Observatório da Qualidade no Audiovisual

Publicidade e Pandemia

Coordenação
Letícia Torres
Equipe
Ana Beatriz Santos
Ana clara Marrazzo
Davi Perez
Eutália Ramos
Gustavo Furtuoso
João Pedro Henrique da Silva
Luma Perobeli
Paulo Medeiros
Ricardo Souza
Thiago Vargas

A primeira fase do projeto centrou-se na comunicação das marcas na comemoração do Dia das Mães 2020. No Brasil, a segunda data que mais movimenta o comércio é o Dia das Mães – comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. Em 2020, a data foi celebrada no dia 10, com a maior parte das lojas do país fechadas, uma medida a favor do isolamento social. O comércio precisou se reinventar. 

Foi pensando nesse novo contexto social e econômico, que procuramos observar a publicidade voltada ao Dia das Mães em tempos de pandemia. Para tanto, selecionamos uma amostra dos filmes publicitários de seis marcas relevantes no cenário nacional. Analisamos os filmes publicitários de empresas de diferentes segmentos, com o objetivo de compreender os diversos posicionamentos em relação à data.

As marcas selecionadas foram:  Leite Ninho, Natura, Casas Bahia, Vivo, Bradesco e Itaú. Nosso estudo procurou abordar os eixos fílmico e comercial (Aneas, 2013) de forma integrada. A observação foi realizada sob o prisma da literacia midiática, com ênfase nas dimensões linguagem, valores e ideologia e estética (Férres & Piscitelli, 2015). Apesar das particularidades de cada peça, seus elementos criativos se relacionaram e apresentaram muitos aspectos em comum, seja pelo apelo emocional da data, seja pela proposta visual com interfaces de plataformas de videochamada. As marcas buscaram  apresentar – sob sua ótica – a vida no atual cenário do país em meio à pandemia, com famílias em que mães são protagonistas: mães que continuam trabalhando, mães que partilham o dia a dia em casa com seus filhos e as mães que convivem com os filhos através das variadas telas. As análises de cada peça serão divulgadas semanalmente, até o dia 06 de agosto de 2020.

A segunda fase do projeto está focada no espaço comercial dos principais telejornais noturnos da TV aberta brasileira: Jornal Nacional, Jornal da Band, SBT Brasil e Jornal da Record, além do programa de entretenimento Fantástico, que desde o início da divulgação dos casos na China dedicou significante espaço para reportagens sobre a doença. O recorte foi definido a partir da detecção de mudanças no consumo de mídia pela população, com um retorno aos veículos tradicionais como fonte de informação em tempos de coronavírus. Os institutos de pesquisa apontaram um significativo crescimento da audiência dos telejornais devido à pandemia, tornando-se o principal meio de informação. Sendo assim, observar o discurso e a estética publicitários nos intervalos dos principais telejornais é identificar e pesquisar as mensagens mercadológicas que podem alcançar a maior parte da nossa população.

Durante o período de 29 de março a 12 de abril de 2020 todos os filmes publicitários dos intervalos comerciais foram coletados, fichados, categorizados, e serão analisados pela equipe do projeto. Primeiramente as peças foram divididas entre as que abordam direta e indiretamente a temática da pandemia e as que não se referem a ela. As peças que abordam diretamente a pandemia serão analisadas a partir dos indicadores Linguagem, Ideologia e Valores e Estética. (FERRÉS, J. & PISCITELLI, A., 2015).

Em um segundo momento, buscando uma perspectiva de comunicação transmidiática, o estudo será ampliado para as redes sociais das marcas selecionadas na etapa inicial desta investigação. Nesta fase, os parâmetros a serem analisados serão baseados nos conceitos e indicadores propostos por Jenkins (2009) e Scolari (2019). Durante o desenvolvimento do projeto outras ações de comunicação mercadológica serão incorporadas à pesquisa, especialmente relacionadas às campanhas em datas específicas. 

É importante ressaltar que essa pesquisa é realizada em interface com a extensão, mais especificamente com o projeto “Publicidade no nosso dia a dia: desenvolvimento de competências mediáticas críticas e criativas”, que visa trabalhar o desenvolvimento de literacia midiática no campo da publicidade com crianças e jovens. O envolvimento com este público permitirá que a pesquisa Publicidade e Pandemia avance para a investigação em relação às habilidades críticas e criativas do grupo em torno da comunicação mercadológica e poderá contribuir para compreendermos se e como os discursos das marcas impactaram a percepção deste segmento em relação à temática.

Oficina “Publicidade no nosso dia a dia: práticas críticas e criativas”

Realizadas entre março e abril de 2022 com participação de professores da rede pública de diferentes áreas de ensino, buscou-se a partir das oficinas trazer um embasamento teórico para instigar um olhar crítico com relação à publicidade e a forma como ela pode ser aproveitada no ambiente escolar para se debater as dimensões da competência midiática. Com o objetivo de colaborar com um entendimento mais crítico das mídias para um exercício pleno da cidadania, elas procuraram mostrar que compreender as estratégias, valores e os modos de produção das peças publicitárias nos situa frente ao enorme fluxo midiático presentes em nosso dia a dia. As oficinas são divididas em quatro encontros, que contaram com momentos teóricos e reflexivos, que foram intercalados ao longo de cada uma das aulas ministradas por alunas e alunos ligados ao Observatório.

Referências

ANEAS, Tatiana. Premissas para a aplicação de análise fílmica à publicidade audiovisual: um exercício analítico de Always a Woman. Cadernos de Comunicação, v. 17, n.18, 2013.

BURROWES, Patrícia & RETT, Lucimara (2016). Obs. – Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. Revista Comum. Faculdades Integradas Hélio Alonso, v. 17, nº 39, pp. 342 – 355.

FERRÉS, Joan & PISCITELLI, Alejandro (2012). La Competência mediática: propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Comunicar, Revista Científica de Educomunicación, nº 38, v. XIX, p. 75-82.

JENKINS, Henry et al (2009). Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21th Century. Chicago: MacArthur Foundation.

KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan & SETIAWAN, Iwan (2017). Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante.

SCOLARI, Carlos (2018). Transmedia Literacy in the new media ecology: white paper. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra. Departament de Comunicación.

SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

TORRES, Letícia. A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: engajamento, interação e literacia dos media. Tese (doutorado  em Comunicação, Arte e Cultura). Universidade do Algarve, Faro, Portugal, 2019.