Observatório da Qualidade no Audiovisual

Old Habits

Por Léo Lima

Old Habits é uma fanfic publicada no site Nyah! Fanfiction pela user kellycavalcanti. Composta por treze capítulos de, em média, 2.500 palavras, a história gira em torno do romance de Lica (Manoela Aliperti) e MB (Vinicius Wester), personagens da vigésima quinta temporada da telenovela juvenil Malhação, intitulada Viva a Diferença (2017-2018, TV Globo).

O Nyah! Fanfiction é um site gratuito de autopublicação de histórias, em sua maior parte fanfics, porém também encontram-se produções originais. Para organização e facilitação de buscas cada história indexada a partir de sua tem categoria, gênero, classificação indicativa, personagens e avisos definidos servindo de guia para os usuários. Old Habits faz parte da categoria Malhação no gênero romance e a classificação indicativa é de 16 anos.

A classificação etária é feita pelo próprio usuário conforme orientações constantes nas Regras de Envio do site. Tendo em vista os itens 2, “temas hentai, lemon ou orange devem ser classificados como +18 (para maiores de 18 anos)” (NYAH! FANFICTION, 2019) e 3, “temas ecchi devem ser classificados +16 (para maiores de 16 anos)” (NYAH! FANFICTION, 2019) podemos inferir logo na página inicial da fanfic que a história não irá narrar explicitamente cenas de sexo (hentai), porém por se tratar de um romance, é provável que a sensualidade e o erotismo estarão presentes na trama (ecchi).

Categorizações presentes na página inicial da fanfic

Por fim, na página inicial da história não há avisos sobre o conteúdo bem como, por algum motivo, não foram especificados os personagens presentes na fanfic. No campo Personagens, apenas consta “personagem original”.

Não há muitas informações sobre o user kellycavalcanti. Presumimos, pelo nome de usuário, se identificar com o sexo feminino, por isto, nesta análise nos referiremos no feminino à autora. Cadastrada na plataforma desde 9 de fevereiro de 2015, a autora já publicou cinco histórias expandindo outros universos ficcionais. São elas: Growing back, inspirada na série de livros e filmes Jogos Vorazes (Suzanne Collins), Como cães e gatos sobre Malhação – Pro dia nascer feliz (2016-2017, TV Globo), Razão e sensibilidade sobre a série Chicago P.D. (2014-atual, NBC), Bastards and queens acerca do universo ficcional de Crônicas de fogo e gelo (George R. R. Martin) e Abrigo, sobre a temporada Malhação – Vidas brasileiras (2018-atual, TV Globo).

Perfil de kellycavalcanti no Nyah! Fanfiction

Além de escrever, kellycavalcanti é usuária ativa da plataforma com oito fanfics favoritadas em seu perfil que vão de séries como Grey’s Anatomy (2005-atual, ABC) até histórias originais. Segundo Jamison (2017, p. 13), “Escrever e ler fanfiction não é apenas algo que você faz; é uma forma de pensar criticamente sobre a mídia que você consome”.Nesse sentido, é importante destacar o caráter colaborativo da plataforma: no perfil de kellycavalcanti é destacado o emblema da Liga dos Betas, uma organização de autores, que auxilia outros escritores que “necessitam de suporte para a construção de seus textos ficcionais por meio de uma leitura crítica, em que desvios de enredo, composição das personagens, além de desvios na gramática e ortografia são apontados” (NYAH! FANFICTION, 2019, online).Jamison (2017, p. 274) também destaca que o trabalho dos betas “é voluntário e é um trabalho real. Eles dedicam tempo e atenção à tarefa […]”. A presença desta organização na plataforma reafirma o caráter pedagógico do site no que tange o desenvolvimento da estruturação de histórias, coesão e ortografia de qualquer usuário que solicite.

O Nyah! Fanfiction não disponibiliza as métricas das histórias publicadas, porém na página inicial é possível constatar que Old Habits foi publicada entre 8 de julho de 2017 e 26 de junho de 2018, recebendo um total de vinte e cinco comentários e favoritada por seis usuários. Os treze capítulos foram postados, inicialmente, semanalmente. Após o capítulo seis, passam a ser mais espaçadas as postagens com períodos de um a dois meses de intervalo.

