sua falta”. O nome da fanfic é escrito na lateral com letras pretas. Desta forma, podemos identificar um certo domínio da autora ou do capista (pessoa responsável por criar capas para fanfics) em ferramentas de edição de imagem.

Além da arte de capa geral, todos os capítulos contam com imagens de abertura. Estas, não representam explicitamente as personagens ou a telenovela, mas pinturas e fotografias que se relacionam com acontecimentos do capítulo. Como, por exemplo no capítulo Hold us together em que a imagem inicial é relacionada ao fato de Lica desenhar Samantha repetidas vezes.

A autora utiliza além da resposta de comentários, outras formas de comunicar-se com os leitores dentro da plataforma do Spirit como as Notas do Autor e Notas Finais, explicitando seu processo criativo, tirando dúvidas e solicitando feedback.

Notas finais do capítulo Runaway

 

Nas notas iniciais, itsmegeo_s informa que a fanfic não seguiria uma linearidade ou ritmo demarcado. Ocorrem muitos saltos temporais e para informar isto, a autora utiliza de recursos gráficos que simbolizam os cortes de cena e possíveis mudanças temporais, às quais o leitor deve identificar durante à leitura.

Notas do autor do capítulo We found love

Outros recursos como itálico são utilizados para reproduzir escrita de cartas e trechos de música.

Trecho do capítulo O tudo, o nada e o mundo

Por fim, complementando a história, a autora realiza duas postagens especiais: uma sobre curiosidades da construção de For You e outra como um capítulo bônus, intitulado Paris in the rain com uma continuação da história onde as duas abrem cartaz e objetos que deixaram guardados de recordação. Aproveitando a popularidade da fanfic, itsmegeo_s ainda utiliza da página de For You para divulgação da sinopse de sua história original As manchas de Júpiter.

Por Léo Lima

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Redes Sociais

Siga o #Observatório!