Os perfis fictícios dos personagens de The Path

Criada por Jessica Goldberg, Jason Katims e Michelle Lee a série The Path (2016-presente, Hulu) tem usado seu perfil no Twitter, o @ThePathOnHulu, não só para expandir o universo ficcional, mas para valorizar os conteúdos gerados pelo público na rede social. Além de compartilhar fotos promocionais, GIFs das cenas, quotes e tesares, a página do programa tem a função de explicar ao público a mitologia presente na história.

Captura de tela 2016-04-20 19.53.05

Os tuítes contextualizam os princípios da fictícia comunidade religiosa responsável pelo arco narrativo central de The Path. Semanalmente são postados no perfil pequenos vídeos, com cerca de 30 segundos, sobre a história (fundadores, dogmas, etc.) do Meyerismo. Os conteúdos ajudam o público a compreender o mundo fictício da série em sua totalidade.

Captura de tela 2016-04-20 19.56.23

Durante a semana de lançamento de The Path,entre os dias 27 a 31 de março, o Hulu usou o Twitter para recrutar ‘adeptos’ ao Meyerismo. Para ter seu avatar personalizado com a logo da entidade bastava o público postar um tuíte mencionando o perfil @ThePathOnHulu. Minutos depois o canal enviava pelo microblogging o conteúdo promocional.

Captura de tela 2016-04-20 19.53.53

Porém, o ponto interessante da ação de engajamento de The Path é a forma como o canal vem valorizando e incorporando o conteúdo postado pelo público e pelos fãs no Twitter. O perfil dialoga com os telespectadores interagentes através de menções tirando dúvidas sobre o mundo ficcional da série e, principalmente, repercutindo suas impressões. Nesse sentido, ao acessar a página o público encontrará várias opiniões e pontos de vista de outros telespectadores sobre os complexos arcos narrativos da atração.

Captura de tela 2016-04-20 19.52.17

Considerada uma prática recorrente entre os fãs, a criação de perfis fictícios de personagens em redes sociais possibilita um novo tipo de fan fiction. Em The Path os personagens Eddie Lane (Aaron Paul), Sarah Lane (Michelle Monaghan) e Cal Roberts (Hugh Dancy) ganharam suas personas virtuais no microblogging. As páginas são gerenciadas por telespectadores ávidos e não possuem qualquer vinculo com o Hulu. Porém, o perfil oficial da série incorpora as postagens dos fãs, frequentemente o @ThePathOnHulu dá RT nos comentários, ajudando na propagação dos conteúdos.

Captura de tela 2016-04-20 19.51.56

Os perfis não só repercutem os acontecimentos da trama, mas apresentam o ponto de vista dos personagens sobre o mundo ficcional. Através de falas das cenas que foram exibidas, os fãs incluem novos elementos trazendo ressignificações ao programa.

Por Daiana Sigiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>