Título: A pretensa paz dos Jogos Olímpicos:: imagens em disputa na retomada dos arquivos por Chris Marker e Carole
Autores: Julia Fagioli, Glaura Cardoso Vale
Resumo curto:
Propomos analisar de que maneira o cinema de arquivo retrabalha imagens dos Jogos Olímpicos numa perspectiva dialética entre essas imagens e as da guerra. Se em Olympia (Leni Riefenstahl, 1938) há um propósito de propaganda nazista através da exaltação dos corpos, as iniciativas que nos interessam mais de perto são documentários que filmam e retomam imagens do cinema, da televisão e do vídeo com o intuito não apenas de descontruir o ideal atlético, mas de questionar as relações entre a pretensa ideia de paz dos jogos e a guerra. Propomos uma discussão a partir da tomada e retomada dos arquivos em Olympia 52 (Chris Marker, 1954), Munich (Carole Roussopoulos e Paul Roussopoulos, 1972) e O fundo do ar é vermelho (Chris Marker, 1977).
Disponível em: https://bit.ly/3rksVlX
Comentar