Observatório da Qualidade no Audiovisual

A Indomada

Por Eutália Ramos

Exibida pela primeira vez no horário das 20h na TV Globo, A Indomada é uma telenovela de autoria de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, com colaboração de Nelson Nadotti, Marcia Prates e Maria Elisa Berredo. Foi produzida em 1997 e exibida no mesmo ano. Ao todo foram feitos 203 capítulos com direção geral de Paulo Ubiratan. 

A telenovela apresenta como trama principal a família Mendonça e Albuquerque, proprietários da Usina Manguaba, uma das famílias mais tradicionais da cidade. A história é ambientada na fictícia Greenville e foi ocupada pelos ingleses no século 19 para a construção da famosa rodovia Great Western Railway. Com a convivência entre brasileiros e ingleses, os costumes se misturaram e era considerada pelos habitantes com muito orgulho de “um pedaço da Inglaterra no Brasil”. Greenville foi uma cidade muito rica neste período, por conta das fábricas de açúcar da região, e, principalmente, por causa da Usina Manguaba. No entanto, a crise do açúcar e uma explosão na usina levaram a Usina Manguaba ao declínio. Após essas situações, Greenville não foi mais a mesma e a família Mendonça e Albuquerque também entrou em decadência. Mesmo diante da crise financeira, a família não perdeu a pose e tentou manter as aparências. 

Eulália de Mendonça e Albuquerque (Adriana Esteves), a herdeira da Usina Manguaba, se apaixona por Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli), um cortador de cana que trabalha na usina. Por ter uma família nobre e que jamais permitiria o relacionamento entre a herdeira e “um homem qualquer”, ambos sofreram perseguição. O irmão de Eulália, Pedro Afonso (Cláudio Marzo) ameaça Zé Leandro de morte e ele foge, mas antes promete à Eulália que um dia irá voltar para buscá-la. Eulália está grávida e batiza a menina como Lúcia Helena (representada por Leandra Leal e Adriana Esteves em fases diferentes da vida). Após o nascimento da filha passa a viver em segredo, fugindo do irmão e da cunhada Altiva (Eva Wilma). Quinze anos depois, Zé Leandro retorna à cidade com uma pequena fortuna e planeja a fuga com Eulália e Lúcia Helena. Ao partir de Greenville, misteriosamente a fuga é boicotada e apenas Lúcia Helena sobrevive. A menina fica aos cuidados da família. 

Exibições na TV e Globoplay

A Indomada foi uma das telenovelas com maior número de capítulos em uma reprise para o “Vale a Pena Ver de Novo”. O período de reexibição foi de 16 de agosto de 1999 a 17 de março de 2000. Em se tratando da TV por assinatura, no canal Viva, foi reexibida entre 2018 e 2019. 

A produção fez muito sucesso por misturar um realismo fantástico, com cultura nordestina e hábitos ingleses, segundo o site da Memória Globo. Um dos parâmetros para tal afirmação se dá pela venda da obra para outros países, como Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, entre outros.

Ao final do mês de agosto de 2020, A Indomada foi disponibilizada na íntegra na plataforma de streaming Globoplay, possibilitando a todos o acesso a qualquer capítulo da obra.

Rede sociais e estratégias de transmidiação

Uma produção que abusava do sotaque nordestino e de gírias da região com a língua inglesa, com isso já esperava-se que as divulgações apresentariam esta característica nas primeiras publicações. Ao realizarmos a coleta nas redes sociais das publicações que mencionavam a obra direta e indiretamente, encontramos ao total 10, sendo 5 no Instagram, 2 no Facebook e 3 no Twitter. Quase todas as publicações estavam com a #AIndomadanoGloboplay.

Assim como com outras estreias na plataforma e suas divulgações, o Globoplay reproduz uma sequência similar com publicações antes da disponibilização para antecipar ao público a obra e com teaser e outras publicações de apoio para resgatar personagens da telenovela e memórias do público que já assistiu. 