Old Habits é centrada no romance entre Heloísa Gutierrez (Lica) e Maurício Bernardo (MB) após um reencontro no último ano de faculdade. Segundo a sinopse disponibilizada na página inicial da fanfic,

Lica e MB sempre tiveram um relacionamento complicado, suas personalidades parecidas e medo de lidar com realidade fez com que eles separassem. No período afastado, eles tiveram que lidar com seus problemas familiares e respectivos vícios, e acabaram seguindo caminhos diferentes. Quando Lica estava terminando a faculdade eles acabaram voltando para a vida um do outro, eles acharam que poderiam jogar pelas mesmas regras com as quais jogavam no passado, mas o que acontece quando um deles quer mais? E o que acontece quando uma notícia inesperada pode mudar tudo?

Alternando as temporalidades da narrativa, do ponto de vista de Lica, a autora explora o futuro dos personagens principais bem como consequências de atitudes que ocorreram no cânone, potencializando a personalidade de cada um e os sentimentos. Temas como gravidez, traição, insegurança em relação ao futuro profissional fazem parte do desenvolvimento da narrativa. Também são ampliados os arcos narrativos das adolescentes Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski).

Arte de capa de Old Habits

A história conta apenas com uma arte de capa, utilizada na página principal da fanfic. Nela, temos o título da história em uma colagem de imagens que mescla fotos de divulgação da TV Globo com capturas de tela de cenas da própria telenovela em que o ship Blica está em cena. A imagem principal mostra o casal junto e sorrindo, numa sessão de fotos realizada pela emissora no início da telenovela. Menores, as imagens abaixo são opostas, as duas primeiras são demonstrações de afeto entre os personagens já as últimas são capturas de tela de uma briga onde, no cânone, ocorre uma discussão sobre se MB, na condição de namorado oficial, estava certo ou errado em permitir ou não quem Lica ficaria enquanto mantivessem um relacionamento aberto. Tal antítese entre momentos amorosos e conflituosos são parte do enredo da fanfic.

Baseando-se numa leitura crítica e criativa do cânone, segundo Jenkins (2012), os fãs desenvolvem suas fanfics em uma avaliação da obra como produto estético, buscando entender cada elemento como a construção dos personagens, desdobramento de plots, intertextualidades e a coerência narrativa. A partir disso, os fãs elaboram novas concepções sobre o universo ficcional. Esse aspecto pode ser observado em Old Habits na estruturação de uma temporalidade diferente do cânone.

De acordo com Jenkins (2012), existem cinco elementos básicos que motivam os fãs a criarem suas fanfics. Na seção Notas da história, kellycavalcanti explicita sua inspiração para sua criação: Desde que a nova temporada de Malhação começou eu me apaixonei instantaneamente pela química maravilhosa entre Lica e MB, e como o meu casal não está nos trilhos na narrativa original, nada mais justo que uma fanfic. Desta forma percebemos dois dos elementos propostos por Jenkins: os potenciais e as contradições.

Notas da história de Old Habits

Jenkins (2012) afirma que os potenciais são projeções sobre o que poderia ter acontecido além dos limites da narrativa. No caso de Old Habits, a elaboração de um futuro aos personagens exemplifica esta característica, já que a trama se localiza em dois momentos: o reencontro de Lica e MB na época da faculdade e a posterior relação do casal desdobrada com a gravidez de Lica, aqui já formada em Artes e Design e trabalhando em uma agência de publicidade. No cânone, é possível perceber a identificação da personagem com artes como música, desenho e grafite.

Já as contradições consistem em elementos na narrativa, intencionais ou não, sugerindo possibilidades alternativas para os personagens (JENKINS, 2012). Em Malhação – Viva a Diferença, Lica e MB são personagens impulsivos, confusos e em constante rebelião contra regras pré-estabelecidas. O relacionamento aberto, mantido pelos dois durante um dos plots do cânone, deixou em aberto os sentimentos do casal um para o outro. A dúvida vinha de que, apesar de ficarem com outras pessoas, a relação dos dois era duradoura e sempre fervorosa. Esta contradição de desejos motivou kellycavalcanti a se distanciar do curso original, que levaria Lica para Samantha (Giovanna Grigio) e criar a alternativa de uma relação monogâmica entre Lica e MB. Além disso, a autora imagina como se desdobraria uma gravidez da personagem, tendo como contraponto a gestação de Keyla no cânone.

