The Night Of : o diálogo entre a TV e a segunda tela

Produzido pelo canal pago estadunidense HBO, a série The Night Of estreou nos Estados Unidos no dia 10 de julho. A minissérie, assinada por James Gandolfini, contará com 8 episódios.

As ações de social TV adotadas pela emissora vão ao encontro do perfil narrativo da trama e ressaltam a importância do diálogo entre a televisão e a segunda tela. Ao contrário de grande parte das narrativas ficcionais seriadas que estão no ar atualmente, The Night Of não possui um perfil específico no Twitter.

53d815b4-e875-49ee-9331-52785bc0de20

O engajamento dos telespectadores interagentes é feito por meio do perfil oficial da HBO (@HBO) na rede social. Durante a exibição da season première, a página publicou GIFs das principais cenas do episódio e, principalmente, estimulou o público a acompanhar a atração.

Untitled 1

A partir da indexação #TheNightOf, o @HBO destacava trechos e os personagens importantes que compunham a trama. Enquanto o episódio estava no ar, o perfil do canal estadunidense também promoveu um live chat com Riz Ahmed, que interpreta Nazir Khan. O ator respondeu as perguntas enviadas pelo público através da hashtag #TheNightOf.

A medida em que trama ia ao ar, o perfil da emissora retweetava tuítes publicados por telespectadores interagentes e por jornalistas especializados. As postagens ressaltavam pontos positivos do programa e elogiavam o episódio de estreia.

c5dd5f87-2fa8-45ca-9158-9b6e2bdd83cc

Apesar de ser pautada por ações básicas de engajamento na social TV, a estratégia do canal HBO se destaca pela coerência em relação a densidade de The Night Of. Isto é, em momento algum o @HBO disputa atenção do público com a TV, pelo contrário, o perfil estimula uma leitura atenta da trama. Os tuítes são postados em trechos específicos, sem atrapalhar a experiência televisiva do telespectador interagente.

Assim como acontece em várias estreias da HBO, logo após a exibição da estreia de The Night Of a emissora disponibilizou o episódio na íntegra no Youtube. A season première pode ser assistida tanto no perfil estadunidense do canal na plataforma quanto nos locais, como HBO Brasil, HBO Argentina, entre outras.

Por Daiana Sigiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>