Observatório da Qualidade no Audiovisual

Wattpad

Wattpad é uma plataforma que surgiu por volta de 2006, tendo como um dos fundadores do site, Ivan Yuen. O site Publishers Weekly define a rede como um “YouTube” para histórias criadas por fãs e autores. Dentre seu diversificado catálogo é possível encontrar histórias originais e fanfictions, sendo um dos principais sites responsáveis pela ascensão de uma nova geração de escritores (como Anna Todd, com seu livro After, originado de uma fanfic da banda One Direction, e ainda, a escritora brasileira Ray Tavares, com publicações originais que derivaram da plataforma).

O Wattpad surge como uma plataforma internacional, que se popularizou, principalmente, nos Estados Unidos, e, posteriormente, se expande para outras regiões. Hoje, no Brasil, o site ainda surge como uma das principais plataformas de histórias originais por autores conhecidos e desconhecidos.

Como dito em análises anteriores, a colaboração entre quem produz e quem consome não pode ser hierarquizada, a primeiro momento. Esse fenômeno se torna um círculo em que todos estão envolvidos e contribuem para a criação desse ambiente, compartilhando de conhecimentos, habilidades e engajamentos.

A home do Wattpad é composta por seis seções na parte superior da página: Navegar, Comunidade, Pesquisar, Iniciar sessão e Idioma selecionado pelo navegador; na parte inferior localizado no rodapé estão outras 11 seções: Histórias pagas, Experimenta o premium, Obtenha a aplicação, Idioma, Escritores, Negócios, Empregos, Imprensa, Termos, Privacidade e Ajuda. Ao abrir a página, é possível encontrar a descrição do Wattpad como “a plataforma de histórias mais amada do mundo” (WATTPAD, 2019, ONLINE), contendo mais de 80 milhões de leitores e escritores conectados pela comunidade global.

A primeira seção navegar é composta por 23 subseções de indicação de gênero, tais como: Aventura, Ação, Clássicos, Conto, Espiritual, Fanfic, Fantasia, Ficção adolescente, Ficção científica, Ficção geral, Ficção histórica, Humor, Literatura feminina, Lobisomens, Mistério, Não ficção, Outros gêneros, Paranormal, Poesia, Romance, Suspense, Terror e Vampiros. Ao navegar por cada subseção, é possível filtrar por tag desejado, assim como ordenar a busca pelas histórias: a ferver, em ascensão ou novo.

Através das tags, é possível visualizar quantas histórias possuem com a seleção feita pelo leitor e cada narrativa contém a indicação se o enredo está completo ou em andamento, além da sinopse, visualizações, votos e quantidade de capítulos em cada história:

Ao abrir a página de cada história, alguns contém o resumo do enredo, outros não possuem, as todas possuem as tags e o índice de capítulos, sendo possível ler seu conteúdo sem precisar de um cadastro, além das visualizações, votos e comentários de cada capítulo da história e também se o texto publicado possui ou não revisão.

Na mesma página do navegar, encontramos Escolhas do Wattpad ao lado das 26 subseções de gêneros: Editors’ Choice, Wattpad Studios Hits, Undiscovered Stories, Available in Bookstores, Tales of Terrify, One Small Stape e It’s Sagittarius Season, baby!

A partir dessa categorização, pode-se analisar, a partir dos estudos de Scolari (2018) a literacia midiática presente na dimensão destacada como “Narrativa e Estética”. Nessa categoria a plataforma induz os escritores e leitores a reconhecer e descrever o tipo de conteúdo que se consome, produz e/ou procura.

De acordo com a própria plataforma, Escolhas do Wattpad são as melhores histórias e as mais recentes escolhidas pela equipe do Wattpad, divididas em Histórias destacadas e Histórias pagas, sendo este catálogo dividido em categorias de gênero, lançamentos e livros Wattpad.

A subseção Wattpad Studios Hits é focada na produção de histórias originais, além da possibilidade de conectar essas histórias a empresas globais de entretenimento de multimídia com parcerias com a Sony Pictures, Hulu e Syfy:

(Livro After adaptado para filme)

Todas as subseções são escolhas feitas pela equipe da plataforma, sendo todas as indicações dos livros no idioma inglês, contendo algumas indicações na língua portuguesa apenas em Histórias pagas e Histórias destacadas.

Na seção Comunidade, somos direcionados a um link[1] diferente e a home é composta por: Share Your Story, Wattpad Feedback and News, Improve Your Writing, The Café, Multimedia designs, Industry Insider, Story Services, Genre Clubs, Nick’s Lab, Character and Story Games e The Pub. Ao lado contém os fóruns de discussões mostrando quanto tempo foi criado o fórum e quantas respostas contém cada tópico, além de três postagens fixas sobre a seleção de novos moderadores para a página da comunidade.

O Wattpad Community é composto por 39 administradores e 30 moderadores da página, podendo visualizar o perfil de cada pessoa, com detalhes como a atividade do indivíduo, a sua função dentro da comunidade e as medalhas adquiridas:

Logo abaixo onde estão as pessoas que compõem os administradores e moderadores do Wattpad possui um quadro com dados estatísticos do site, como tópicos, postagens, usuários, usuários ativos e curtidas:

Share Your Story Here funciona como espaço de interação entre os membros do Wattpad, dividido por gêneros a qual os usuários podem encontrar a história que deseja ler dentro daquele gênero, além da página do gênero selecionado redirecionar para uma uma página que contém informações sobre o gênero escolhido e também das orientações de como deve ser feito a postagem para aqueles que querem indicar a sua história e uma lista com subgêneros para aqueles que desejam encontrar uma narrativa mais específica:

Wattpad Feedback and News é um espaço que os membros podem comentar ou fazer solicitações sobre os recursos da interface do Wattpad e da Comunidade. Servindo também como espaço para publicações de HQ’s, pedidos para realizar pesquisas e também compartilhar as entrevistas entre os usuários, divididos por tópicos, contendo a quantidade de respostas por cada tópico, a quantidade de visualizações e informações como data e hora da última postagem.