Dimensões da competência midiática

  • Linguagem

Com base nos estudos de Ferrés e Piscitelli (2015), a dimensão da Linguagem envolve, dentre outras habilidades, a de modificar produtos pré-existentes conferindo-lhes novos significado. A dimensão pode ser vista em diversos pontos de Old Habits. Começando pelo próprio processo de criação da fanfic, já que a partir de uma compreensão crítica do universo ficcional da telenovela Malhação – Viva a Diferença, o fã, neste caso a autora kellycavalcanti, apresenta uma expansão da narrativa que explora pontos de vista e temporalidades diferentes do cânone.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a questão temporal em Old Habits permite a autora visualizar possíveis desdobramentos para os plots em curso no cânone como, por exemplo, a questão do alcoolismo vivenciada por MB. Na fanfic, Anderson (Juan Paiva) foi um dos responsáveis pela recuperação de MB deste vício.

Trecho do capítulo Uma notícia inesperada

Ainda que Lica seja uma das protagonistas no cânone, as cenas do formato telenovela são, em sua maior parte, rápidas e objetivas tornando, muitas vezes, de fácil resolução. Em contraponto, na fanfic a história é contada totalmente do ponto de vista de Lica, seus sentimentos, medos, angústias e reflexões são abordados com intensidade, promovendo inclusive considerações quanto a questões do próprio cânone.Desta forma, traduzindo o título da história para Velhos hábitos, percebemos desde primeiro momento a ideia de revisitação, uma vez que o reencontro dos dois à época de faculdade os faz ter nostalgia e querer, novamente, manter um relacionamento aberto como no Ensino Médio.

 

Trecho do capítulo Marta em que Lica promove uma reflexão sobre a overdose acontecida no cânone

Além disso, a localização temporal após a graduação de Lica, a autora projeta desdobramentos que envolvem também o futuro de outros personagens do cânone como, por exemplo, Anderson, um cantor de sucesso, Ellen e Jota com trabalhos no Vale do Silício da Califórnia (Estados Unidos), Keyla como bióloga, Clara (Isabella Scherer) noiva de Felipe (Gabriel Calamari) e Samantha como atriz.Nestas projeções, percebemos além de uma compreensão do perfil dos personagens e de suas aptidões, a inclusão de ships do fandom de Malhação como Claripe (Clara e Felipe) e Jotellen (Jota e Ellen).

As referências a elementos externos são utilizadas em momentos pontuais da trama. O vilão Voldemort, da série de livros e filmes Harry Potter (J.K. Rowling), é relacionado no capítulo Despedida com Jota, a quem Ellen não queria encontrar no Vale do Silício. A personagem estava, inclusive, evitando mencionar o nome, como acontece na trama de Harry Potter. Outros elementos populares ao público-alvo da fanfic também são reverenciados como a Starbucks, que no capítulo Caprichos, Lica revela estar trabalhando em um projeto para a empresa.

Trecho do capítulo Despedida

A adição destes elementos na fanfic a aproxima de seu público, dialogando não somente com o cânone, mas com o repertório que a autora entendecomum aos adolescentes telespectadores de Malhação.

  • Ideologia e valores

Ferrés e Piscitelli (2015) entendem que a dimensão de Ideologia e Valores tem como postulado a elaboração e modificação de produtos para questionar valores ou estereótipos presentes nas produções midiáticas. Old Habits tem como principal arco narrativo a gravidez de Lica. A partir disso, são diversas as discussões abordadas por kellycavalcanti.

A primeira delas é a possibilidade de um aborto. No capítulo Uma notícia inesperada, no qual descobre a gravidez fazendo um teste de farmácia com Tina, Lica imagina o pensamento de cada amiga sobre o tema que, por ser criminalizado, é um grande tabu na sociedade.

