II Simpósio de Literacia Midiática

 II Simpósio de Literacia Midiática acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro na Faculdade de Comunicação da UFJF

Facebook_Cover

Será realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF), nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, o II Simpósio de Literacia Midiática, organizado pelo projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual. Sob a coordenação da Prof.ª Dra. Gabriela Borges, este ano o evento discute a produção audiovisual fora do circuito comercial com representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que pensam novas formas de expressão e, de certa forma, promovem o desenvolvimento das competências midiáticas dos cidadãos. A programação inclui mesas de debate e contará como convidados os coletivos Mídia NINJA, Jornalistas Livres e Intervozes, o apresentador do programa Ver TV, Lalo Leal; a profª da UFRJ e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, e representantes da rede interuniversitária euroamericana de investigação sobre competências midiáticas, a Rede AlfaMed. Através do estímulo ao debate de ideias, o Simpósio terá como conceito-chave a “Literacia Midiática”, que está relacionada com os processos de produção e consumo de mensagens midiáticas na sociedade digital e pretende promover tanto a leitura crítica das mídias quanto a capacitação para a produção criativa de qualquer mensagem midiática. Nesse sentido, um dos objetivos do II Simpósio de Literacia Midiática é ultrapassar os portões da Universidade e estreitar as relações acadêmicas com a sociedade civil.

Convidados

TESTE

Ivana Bentes é doutora em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da instituição. Atua na área de Comunicação e Cultura, com ênfase em Teoria da Comunicação, Políticas Culturais e Cultura de Redes. É curadora na área de cinema, audiovisual, arte e mídia.  Foi também Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

TESTE 3

Laurindo Leal é doutor em Ciências da Comunicação pela USP. É especialista em TV pública e autor de quatro livros – três discutem diretamente a televisão. Apresenta o programa Ver TV, exibido a dez anos pela TV Brasil e pela TV Câmara e que analisa criticamente a própria televisão.

TESTE 2

Integra a produtora Contraponto desde 2009 como produtora executiva e assistente de direção, além de atuar no desenvolvimento de projetos. É assistente de direção da série de TV CurtaDoc, exibida no Sesc TV desde 2009. Foi produtora executiva de obras como o documentário A Pandorga e o Peixe (2014) e Coração de Eli (2011), além de codiretora e produtora do documentário Brasil Orgânico (2013).

TESTE 4

Gustavo Gindre é mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi membro eleito do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e da Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). É especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual e integrante do Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes.

TESTE 5.1

Vinicius Guedes Pereira de Souza é doutor em Comunicação pela UNIP. É professor de Fotojornalismo e Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia e pesquisador do Alterjor-ECA-USP. Atua com ênfase nas áreas de Fotografia e Fotojornalismo e faz parte do coletivo Jornalistas Livres.

BG

Ana Pessoa estudou Cinema de Animação na Universidade Federal de Pelotas, integrou os coletivos Casa Fora do Eixo Pelotas e Sotaque Coletivo, e hoje é gestora nacional do audiovisual da Rede Fora do Eixo, coletivo que ancora a Mídia NINJA.

BG

Israel do Vale é jornalista, foi presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), e também presidente da Rede Minas, emissora pública mineira filiada à associação. Foi gerente executivo da TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e diretor de Programação e Produção da Rede Minas.

Programação 

CartazA3

Serviço: II Simpósio de Literacia Midiática
Data: 31 de outubro e 1º de novembro
Local: Faculdade de Comunicação – Universidade Federal de Juiz de Fora
Emissão de certificado impresso
Outras informações: https://www.facebook.com/observatoriodaqualidadeufjf/ e https://www.facebook.com/events/115065952298108/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>