Instagram

Antecipação

De forma comumente utilizada, a primeira publicação está categorizada na estratégia de antecipação por indicar algo que ainda vai acontecer. Por mais que A Indomada seja uma produção exibida e reexibida na TV aberta e por assinatura, consideramos que a sua disponibilização no streaming pode ser vista como uma primeira exibição em uma plataforma – principalmente, se formos pensar no momento atual e o público presente no digital. Por isso, a publicação realizada no dia 30 de agosto de 2020, no Instagram, é categorizada como um post que antecipa e acrescenta algo novo naquele universo.

A publicação é a imagem da personagem Altiva (Eva Wilma) com o lettering de um dos bordões ditos por ela: “Oxente, my god!”. A personagem consagrou muitas expressões, incluindo a destacada para a publicação. É também, sem dúvidas, uma das personagens mais lembradas da produção. 

Remixagem

A segunda publicação realizada para divulgar A Indomada, no Instagram, se trata do teaser da obra adaptado para a rede social. Tal procedimento e formato vem sendo comum em todas as análises realizadas até aqui – até o momento são sete lançamentos analisados. O que mais uma vez evidencia a permanência de um modelo que “deu certo” para a equipe de profissionais que cuidam da divulgação do retorno dessas obras clássicas ao cenário audiovisual brasileiro. 

O teaser foi publicado no dia da estreia na plataforma, 31 de agosto de 2020, com uma legenda que unia uma frase dita muitas vezes pela personagem Altiva (Eva Wilma) e o convite para maratonar a telenovela no Globoplay. 

A edição insere letterings em tela com palavras em inglês e brinca com uma sequência de imagens e falas, assim como em toda produção, misturando o sotaque nordestino com o inglês. Há também a apresentação das personagens principais, com o sobrenome real dos atores e atrizes como se fossem em inglês, como, por exemplo, Adriana Was (Esteves), Ary Fountain (Ary Fountora, Eve Sawbad (Eva Wilma) e outros. A proposta do teaser é acrescentar um lado cômico à obra e chamar a atenção daqueles que nunca assistiram. 

Recuperação

As últimas três publicações realizadas para divulgar A Indomada utilizaram da estratégia da recuperação para despertar no público mais interesse pela obra. Foram publicadas na sequência dos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2020 – apenas alguns dias após a disponibilização no Globoplay.

A terceira publicação realizada no dia 2 de setembro de 2020 apresenta um carrossel com 10 imagens de personagens da telenovela. Na capa visualizamos o título “Os moradores de Greenville” e em sequência cada personagem, o nome e uma breve descrição sobre o papel. No meio da sequência surge uma imagem com o lettering “15 anos depois…”, ou seja, indica a passagem do tempo e as personagens que entram em uma segunda fase da trama.

Já a quarta publicação refere-se a uma divulgação indireta de A Indomada e foi realizada no dia 3 de setembro de 2020. A publicação está dedicada à atriz Adriana Esteves e algumas obras em que trabalhou e estão disponíveis no Globoplay. A personagem Lúcia Helena e Eulália representadas pela atriz é a primeira indicação de uma sequência de obras apresentadas por ordem cronológica de produção. Consideramos que a publicação recupera a telenovela A Indomada e potencializa duas ações: fazer as pessoas reassistirem uma obra e incentivar o consumo de produções em que a atriz Adriana Esteves está presente. 

A última publicação realizada no período de coleta sobre A Indomada foi realizada em seguida, como mencionamos anteriormente, no dia 4 de setembro de 2020. A publicação traz duas imagens da atriz Eva Wilma, representando personagens distintas. A primeira imagem se trata de Altiva, de A Indomada, com uma frase dita pela personagem. A segunda imagem é da personagem Íris, de Fina Estampa, e outra frase – ambas ditas pela personagem nas respectivas produções (Fina Estampa também faz parte do projeto de retorno de obras clássicas). A intenção da publicação foi resgatar duas personagens icônicas vividas pela atriz, despertando o interesse para ambas produções.

Facebook

Antecipação

Assim como publicado no Instagram, no dia 30 de agosto de 2020, a imagem da personagem Altiva com o lettering foi replicado na rede social, com as mesmas características de formato e legenda – exceto pelo não uso da #AIndomadanoGloboplay presente no Instagram. 

