Observatório da Qualidade no Audiovisual

Semiosis

Este projeto tem início no ano letivo 2022/23 na Universidade do Algarve a partir da lecionação da disciplina Semiótica para o segundo ano do curso de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação.

Os textos que configuram as análises que compõem este projeto foram escritos por grupos de alunos a partir do desenvolvimento de um projeto de investigação exploratório, que tinha como objetivo levantar uma questão-problema a ser respondida por meio do método de análise semiótica, considerando as mais diversas correntes da Semiótica que foram ensinadas na unidade curricular ministrada.

A perspectiva peirceana, principalmente a partir do livro Semiótica Aplicada de Lúcia Santaella (2008), foi uma das mais utilizadas, mas também encontramos referência à retórica da imagem de Roland Barthes ou à noção de código, conforme proposto por Umberto Eco.

É de referir ainda que uma das análises foi realizada pelas alunas de intercâmbio Erasmus e, portanto, encontra-se escrita na língua espanhola.

Referências:

Barthes, R. (1990) O óbvio e o obtuso. Ensaios sobre fotografia, cinema, teatro e música. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.

Eco, U. (1964). Apocalípticos e Integrados. Lisboa. Relógio D’Água.

Santaella, Lúcia (2008). Semiótica Aplicada. São Paulo. Pioneira Thomson Learning.