Poéticas Tecnológicas

Poéticas tecnológicas: do analógico ao digital

Financiado pela UFJF
Pesquisadora: Gabriela Borges

Este projeto de pesquisa tem o intuito de apresentar um mapeamento dos últimos 25 anos sobre a criação de narrativas digitais ficcionais, com o intuito de refletir sobre as possíveis inovações que ocorreram, em termos dramatúrgicos e da própria construção narrativa, com o advento da tecnologia digital.

A questão central que levantamos nesta problemática é se as novas formas de expressão surgidas com a tecnologia digital desenvolvem, de fato, novas propostas narrativas ou apenas mimetizam e reciclam formas narrativas, principalmente audiovisuais, já existentes.

Além do mapeamento e posterior análise de obras digitais produzidas para diferentes meios e suportes, este projeto pretende ainda criar conteúdos experimentais que indaguem sobre as potencialidades narrativas da tecnologia digital.

Todos os resultados desta pesquisa serão disponibilizados numa plataforma online que servirá para sistematizar a coleta dos dados e a análise das novas formas narrativas digitais que hoje se encontram dispersas na internet e em outros meios; além de dar a conhecer os conteúdos digitais produzidos durante o projeto.