O biênio 2023 – 2024 da Rede Obitel Brasil integra o projeto “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania” e tem como objetivo discutir o papel da telenovela como recurso comunicativo. Entendemos a telenovela brasileira como formato de mídia televisiva que atua como recurso para a construção de um espaço público que, nos dias atuais, se define como nova forma de cidadania. Tomamos a telenovela Pantanal (TV Globo, 2022) como estudo de caso em que convergem os dois eixos deste projeto. Pretendemos fazer seminários e workshops com agentes públicos e privados para debater essa concepção de novela como recurso comunicativo para a promoção da cidadania.
Intitulada “Qualidade audiovisual e promoção da cidadania em Pantanal” a pesquisa da equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Grupo Globo referentes ao tratamento de temáticas ambientais a partir do arco narrativo do personagem Velho do Rio, no remake da telenovela Pantanal, incluindo a circulação de conteúdos a partir do Globoplay, dos sites da emissora e das redes sociais. Inspirado no universo criado por Benedito Ruy Barbosa, o estudo da obra utiliza a cultura e a biodiversidade do pantanal brasileiro para discutir temáticas cidadãs e propiciar o desenvolvimento de competências midiáticas a partir da pedagogia espontânea operada pela ficção (LOPES, 2011). A partir da proposta metodológica desenvolvida por Borges e Sigiliano (2021) e Borges et al. (2022) pretende-se discutir, por meio da definição de parâmetros de qualidade, as estratégias de transmidiação utilizadas pela emissora e a conversação gerada pelos telespectadores interagentes no X.
Referências
BORGES, G. et al.. A qualidade e a competência midiática na ficção seriada contemporânea no Brasil e em Portugal. Coimbra: Gracio Editores, 2022.
BORGES, G.; SIGILIANO, D.. Qualidade Audiovisual e Competência Midiática: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais. Encontro Anual da Compós, XXX, São Paulo, 2021. Anais do 30° Encontro Anual da Compós, p. 1-26, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3Bb8OsL>. Acesso em: 7 set. 2021.
LOPES, M. I. V. de. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, v.3, n.1, p. 21-47, 2011. DOI https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47