Título: A aprendizagem informal na produção de fanfics da série As Five
Autores: Daiana Sigiliano, Júlia Garcia, Hsu Ya Ya, Lucas Vieira, Gabriela Borges
Resumo curto: Este artigo tem o objetivo de discutir a inter-relação entre a competência midiática e as práticas da cultura de fãs no Brasil, especificamente na criação de fanfics direcionadas para o público jovem. Para a reflexão desta questão iremos analisar, a partir da abordagem teórico-metodológica proposta por Ferrés e Piscitelli (2015), as fanfics produzidas por uma fã da série As Five (Globoplay, 2020-atual), a adolescente Tamires Chaves. As dimensões da competência midiática irão nortear a reflexão sobre os conteúdos publicados pela jovem no Spirit Fanfics e Histórias e das respostas do questionário aplicado. A cultura de fãs é um ponto de referência nas discussões sobre a produção e o consumo na contemporaneidade (JAMISON, 2017; HELLEKSON; BUSSE, 2014). Ao abordar e aprofundar tramas que não foram desenvolvidas inicialmente no cânone, as fanfics estimulam o público a pensar de modo crítico e criativo sobre os conteúdos.
Disponível em: https://bit.ly/3JHlvDs
Comentar