Observatório da Qualidade no Audiovisual

Consumo, Publicidade e Literacia Midiática

Coordenação
Letícia Torres
Equipe

Mariana Albuquerque
Ana Luíza Pires
Davi Perez
Eutália Ramos
Gustavo Furtuoso
Luma Perobeli
Lorena Fontainha
Esther Teodoro

As marcas possuem um papel destacado no atual estágio de desenvolvimento da economia capitalista, em que a competição pelo consumo vai muito além de oferecer atributos práticos e benefícios funcionais às pessoas. Encontramos comumente produtos equivalentes inclusive em qualidade, em que o diferencial se concentra somente nos valores que as empresas conseguiram associar às suas marcas. A exposição às estratégias de comunicação mercadológica é uma das variáveis importantes quando pensamos em literacia. No atual panorama mediático com a consolidação das novas mídias essa abordagem torna-se ainda mais relevante, uma vez que a comunicação entre empresa e consumidor – força mediadora das relações de consumo – também passa por significativas transformações. Cada vez mais as marcas optam por estratégias interativas (KOTLER, 2012), em que a participação ativa do público e suas competências tornam-se fundamentais para o sucesso das campanhas. De certa forma, elas têm se apropriado e estimulado as habilidades comunicativas do público na construção de mensagens colaborativas ou no reforço de seus próprios discursos.

A consciência para o consumo é apontada como competência básica para a cidadania (COUNCIL OF EUROPE, 2017a) nos diversos contextos onde os indivíduos estão inseridos, inclusive no universo digital. Estar conectado aos diversos espaços midiáticos proporcionados pela internet também coloca o indivíduo na posição de usuário, de consumidor e exige responsabilidade. Em nossos estudos, buscamos abordar essas questões relacionadas ao consumo a partir da comunicação e do relacionamento entre as marcas comerciais e seus públicos, sob a perspectiva da literacia midiática e da formação cidadã. É preciso destacar que é por meio da marca que são percebidos qualidades, valores e atributos e também são geradas conexões, principalmente emocionais.

Bibliografia

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