Observatório da Qualidade no Audiovisual

A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: análise de comentários no Twitter

Título: A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: análise de comentários no Twitter

Autores: Eutália Ramos; Daiana Sigiliano; Gabriela Borges

Resumo curto: Este artigo tem o objetivo de analisar de que modo a experiência do prazer irônico pode ser observada nos conteúdos compartilhados pelos fãs de Verdades Secretas II no Twitter a fim de relacioná-lo com a literacia midiática. Segundo Ang (1985), o prazer irônico se contrapõe à experiência unicamente afetiva, sendo norteado pela identificação de falhas e incoerências na narrativa. Para isso, realizamos um monitoramento dos tweets publicados pelos fãs durante a semana de lançamento da trama. Conclui-se que os telespectadores interagentes satirizam distintos aspectos da narrativa, ampliando as camadas interpretativas do universo ficcional. 

Disponível em: https://bit.ly/3jwJv16

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar