O universo ficcional dos heróis do The CW na social TV

Semanalmente as séries The Flash e Arrow, ambas exibidas às terças-feiras e quartas-feiras, respectivamente, pelo canal estadunidense The CW geram milhares de comentários no Twitter. Entretanto, o buzz em torno das atrações não se deve apenas aos seus extensos universos ficcionais e ao engajamento dos telespectadores interagentes, mas também as práticas de social TV adotadas pela emissora.

As postagens realizadas pelo perfil de The Flash (@CW_TheFlash) no microblogging  durante a exibição da série são norteadas basicamente por dois tipos de conteúdo: os GIFs e os vídeos. Os GIFs são usados para destacar momentos importantes da trama, o formato tem sido adotado por várias emissoras estadunidenses e se propaga rapidamente pela rede social através dos RTs. Já os vídeos promocionais, com cerca de um minuto de duração, antecipam algumas cenas que irão compor o episódio estimulando o appointment television.

Captura de tela 2016-05-07 23.24.39

Outro recurso adotado pelo The CW é o live-chat, o bate papo é realizado semanalmente na plataforma da emissora, a CW Fan Talk. Horas antes de o episódio ir ao ar, um dos membros do elenco de The Flash responde as perguntas enviadas pelo público e comenta sobre suas expectativas em relação aos arcos narrativos.

Captura de tela 2016-05-07 23.26.04

Os atores e atrizes da trama também compartilham conteúdos extras do programa no Twitter. Enquanto a atração está sendo exibida o elenco publica fotos e vídeos mostrando os bastidores das gravações. Como por exemplo, a atriz Violett Beane, intérprete de Jesse Quick, que durante o episódio Rupture compartilhou o making off de uma de suas cenas.

Captura de tela 2016-05-07 23.20.37

Assim como The Flash, a série Arrow também recorre aos GIFs e vídeos promocionais para engajar os telespectadores interagentes. Durante a exibição da série o perfil @CW_Arrow pede que o público retuíte as publicações e compartilhe suas impressões sobre a atração.

Captura de tela 2016-05-07 23.21.02

Recentemente o perfil da trama no Twitter chamou a atenção dos telespectadores interagentes ao adaptar um vídeo promocional para os quadrinhos. A HQ, criada especialmente para a rede social, expandiu o universo ficcional de uma maneira até então inédita.

As práticas de social TV adotadas pela emissora The CW durante a exibição das séries The Flash e Arrow ressaltam a dinamicidade do fenômeno. Isto é, o engajamento dos telespectadores interagentes vai além das postagens patronizadas e agendadas. Nesse sentido, é preciso que a segunda tela ofereça ao público uma nova experiência televisiva. Ao optar por assistir as tramas em seus horários originais de exibição e acessar o Twitter simultaneamente, o público tem a oportunidade de conhecer novas camadas narrativas das tramas.

Por Daiana Sigiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>