Mais uma vez há uma similaridade na divulgação de tais obras em suas estreias na plataforma de streaming Globoplay. Com isso, verificamos que nem todas produções possuem um estudo específico para compreender as melhores estratégias a serem utilizadas. Ou seja, existe uma repetição de formato e quantidade de divulgação em um mesmo período.

Remixagem

A publicação que consideramos estar enquadrada na estratégia de remixagem também se apresenta em todas as divulgações: o teaser. É o formato mais replicado em todas as redes sociais. Pode ser que essa replicagem deste conteúdo especificamente, seja por ser um formato totalmente adaptado para o ambiente digital e para ser consumido neste universo.

O formato sempre é divulgado no dia da disponibilização da obra no Globoplay, sendo neste caso, no dia 31 de setembro de 2020. As características são similares, como, por exemplo, a legenda, que desta vez está com a #AIndomadanoGloboplay.

Twitter

Antecipação

Diferentemente das outras redes sociais, a publicação realizada um dia antes da disponibilização de A Indomada, no dia 30 de agosto de 2020, no Twitter, possui outro formato. No entanto, por ser a primeira publicação que faz referência à telenovela, categorizamos como uma estratégia de antecipação para o público. 

A publicação é um tweet com uma lista, em espécie de checklist, e a indicação da chegada da telenovela na plataforma. Junto a isso, temos quatro imagens de personagens diferentes e da segunda fase da novela. Dessas imagens, apenas duas surgem em outras redes sociais. 

É interessante perceber tal distinção. O Twitter é uma das redes sociais que possui uma concentração maior de publicações específicas para a estruturação da rede, ou seja, pensadas para aquele tipo de divulgação e público.

Remixagem

Na estratégia de remixagem, mais uma vez, temos o teaser da telenovela. A divulgação mais característica do Globoplay para as telenovelas. É uma espécie de carro chefe para cada produção deste projeto que retorna e está disponibilizado na plataforma. 

Segundo Fechine et al (2013, p. 41), esse tipo de formato dá certo pois seleciona imagens e une “trejeitos ou cacoetes, frases engraçadas ou de efeito, expressões ou bordões utilizados pelos personagens que acabam caindo no gosto do público”.

Do mesmo modo, a publicação foi realizada no dia da estreia (31 de agosto de 2020) e com as características de formato e legenda. Segundo 

Recuperação

A última publicação realizada no Twitter foi registrada no dia 17 de setembro de 2020. O tweet utiliza caracteres do teclado para formar um ursinho em dois momentos, dormindo e levantando. O uso da linguagem é comum na rede social e, provavelmente, estava em uso por outros usuários no período de coleta. Além disso, o tweet foi outro tipo de divulgação específica para o Twitter.

O conteúdo, como pode ser observado acima, insere uma expressão da rede social, “mimir” que significa “dormir” para, logo em seguida, recordar que precisa assistir duas telenovelas no Globoplay: A Indomada e Laços de Família (a obra (re)lançada após A Indomada). 

Considerações finais

Mais uma vez encontramos estratégias similares no (re)lançamentos das obras no digital. O uso de uma publicação que antecipa a obra um dia antes da disponibilização, se mantém em todas as análises realizadas até aqui. Da mesma forma, o teaser nas redes sociais, no dia da estreia no Globoplay. Com isso, podemos concluir um padrão presente nas duas primeiras publicações, envolvendo duas estratégias específicas de conteúdo reformatado: antecipação e remixagem.  

Assim como ocorreu em Fera Radical, na divulgação de A Indomada encontramos 10 publicações ao total, contando com Facebook, Instagram e Twitter. Um número baixo ao comparáramos com as primeiras obras do projeto de retorno dos clássicos. 

Outra característica percebida é sobre o Twitter, pois há sempre uma distinção no conteúdo publicado em relação ao Facebook e Instagram. Neste caso, por exemplo, apenas o teaser se repete enquanto outras duas publicações são originais para a rede social. 

Observatório da Qualidade no Audiovisual

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