O livro “A qualidade e a competência midiática na ficção seriada contemporânea no Brasil e em Portugal”, editado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve, em Portugal, apresenta os resultados do projeto de investigação desenvolvido pelos investigadores do Observatório da Qualidade no Audiovisual entre 2016 e 2021, cuja proposta teórico metodológica foi finalizada durante o estágio de pós-doutoramento da coordenadora Gabriela Borges, no CIAC/UAlg, em 2019/20. O projeto teve como objetivo analisar as séries brasileiras e portuguesas produzidas entre 2010 e 2020 com o intuito de promover a discussão sobre a inter-relação entre as características intrínsecas à criação, à circulação e à experiência estética do público a partir do estudo dos conceitos de qualidade no audiovisual e competência midiática.
A proposta teórico metodológica apresentada no livro foi testada na análise de todo o processo comunicativo das séries Assédio (Globoplay), Coisa Mais Linda (Netflix), Todxs Nós (HBO) e #CasadoCais (RTP), englobando desde a análise audiovisual até a coleta e análise das ações de transmidiação e da conversação nas redes sociais Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. Foram definidos parâmetros de qualidade para a análise da criação e da circulação, os quais foram colocados em diálogo com a experiência estética, entendida por meio da análise crítica e da produção criativa, e discutida através das dimensões da competência midiática.
O principal objetivo do livro é atualizar os estudos sobre a qualidade no audiovisual, integrando a discussão sobre a circulação e a experiência estética na análise das séries ficcionais, sob o prisma das discussões sobre a competência midiática, a partir das novas configurações que estão presentes na cultura digital. Argumentamos que a qualidade da experiência estética está intimamente ligada à competência midiática, uma vez que esta possibilita um aprofundamento da própria experiência, considerando tanto a fruição audiovisual quanto a produção criativa de conteúdos, que se mostra das mais diversas formas nas redes sociais, especialmente no Twitter.
“A qualidade e a competência midiática na ficção seriada contemporânea no Brasil e em Portugal”, que integra a coleção “Humanitas” do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), está disponível para download gratuito no site do CIAC.
Comentar