O universo ficcional de The Big Bang Theory na Social TV

O engajamento dos telespectadores interagentes no Twitter durante a exibição das narrativas ficcionais seriadas é permeado por nuances. Ao observarmos o backchannel das principais séries que integram a grade de programação dos Estados Unidos iremos constatar que cada programa possui uma estratégia de Social TV diferente. Apesar de todas estimularem o appointment television, cada trama explora um aspecto específico de seu universo ficcional.

Produzida pela emissora CBS, a série The Big Bang Theory (2007-presente) vem implantando ações no âmbito da Social TV que nos ajudam a refletir sobre as novas possibilidades de engajamento inauguradas pelo recente fenômeno. As postagens são feitas pelo perfil oficial da atração no Twitter (@BigBang_CBS) e abrangem desde memes até conteúdos complementares sobre a história.

Captura de tela 2015-12-21 23.49.27

Exibido na última quinta-feira (17), o episódio The Opening Night Excitation gerou 16 mil comentários no Twitter. Para estimular o backchannel, a CBS usou três indexações diferentes: a hashtag geral #BigBangTheory, que uma referência ao nome do programa e duas hashtags específicas #Shamy e #StarWarsTheForceAwaken.

Captura de tela 2015-12-21 23.49.44

Além de ser a junção dos nomes dos personagens Sheldon Cooper (Jim Parsons) e Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) a indexação específica #Shamy faz alusão ao plot central do episódio, que foi focado na reconciliação do casal. Já a segunda indexação específica usada pelo perfil da série no Twitter faz referência não só apenas ao sub plot da trama como também aproveita o buzz gerado das redes sociais entorno da estreia do sétimo filme da franquia Star Wars, o Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars: The Force Awakens). Ao utilizar a indexação oficial do longa, os tweets gerados durante a exibição de The Opening Night Excitation acabavam imbricando em distintos fluxos na rede social, aumentando o buzz sobre a série.

O conteúdo dos tweets postados pela CBS na segunda tela durante o episódio da última quinta-feira (17) destacavam momentos importantes da história. Através de memes, pequenos vídeos e GIFs as postagem ressaltavam as cenas mais cômicas do sitcom. No final de The Opening Night Excitation a emissora estadunidense convidou os telespectadores interagentes para participarem da ação #CBSHolidayCountdown. Ao tuitarem a hashtag da campanha de final de ano da CBS o público desbloqueava um vídeo exclusivo da série. O conteúdo, produzido especialmente para a segunda tela, é uma esquete de Sheldon Cooper (Jim Parsons) com o Papai Noel.

As ações de Social TV da série The Big Bang Theory nos ajudam a refletir sobre duas questões importantes sobre o engajamento do público na segunda tela. Por ser uma sitcom, o perfil da atração no Twitter tem apenas 20 minutos que estimular os comentários no backchannel. Desta forma, o canal utiliza conteúdos de fácil identificação na timeline, chamando rapidamente a atenção do público. Também  podemos observar que a emissora explora distintos recursos (memes, vídeos, GIFs, hashtags especiais, conteúdo complementar) e todos eles dialogam de alguma forma os arcos narrativos do episódio. Neste sentido, as telas que integram o ecossistema da Social TV não entram em conflito e propiciam ao telespectador interagente uma experiência apurada do universo ficcional de The Big Bang Theory.

Por Daiana Sigiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>