Observatório da Qualidade no Audiovisual

Laboratório de Criação em Literacia Midiática

Sob o prisma da literacia midiática e da cidadania construída por meio do ensino audiovisual, as ações de formação propostas pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência midiática audiovisual em crianças e adolescentes.

A competência é geralmente entendida como uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas necessárias para um contexto determinado. No contexto da literacia audiovisual são necessárias algumas habilidades ou conhecimentos para que as tecnologias audiovisuais sejam melhor utilizadas. São as competências que vão potencializar o pensamento crítico e reflexivo, bem como a autonomia dos indivíduos diante das tecnologias.

As oficinas de audiovisual integram um estudo mais amplo que procura mapear as boas práticas de mídia-educação desenvolvidas no Brasil e criar iniciativas para o desenvolvimento das competências midiáticas de crianças, jovens e universitários.

Acesse o material didático-pedagógico desta ação de formação no link:


Oficinas de Audiovisual

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A ação de formação “Oficinas de Audiovisual” propõe desenvolver a competência midiática em crianças de 9 a 12 anos, estudantes de escola pública. As oficinas fazem parte do projeto de pesquisa e extensão “Competências Midiáticas e promoção da cidadania”, que tem como objetivo sistematizar os níveis de competência midiática audiovisual e propor políticas públicas que estimulem o debate e a criação de iniciativas para o fomento da literacia midiática.

Oficinas_2016_09

A proposta consiste na realização de oficinas que se complementam:

1) Brinquedos Ópticos;

2) Eu, Youtuber;

3) Contando uma História;

4) Que Som é este?

Nelas são abordados conceitos como princípios básicos da animação, técnicas de animação em stopmotion, produção audiovisual para internet, linguagem cinematográfica e sonoplastia, de forma a abranger as dimensões estéticas, tecnológicas, ideológicas, de produção e difusão, de linguagem e dos processos de interação, conforme proposto por Ferrés e Piscitelli no estudo “Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores” (2015). São utilizados três movimentos: ver/mostrar, refletir e fazer, ou seja, pensar a partir da observação e recepção das linguagens postas, refletir sobre as diferentes possibilidades de criação a partir das tecnologias de comunicação e realizar/produzir, onde os envolvidos criam mininarrativas, compartilhando olhares e vivências.

Oficinas realizadas na Escola Municipal Doutor Antonino Lessa

Oficinas realizadas no Sistema Degraus de Ensino

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 “Mas afinal o que é documentário?”

A ação de formação “Mas afinal o que é documentário?” objetiva desenvolver competências midiáticas em adolescentes com idades entre 14 e 18 anos. A oficina discute as representações da realidade e perspectivas imbuídas em produções do gênero documental. As atividades integram o projeto “Competências Midiáticas em contextos brasileiros e euroamericanos” construído em parceria com a Rede Alfamed.

Com o objetivo de promover o senso crítico dos participantes, são levantadas questões relacionadas aos artifícios de construção de narrativas documentais: documentário; jornalismo e novas formas características da Web (vlog). São debatidas as técnicas de montagem das imagens, seleção de fontes e personagens, hibridização e ideologias inerentes. A partir do debate proposto com intuito de promover a análise crítica do consumo de conteúdos audiovisuais, os participantes produzem seu próprio documentário durante a oficina, refletindo, também, sobre as formas de expressão por meio da produção criativa que pode ser veiculada nos meios digitais.

Oficinas realizadas na Escola Municipal Francisco Bernardino

Oficinas realizadas na Escola Municipal Padre Wilson

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Agência de notícias

A ação “Agência de notícias” foi realizada em parceria com o Instituto Crescer na Escola Municipal Padre Wilson. A oficina propõe a organização social dos jovens em prol da produção, organização e distribuição de informação sobre o próprio bairro. As atividades também integram o projeto “Competências Midiáticas em contextos brasileiros e euroamericanos” construído em parceria com a Rede Alfamed.

Na proposta são integradas temáticas como critérios de noticiabilidade, recursos de produção e edição audiovisual assim como identidade. Como as demais ações, a oficina é dividida entre análise crítica e produção criativa. Nesse sentido, são apresentadas diversas matérias televisivas, inclusive dos jornais locais que o exploram o bairro em que a escola está localizada, propondo discussões sobre os métodos discursivos, a construção e seleção das informações, assim como as formas de representação. Todas as temáticas são novamente exploradas na produção de pequenas matérias pelos participantes que são veiculadas via redes sociais.

Transmídia ambiente

A ação de formação “Transmídia ambiente” expande os processos já articulados nas oficinas anteriores, refletindo sobre outras formas midiáticas além da forma audiovisual. Partindo do pressuposto das narrativas transmídia, contadas em partes independentes, mas complementares, a proposta visa promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, comunicativas e artísticas. A oficina integra o projeto de extensão em interface com a pesquisa “Transmídia ambiente: desenvolvimento de competências comunicativas nas escolas” com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROEX/UFJF) no ano 2019/2020.

A partir do folclore brasileiro, especificamente do personagem Curupira, o projeto visa reunir as discussões do currículo escolar com as diferentes plataformas de mídia consumidas pelas crianças. Como em uma produção transmidiática, a oficina propõe a construção de um universo de autoria colaborativa. Sob o pano de fundo da Mata do Krambeck, fragmento de Mata Atlântica na cidade de Juiz de Fora, as aventuras do personagem são construídas juntos aos participantes em formatos como História em Quadrinhos e Fanfiction.

Confira os vídeos desta ação de formação:

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Competência Midiática e Documentário

Desenvolvido para a oficina de documentário, este caderno expande a série de vídeos através de reflexões propostas, referências e atividades que estimulam o desenvolvimento das dimensões da competência midiática. Na interface entre comunicação e educação, este material é um guia teórico-prático voltado para professores aprimorarem seus processos de ensino e aprendizagem com os alunos.

Confira os vídeos desta ação de formação:

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Publicidade em nosso dia a dia: desenvolvendo competências midiáticas críticas e criativas

A oficina foi composta por quatro encontros, a ação teve como objetivo promover a discussão e a reflexão sobre a publicidade e seus impactos na sociedade e na educação. Ministrada pelos alunos e alunas ligados ao Observatório, contamos com a participação de professores de diferentes áreas do ensino médio da rede pública e privada, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa proposta.