Da Social TV ao selfie de Ellen DeGeneres

ellen-selfie-oscars-2014Publicado em 2013 pela revista Lumina, o artigo ‘Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV’, das autoras Gabriela Borges e Daiana Sigiliano, discute um dos principais e mais emblemáticos cases da Social TV.

Durante a entrega dos Oscar, Ellen DeGeneres propôs um desafio aos telespectadores: atingir a marca do tweet mais compartilhado da história. Para realizar tal feito, a apresentadora usou de uma clássica linguagem das redes sociais: o selfie. Ao lado de Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Badley Cooper, Julia Roberts, Kevin Spacey, Jared Leto, Brad Pitt, Angelina Jolie e de Lupina Nyong’o, ela fotografou o que se tornaria um marco na história da Social TV.

A ação era um product placement da Samsung, mas o nome da marca acabou sendo ofuscado pela proporção que a foto tomou. Em apenas 40 minutos o tweet recebeu mais de um milhão de RT’s, tirando o posto de Barack Obama – com 778.329 mil atingidos durante a reeleição do político em 2012. O post viralizou de uma forma tão rápida que acabou causando um bug no perfil da apresentadora, que ficou impossibilitada de ganhar novos seguidores.

Em meio à fragmentação da audiência e os novos modos de financiamento e distribuição do conteúdo televisivo, o maior RT da história do Twitter partiu de um evento ao vivo, pautado pelo appointment television. A ação realizada durante a 86ª edição do Oscar materializa a hibridização das plataformas, fortalece os meios envolvidos e mostra que o watch and tweet já foi incorporado, definitivamente, pelo fazer televisivo contemporâneo.

Para ler o artigo ‘Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV’ na integra acesse: http://observatoriodoaudiovisual.com.br/ciber-watercooler-no-oscar-discussao-sobre-a-social-tv/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>