Título: A nostalgia na cultura de fãs: o resgate das capas da revista TV Guide no Twitter
Autores: Daiana Sigiliano, Talita Magnolo
Resumo curto:
Além de ter alterado os processos criativos, industriais e tecnológicos que envolvem as práticas da cultura de fãs, a contemporaneidade trouxe novos desdobramentos aos estudos sobre a nostalgia do público ávido (Geraghty, 2018). Historicamente, a nostalgia estava ligada ao passado, à melancolia e à saudade (Niemeyer, 2014). Uma lembrança de tempos e lugares que não existem mais, não são mais acessíveis ou talvez nunca foram. Cruz e Ferraz (2018) afirmam que houve uma intensificação de um desejo de retorno ao passado, em uma manifestação de afeto pela nostalgia que não, necessariamente, simboliza a memória, mas que se materializa em saudade de tempos mais seguros e menos violentos e perigosos. Hoje, existe também o entendimento e estudos que comprovam que a nostalgia abrange outras temporalidades, principalmente quando a entendemos como um desejo de um retorno de algo que nunca foi experimentado, ou de um futuro que nunca acontecerá (Cruz; Ferraz, 2018). Niemeyer (2018) afirma que o sentimento nostálgico é frequentemente relacionado a imaginações utópicas sociais e políticas. A autora ainda pontua que a multiplicidade de reflexões sobre a nostalgia mostra a sua relevância e sua importância para as pesquisas acadêmicas. De acordo com Geraghty (2018) o resgate de histórias por parte dos fãs nos ajudam a compreender o modo como nos relacionamos com o tempo, o lugar e a mídia. O atual ecossistema de conectividade possibilita a criação de comunidades em torno da nostalgia e o compartilhamento de conteúdos, formando amplos bancos de dados e museus virtuais sobre a história da mídia (Geraghty, 2018). Os sites TV Cream e TVARK, por exemplo, reúnem milhares de arquivos sobre a televisão e a cultura pop. Segundo Jenkins (1992) e Hirsjärvi (2013) estas práticas da cultura de fãs dialogam diretamente com o conceito de literacia midiática. Ao resgatar histórias e memórias do passado o público ávido não só exercita habilidades como a organização, o compartilhamento de conteúdo em rede e a troca de informações, mas reflete sobre o contexto midiático. Segundo Mihailidis (2014) no ambiente contemporâneo a literacia midiática é pautada, de modo geral, por cinco habilidades. São elas: a curadoria, a criação, a compreensão crítica, a participação e a colaboração. A partir deste contexto, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da literacia midiática, propostas por Mihailidis (2014), presentes nos conteúdos compartilhados no Twitter pelos perfis @RetroNewsNow e @SilverAgeTV. As páginas, que reúnem mais de 100 mil seguidores, são gerenciadas por fãs e publicam diariamente conteúdos que resgatam momentos históricos da televisão estadunidense. O monitoramento teve início em 1º de março de 2021 e se estendeu até 15 março de 2021, totalizando 2 mil tweets. Neste trabalho iremos analisar especificamente as postagens relacionadas a revista TV Guide, a revista tratava com exclusividade sobre assuntos relacionadas à televisão e trazia, principalmente, a programação televisiva. Esperamos que os resultados encontrados nos permitam enriquecer o debate sobre os estudos da cultura de fãs e a literacia midiática, além de refletir sobre compreensão crítica e a produção criativa do público ávido no resgate da história e memória da televisão.
Disponível em: https://bit.ly/3O72ytE
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