O universo ficcional de This Is Us na social TV

Uma das grandes apostas do canal estadunidense NBC para a fall season deste ano está mobilizando os telespectadores interagentes no Twitter. Protagonizada por nomes já conhecidos do grande público como Mandy Moore e Milo Ventimiglia, a série This is us vem gerando uma média de 110 mil tuítes durante a sua exibição.

Untitled 1

Para o episódio dessa terça-feira (04), o perfil específico da trama, o @ NBCThisisUs, adotou várias ações de social TV para engajar os telespectadores na segunda tela. Para facilitar a unificação do fluxo gerado enquanto o programa está no ar, todas as postagens da página na rede social contam com a indexação #thisisus. A hashtag foi divulgada antes da estreia da série e também estampa os materiais de divulgação da atração, como por exemplo, banners, pôsteres e avatares.

Captura de tela 2016-10-06 18.54.47

Outra estratégia usada pelo @ NBCThisisUs é a colaboração do público. À medida que os telespectadores vão repercutindo a trama no Twitter, o perfil seleciona algumas postarem para retuitar. As dúvidas relacionadas ao horário de exibição da série, reprises e curiosidades sobre os principais arcos narrativos também são respondidas pelo perfil.

Captura de tela 2016-10-06 18.55.04

Presente em séries como Grey’s Anatomy (ABC), Arrow (CW) e Empire (Fox) o live chat com os atores e atrizes também é adotado em This is us. Enquanto o episódio está no ar, o elenco tuíta, através de suas contas pessoais no microblogging, informações sobre o processo de criação dos personagens, curiosidades dos bastidores e responde perguntas do público.

Captura de tela 2016-10-06 18.55.33

Para estimular a propagação do conteúdo no backchannel, as principais cenas do episódio são divulgadas no formato de GIFs e/ou fotos, facilitando a ressiginificação e a criação de memes pelos telespectadores interagentes.

Captura de tela 2016-10-06 18.58.00

O investimento da NBC em ações direcionadas para o Twitter mostra a importância da rede social na ampliação do universo ficcional de This is us e, principalmente no estímulo ao appointment television.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>