Observatório da Qualidade no Audiovisual

A qualidade audiovisual e a competência midiática na formação do olhar do público infantojuvenil

Autor: Daniela Santana de Oliveira

Resumo curto: O fácil acesso às tecnologias de produção e consumo, sobretudo aos dispositivos móveis, e a presença cada vez mais abrangente dos meios de comunicação, exige que tenhamos uma participação mais efetiva em uma sociedade imagética, tendo estes meios como mediadores. Sob o prisma da literacia midiática e formação para a cidadania, este trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência midiática audiovisual do público infantojuvenil, através do entendimento dos parâmetros de qualidade audiovisual dos vídeos online, sobretudo aqueles produzidos e consumidos pelo referido público na plataforma YouTube. Este trabalho apresenta, inicialmente, um panorama dos estudos sobre literacia midiática no contexto europeu e brasileiro, adotando o conceito de competência midiática e suas dimensões como chave para a formação de cidadãos mais ativos. Em seguida, com base em estudos sobre qualidade audiovisual na televisão e na internet, sugerimos parâmetros que podem ser utilizados para definição da qualidade nos vídeos online para o público infantojuvenil. Dada a heterogeneidade deste público e também a autonomia com que ocupam um lugar no ciberespaço, entendemos que a formação de um repertório de qualidade contribui para a sensibilização do olhar e favorece a produção criativa e o consumo crítico. Neste sentido, apresentamos uma proposta de oficina de audiovisual que aborda os principais conceitos discorridos neste trabalho e busca a promoção da literacia midiática.

Disponível em: https://bit.ly/3Bejg4R

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