Observatório da Qualidade no Audiovisual

Competências Midiáticas

Este projeto pretende estudar os níveis de competência midiática de três públicos distintos, a saber, alunos do Ensino médio, alunos dos cursos de Comunicação e de Jornalismo e profissionais de comunicação. Serão detectadas as necessidades e as demandas dos grupos pesquisados em relação à sensibilização sobre a questão da competência midiática, assim como as implicações de ordem social e pessoal.

Pretendemos, a partir da experiência prévia da equipe nacional nas áreas da Comunicação e da Educação, esboçar uma conceituação da competência midiática audiovisual no ambiente digital a fim de comparar com o projeto internacional e detectar, de forma sistemática e rigorosa, carências e necessidades para podermos estabelecer planos de ação para a melhoria da literacia midiática.

Os resultados serão comparados com outros projetos que estão sendo desenvolvidos, sob a nossa coordenação nacional, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (vice-coordenação), Universidade de Brasília, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal Fluminense, bem como com a Universidade de Huelva da Espanha.

Este projeto mostra-se de suma relevância no contexto brasileiro a fim de mapear as boas práticas desenvolvidas no país e levantar dados que possam ser comparados posteriormente. Sendo assim, esta proposta se origina e se efetiva na experiência local, no nosso caso a cidade de Juiz de Fora, para se expandir nacional e internacionalmente.

Assim, visamos fornecer elementos para que as comunidades envolvidas no projeto sejam multiplicadoras da competência midiática audiovisual e divulguem a importância dessa prática na sociedade contemporânea. Isto terá impactos, certamente, tanto no ensino quanto na criação de políticas públicas.

1 comentário