Título: A ficção seriada na TV pública norueguesa: o diálogo entre a transmedia
literacy e a websérie Skam
Autoras: Daiana Sigiliano, Gêsa Cavalcanti e Gabriela Borges
Resumo curto:
A transmedia literacy estimula o acesso, a participação, a análise e o entendimento crítico do público. Ao navegar por distintas plataformas, correlacionando as ações transmídia a trama principal, o telespectador interagente explora diferentes camadas interpretativas (JENKINS, 2013; SCOLARI, 2016). Lançada em 2015 pela emissora pública norueguesa NRK, a websérie Skam se tornou um fenômeno mundial. O universo ficcional da atração foi construído em tempo real e em várias plataformas. A trama da websérie tinha como ponto central (nave mãe) os vídeos de curta duração e era ampliada as redes sociais (Instagram e Facebook), no Tumbrl e no YouTube. A partir deste contexto, este artigo tem o objetivo de analisar as ações transmídia de Skam e refletir de que modo as expansões do universo ficcional estimulavam a leitura crítica e atenta do público.
Disponível em: https://bit.ly/2r9r5rS
Comentar