Observatório da Qualidade no Audiovisual

Memória(s)

Literacia, Audiovisual e Memória

Equipe

Letícia Torres
Alvaro Americano
Lorena Fontainha

O projeto nasceu com o objetivo de associar os estudos de Literacia Midiática e Memória na busca de compreender de que forma os produtos audiovisuais impactam na formação dos indivíduos, influenciando no conhecimento, interpretação e opinião em relação aos momentos históricos, seu desenvolvimento e a correlação entre os campos de estudos.

O primeiro passo foi a criação de uma disciplina opcional na Faculdade de Comunicação Social, da UFJF, com o nome Literacia, Audiovisual e Memória, com a ementa e o programa semiestruturados. Assim, a cada semestre que for oferecida, é possível trabalhar a partir de diversos tipos de produção audiovisual e temas abordados 

Ministrada pela primeira vez em 2023, o eixo da disciplina foi Documentário e História do Brasil, com recorte temporal no período compreendido entre a ascensão de Getúlio Vargas ao poder até a tentativa do golpe de 8 de janeiro de 2023, dias após a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. 

O objetivo da disciplina foi conhecer/explorar o período histórico brasileiro com o apoio da linguagem do audiovisual, à luz das dimensões da competência midiática (Ferrés & Piscitteli, 2015). 

É importante destacar que a turma da disciplina era formada por discentes dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet, o que contribuiu de maneira significativa para abordagens sob prismas ligados às características das áreas de ensino e de atuação profissional.

Ao final das apresentações, em que sequências das produções consideradas mais relevantes eram destacadas pelos grupos, passava-se ao momento das discussões para a abordagem das dimensões da competência midiática, com o debate entre os responsáveis pelo seminário e as(os) demais alunas(os), com a intervenção dos docentes.

Metodologia

As três aulas iniciais foram teóricas com debates entre os alunos e abordaram  os seguintes temas: 

Audiovisual: Realidade X Verdade, ministrado pelo professor Alvaro Americano;

Literacia Midiática e Documentário: Dimensões e Indicadores, pela mestranda Luma Perobeli

Documentário e Construção da Memória, pela professora Júlia Fagioli

Documentários

Os seguintes documentários foram escolhidos para as análises, que foram apresentadas por duplas de alunos.

  1. GETÚLIO do Brasil. Direção: Chico Sant´Anna e Deraldo Goulart. Produção: Bruno de Castro. Brasília: TV Senado, 2014.
  2. OS ANOS JK – Uma trajetória política. Direção: Sílvio Tendler. Produção: Hélio Paulo Ferraz. Produção Terra Filmes, 1980.
  3. JANGO. Direção: Sílvio Tendler. Produção: Hélio Paulo Ferraz. Caliban Produções Cinematográficas, 1984.
  4. CHUMBO Quente. Editor Responsável: Alberto Dines. Produção: Observatório da Imprensa. Série documental, 4 eps., exibida na TV Brasil, 2015.
  5. O PROCESSO. Direção: Maria Augusta Ramos. Produção: Nofoco Filmes. Brasília: Vitrine Filmes, 2018.
  6. XADREZ da ultra-direita. Roteiro: Luis Nassif. Produção:  Patrícia Faermann. TV GGN, 2022.
  7. 8 DE JANEIRO: o dia que abalou o Brasil. Direção: Caio Quero e Sílvia Salek. Produção: Camilla Veras Mota. Documentário BBC, 2023..

As análises foram divididas em 3 etapas: 

  1. Pré-análise: foram preenchidas fichas, onde os alunos destacavam linguagem, estética, processos de produção e difusão, tecnologia, ideologia e valores, que guiaram a etapa seguinte.
  2. Seminários: cada dupla apresentou um seminário de 40 minutos sobre o documentário analisado, abordando os aspectos fílmicos e de produção de sentido das obras. Após a apresentação, os alunos conduziam junto com os docentes um debate sobre o documentário e o período histórico a que se referia, buscando fazer pontes com o presente.
  3. Artigos: como etapa final, as duplas produziram análises teóricas sobre o trabalho desenvolvido.

Como resultado dessa primeira experiência, apresentamos sete textos em que os alunos da disciplina, sob o prisma dos campos da Literacia Midiática e da Memória, analisam documentários brasileiros que apresentam um olhar particular sobre os diferentes eventos históricos no país. Os textos buscam compreender de que forma as dimensões da competência midiática (Férres & Piscitelli, 2015) contribuem na configuração da memória dos acontecimentos nacionais.

Referências

BORGES, G. et al. Competência Midiática e Documentário: uma proposta pedagógica, UFJF, 2021. Disponível em https://issuu.com/observatoriodoaudiovisual/docs/compet_ncia_midi_tica_e_document_rio_p_ginas_espel?utm_medium=referral&utm_source=observatoriodoaudiovisual.com.br

BORGES, G.; SILVA, M. B. (Org.). Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. p. 258-290. Disponível em: https://bit.ly/3gzCypN.

BORGES, Gabriela. Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do canal 2:. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014.

COMOLLI, J. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentários. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

FERRÉS, Joan.; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2015. Disponível em: http://bit.ly/3lJnetG.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho – Televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

LINS, C.; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real – Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Campo Imagético)

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História. São Paulo (10). Dez., 1993.

PUCCINI, S. Roteiro de documentário. Da pré-produção à pós-produção. Campinas, Papirus, 2009. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/285156/1/Soares_SergioJosePuccini_D.pdf>

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas Afinal…o que é documentário? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

TOMAIM, C. dos S. (2016). O documentário como “mídia de memória”: afeto, símbolo e trauma como estabilizadores da recordação. Significação: Revista De Cultura Audiovisual43(45), 96-114.

TOMAIM, C. dos S. (2019). Documentário, história e memória: entre os lugares e as mídias “de memória”. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(51).