O backchannel colaborativo de Westworld

Pautada por uma complexa narrativa, a série Westworld, exibida pelo canal estadunidense HBO têm transformado o seu perfil no Twitter, o @WestworldHBO, em um grande backchannel colaborativo. Antes da exibição do último episódio da primeira temporada, intitulado The Bicameral Mind, a página realizou uma contagem regressiva, mostrando quantas horas faltavam para a trama ir ao ar.

Captura de tela 2016-12-07 17.05.28

A medida que as cenas de The Bicameral Mind iam ao ar o perfil do programa no Twitter compartilhava com os telespectadores interagentes fotos dos bastidores, vídeos promocionais exclusivos para a rede social, GIF e os principais quotes dos episódio.As falas e diálogos ajudavam o telespectador interagente na compreensão de alguns arcos apresentados na trama.

 Captura de tela 2016-12-07 17.06.34

O @WestworldHBO também pedia que o público enviasse vídeos dublando as cenas de Westworld através do aplicativo Dubsmash. As melhores dublagens eram compartilhadas pelo perfil da série no Twitter.

Captura de tela 2016-12-07 17.05.23

Porém, o ponto mais interessante nas ações de engajamento da HBO para Westworld é o backchannel colaborativo que a página forma enquanto a trama está no ar. Ao invés de disputar a atenção do telespectador, o perfil posta apenas conteúdos pontuais, que na maioria das vezes são publicados nos intervalos comerciais, o restante é composto por tuítes de outros usuários.

Captura de tela 2016-12-07 17.05.56

Dessa forma, ao invés de tweetar o perfil compartilhava, através de RTs, as publicações dos atores, atrizes, equipe técnica e, principalmente dos fãs da série. O @WestworldHBO realizava uma espécie de curadoria dos comentários que eram postados durante a exibição da season finale.

 Captura de tela 2016-12-07 17.07.09

Após exibição de The Bicameral Mind, a HBO promoveu uma live com os criadores da série, Jonathan Nolan e Lisa Joy, na página do programa no Facebook. Nolan e Joy responderam perguntas dos fãs e comentaram sobre a próxima temporada da trama que irá estrear em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>