Improve Your Writing é destinado para aqueles que querem começar a escrever, “venha aqui para tudo relacionado ao domínio do ofício da escrita. Você vai encontrar tudo o que você sempre quis saber sobre edição, enredo e desenvolvimento de personagens, evitando tropos e capturar leitores” (WATTPAD, 2019, ONLINE). Alguns tópicos feitos pelos pelos moderadores da página, sendo a maior parte feita por membros da comunidade.

The cafe é um espaço onde os integrantes da comunidade usam para formar laços sociais, se distanciando do debate apenas da leitura e da escrita, um local onde o indivíduo pode comentar sobre assuntos diferentes.

Multimedia designs funciona como uma loja de gráfica virtual, a qual os escritores conseguem solicitar a criação de capas para suas histórias, formatações, entre outras funções disponíveis.

Esse espaço contribui para um interessante desenvolvimento da transmedia literacy abrangendo a capacidade de “interpretar”, “reconhecer e descrever”, “comparar”, “avaliar e refletir” e “tomar decisões e aplicá-las”. Ao requerer uma necessidade do usuário de se adequar as escolhas estéticas que contribuirão para àquela narrativa.

Industry Insider é a área para aqueles que querem que a sua história seja publicada, sendo assim, possui tópicos antigos e novos de algumas dúvidas como os passos para a publicação, seus custos entre outros.

Story Services é o local onde os escritores procuram ajuda dos outros membros em relação a sua história, desde críticas e feedbacks até na criação da capa ou uma parceria com outro coescritor. Entre os tópicos possui a categoria Special Services que orientam os autores em questões mais específicas, como por exemplo, dúvidas sobre algo relacionado a saúde mental ou até mesmo em traduções.

Genre Clube é um espaço onde os autores pedem ajuda aos demais membros e discussões sobre os caminhos a serem percorridos durante a escrita, de acordo com o próprio site “os Clubes são o coração e o centro da comunidade de escritores do Wattpad, o lugar onde os autores se reúnem para compartilhar ideias e dar apoio uns aos outros. Há uma riqueza de informações e ajuda a ser encontrado aqui” (WATTPAD, 2019, ONLINE).

Nick’s Lab funciona como sala de ensino a qual Nick dá dicas para os membros da comunidade como fazer a criação de uma história, as dúvidas em relação a uma característica ou um ato em determinada narrativa, explicando também como a formação de uma frase pode conter duplo sentido:

Em todas essas páginas, é possível identificar a competência “Tomar decisões e aplicá-las”, na qual o escritor, em destaque, se designa ao conhecimento que se interfere e surge para a criação de suas narrativas. Nela, há a contribuição da moderação e dos administradores para o auxílio na estruturação dessas histórias.

As últimas seções são Character and Story Games, que serve como grupo de discussão para os autores que escrevem histórias relacionados a jogos e The Pub é um espaço em que o membro não se sentiu livre em outros clubes para levar a sua discussão com devido respeito posto pelo moderador da comunidade:

Por fim, The Wattys[2] é a premiação da plataforma para as melhores histórias, conhecida como The Watty Awards – uma premiação mundial que abrange os países com os idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português, neerlandês, filipino, turco, indonésio e malaio, sendo as premiações divididas por categorias e pelo idioma selecionado.

As histórias com idioma em português começaram a participar da premiação no ano de 2015, atualmente as categorias vencedoras tem em média entre 5 e 6 histórias premiadas, sem indicação de 1º, 2º ou 3º lugar. As 10 categorias deste ano são: Romance, Fantasia, New Adult, Ficção científica, Young Adult, Mistério e Suspense, Terror e Paranormal, Ficção Histórica, Fanfiction e Poesia. Apenas nas premiações com língua inglesa, possui as categorias: Não Ficção e Ficção Literária:

(No idioma em inglês, ainda é possível encontrar a indicação de uma história que será lançada em livro)

A premiação ocorre de acordo com a inscrição feita pelo autor através de um formulário disponível, sendo necessário ter o mínimo de 10 mil palavras, uma história curta finalizada ou poesia com a coleção completa, sendo considerado também as histórias incompletas com o enredo consistente, aptos a participarem da premiação.

Concursos de escrita é o espaço onde os autores podem enviar suas histórias de acordo com a temática sugerida, variando as regras de submissão e prêmios propostos por cada concurso, sendo possível criar um novo concurso pelo usuário.

As próximas seções são de pesquisar e logar, permitindo que o usuário crie uma conta vinculada ao Facebook ou vinculado a um e-mail do Google; a última seção é de idiomas que abarca 30 idiomas diferentes.

A interface da plataforma muda ao acessar o site logado na conta, são pequenas mudanças como o surgimento da seção Write, com opções para criar uma nova história, as histórias já existentes e as subseções como Escritores e Concursos de Escrita muda de local, assim como o surgimento de indicações de histórias e a seção Go Premium é destacado ao lado da seção de do perfil do usuário.

Referências

JAMISON, A. Fic – Por que a fanfiction está dominando o mundo. São Paulo: Rocco, 2017.

JENKINS, H . Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2008.

 

[1] Wattpad Community: https://www.wattpadwriters.com/

[2] http://wattys.wattpad.com/

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Apoio

   CNPq   Capes   UFJF   Facom   PPGCOM