No capítulo Uma notícia inesperada é tratado o aborto

Lica, após uma discussão com MB acaba se encontrando com Felipe num bar, onde acaba bêbada e dorme com ele. A gravidez da personagem gera a desconfiança da paternidade do bebê, um clichê explorado em telenovelas desde sua gênese. Porém, neste caso, a discussão contida no capítulo “Você deveria saber” é de que se Felipe houvesse transado com Lica bêbada, implicaria em um estupro. Desta forma, a fanfic também procura trazer alertas relevantes a seus leitores que, a julgar pelo cânone, em sua maior parte é formada por adolescentes.

Trecho do capítulo “Você deveria saber”

Analogias com temáticas em voga no país também podem ser identificadas em Old Habits. No capítulo Ultrassom, Lica lista alguns defeitos de MB, mas enfatiza, ironicamente, que ele não é nenhum político corrupto investigado pela Polícia Federal, numa referência aos casos da Operação Lava-Jato que, em 2017, ocupavam diariamente os jornais.

Trecho do capítulo Ultrassom

Esse imbricamento entre ficção e realidade reafirma o caráter crítico da fanfic não somente com o cânone, mas com a própria realidade político-social da autora e seu público.

  • Estética

A dimensão da Estética, segundo Ferrés e Piscitelli (2015), envolve a capacidade de produzir mensagens criativas, bem como se aproveitar e transformar produções artísticas, visando potencializar a criatividade, experimentação e a sensibilidade estética. Apesar de não contar com a adição de imagens ou capas para capítulos, em Old Habits a autora procura demarcar graficamente as temporalidades para facilitar a compreensão dos leitores, uma vez que os capítulos são estruturados na alternância entre a gestação de Lica e MB e os flashbacks contando o reencontro do casal na faculdade.

Trecho do capítulo Caprichos em que ocorre flashback

O processo de criação de uma fanfic está além dos autores e betas, também fazem parte os leitores que, nos comentários, incentivam ou criticam os rumos da história. Segundo Jamison (2017, p. 231), “[…] as comunidades de fanfiction são comunidades de escritores, e a interação as impulsiona tanto quanto as próprias histórias”. No Nyah! Fanfiction, a seção de comentários é composta por três campos. São eles: O que mais gostou no capítulo?, O que acha que precisa ser melhorado? e Comentários Adicionais.

Comentário utilizando os campos definidos pelo Nyah! Fanfiction

 Old Habits recebeu, no total, 25 comentários, sendo alguns respondidos pela própria autora sobre sua impressão dos personagens no cânone e seu processo de criação e transposição do cânone para outra plataforma. Em resposta ao comentário do usuário Derho, a autora explica alguns elementos que não estão explícitos na narrativa.

Leitores refletem e repercutem sobre os acontecimentos da fanfic

Outro recurso da plataforma utilizado pela autora são as notas dos capítulos, em que pede desculpas diversas vezes pela demora na postagem dos capítulos que, no início, era semanal e posteriormente mensal.

Notas do capítulo Felizes para sempre – Parte 2

Como percebemos na nota reproduzida, a fã compartilha e se desculpa por qualquer erro ou “ponta solta” na história e agradece a todos os que acompanharam o trabalho. Apesar de não solicitar ao longo dos capítulos uma resposta do público, estes momentos de interação nas Notas dos capítulos e nos Comentários explicitam o processo criativo da autora. Ao receber o feedback imediato de seus leitores tem-se a chance de, em conjunto, pensar elementos que não estão contidos na narrativa culminando em possíveis desdobramentos para a obra aberta que é fanfic.

Referências

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. In: Lumina, vol. 9, n. 1, 2015. Disponível em:<https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436>. Acesso em 12 fev. 2019

JAMISON, A. Fic – Por que a fanfiction está dominando o mundo. São Paulo: Rocco, 2017.

JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. In Matrizes, v.9, n.1, p. 11-24, 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2I9TWnn>. Acesso em: 2 jan. 2018

NYAH! FANFICTION. Online, 2019. Disponível em: <http://fanfiction.com.br>. Acesso em: 12 fev. 2019

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Redes Sociais

Siga o #Observatório!