Observatório da Qualidade no Audiovisual

Sobre

Observatório da Qualidade no Audiovisual foi criado em 2013 com o intuito de operar como um espaço de debate e de produção de conteúdo de caráter experimental a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea, especialmente brasileira, para televisão, internet e outras plataformas de convergência.

É conduzido e co-gerido pelos alunos da graduação em Jornalismo e Rádio, TV e Internet e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrado ao grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia midiática (CNPQ/UFJF) o projeto se iniciou a partir do financiamento recebido no Edital Universal 2013 da Fapemig. Desde lá o grupo cresceu e os projetos expandiram e se diversificaram.

Em termos teóricos, o foco principal do Observatório é colocar em diálogo os conceitos de qualidade audiovisual e literacia midiática. Realizamos a curadoria de conteúdos criativos que oferecem experiências diferenciadas para/com o público para elaborar um repertório de boas práticas no meio audiovisual que atua como referência cultural, audiovisual e bibliográfica. Visamos assim promover o desenvolvimento da literacia midiática, que se mostra essencial na sociedade contemporânea em função da relevância que as mídias ganharam na intermediação das relações sociais.

A relevância deste projeto se evidencia também na sua interdisciplinaridade, uma vez que tem o intuito de agregar diversos agentes sociais a partir desta problemática. Buscamos, assim, formar uma rede com pesquisadores, produtores, educadores e outros agentes culturais e organizações da sociedade civil para gerar e fomentar nossas atividades.

Pretendemos ainda ampliar este debate para as escolas e para o mercado profissional de comunicação, principalmente na região da Zona da Mata mineira. Para isso, formamos nossos alunos não apenas no sentido de se familiarizarem com os métodos de pesquisa científica e sua aplicação por meio da extensão, mas também promovemos uma educação crítica e autônoma que tenha reflexos na prática profissional e na formação de cidadãos ativos e intervenientes na sociedade em que vivem.

O Observatório da Qualidade no Audiovisual procura ser, também, um espaço de formação que tem como foco a experimentação na produção de conteúdo para multiplataformas. Para isso, criamos esta plataforma hipermídia que serve como uma espécie de repositório dos vários projetos de pesquisa, extensão e ensino e, também, como mídia base para se trabalhar a divulgação científica na internet por meio das redes sociais digitais. Criamos perfis no FacebookTwitterInstagramYouTube e Spotify e produzimos conteúdo em linguagem específica a partir de planejamento estratégico de produção e circulação de mensagens para cada um deles. O trabalho com a internet e as redes sociais digitais é realizado a partir de uma dupla perspectiva, divulgação científica de resultados de projetos e formação para a produção experimental de conteúdo.

Apoio

   CNPq   Capes   UFJF   Facom   PPGCOM