Feita em parceria com a RioFilme e a Morena Filmes, a série Acerto de contas foi a primeira produção ficcional policial do canal Multishow. Exibida diariamente entre 2 e 18 de abril de 2012, o seriado foi idealizado por Silvio Guindane, que também interpreta o protagonista Dante. A direção dos 13 episódios roteirizados por Leonardo Gudel ficou a cargo de José Joffilly.
Acompanhando a história de Dante (Silvio Guindane), filho adotivo de Nicolau (Stephan Nercessian), a trama se desenrola no incômodo de Quinho (Ângelo Paes Leme), filho biológico, quanto ao fato do irmão ser o predileto do pai. Quinho então arma um falso sequestro e Dante, inocente, tentar salvá-lo e acaba preso por sete anos. Deixando a prisão, o protagonista quer se vingar dos responsáveis por sua prisão, contudo se depara com uma realidade diferente: o pai perdeu dinheiro e a influência no desmanche de carros, seu irmão Quinho se tornou vereador da cidade e a ex-namorada, Luana (Aline Fanju) se torna esposa do político. Ainda que busque vingança, a lealdade de Dante a família faz com que ele, durante os episódios, seja ludibriado de diversas formas.
Embora se trate de um formato episódico, em todos os episódios acompanhamos o desenvolvimento da macro-narrativa familiar de Nicolau e seus filhos. Contudo, em todas as exibições são promovidas recapitulações da história, dos episódios anteriores e spoilers do próximo episódio, facilitando a compreensão dos arcos que permeiam a série.
No Plano da Expressão desta análise iremos destacar os indicadores: ambientação, caracterização dos personagens, trilha sonora, fotografia e edição. Ambientada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a série buscou retratar a periferia da cidade do ângulo do morador com a representação de casas com construção interrompida, da iluminação pública deficiente, além da presença de bares, mercearias de bairro e a promoção de “churrascos na laje”. A relação entre os cômodos pequenos, a mobília simples e amontoada e a família grande também são reforçam essa construção imagética.
A caracterização dos personagens das tramas com formato episódico buscam seguir arquétipos e estereótipos de forma proposital, para que o público compreenda rapidamente seu propósito. Em Acerto de contas, este indicador colabora no contraste do cenário da periferia com zonas mais abastadas cidade, principalmente se analisarmos as diferenças de figurino e maquiagem antes e após a ascensão financeira de Quinho. Por exemplo, a personagem Luana no primeiro episódio tem suas roupas marcadas por decotes sensuais, estampas de animais, shorts curtos e brincos chamativos. Após casar e mudar-se da casa de Nicolau, assume um estilo mais sóbrio e executivo com roupas lisas, saltos, joias e cabelo cacheado, como a própria personagem classifica “uma mulher da Zona Sul”.
Demarcando também diferenças de personalidade entre os personagens, demarcando estereótipos de mocinho e vilão, as roupas de Dante durante o primeiro episódio são velhas e simples assim como o seu semblante cansado enquanto Quinho energético e calculista usa camisas sociais e sapatos de couro.
A trilha sonora, composta por músicas instrumentais, não tem outra função na narrativa senão demarcar a atmosfera nas cenas de ação e servir como background music para panorâmicas do Rio de Janeiro.
O indicador fotografia segue o estilo naturalista, sem interferência significativa nas cenas com exceção dos flashbacks que são sinalizados com um filtro amarelado, facilitando a assimilação do telespectador.
A edição de Acerto de contas seguiu a linearidade da proposta do roteiro. Por abordar a temática policial, foram explorados os closes e a “câmera nervosa” para transmitir tensão. Nesse sentido, a perseguição do ator aliada à tremulação da imagem e os zooms rápidos nas faces dos personagens promovem um incômodo intencional no público contribuindo para o propósito de dinamismo e ação. Outro ponto importante são para as cenas em motos e veículos, onde são adotadas câmeras fixas no capacetes e para-brisas, bastante utilizadas para dar velocidade às sequências. Também foram captadas imagens aéreas da cidade do Rio de Janeiro com drones para situação do público nos cenários.
No Plano do Conteúdo, analisamos os seguintes indicadores: intertextualidade, escassez de setas chamativas, efeitos especiais narrativos e recursos de storytelling. Apesar de citar programas e artistas da Rede Globo, como o quadro Lata Velha do Caldeirão do Huck, a intertextualidade em Acerto de contas não contribui para expandir o universo ficcional da série.
Pelo seu formato episódico, também mostra uma narrativa de fácil compreensão com diversas setas chamativas que explicam ao público didaticamente situações e perfis dos personagens. Como, por exemplo, a própria abertura onde Dante, o protagonista, narra todo o arco macro-narrativo de sua família e sua trajetória até ser recluso. Situando também no arco que permeia os 13 episódios, são feitos resumos dos episódios anteriores antes do início do exibido bem como procura instigar o telespectador durante a exibição dos créditos dividindo a tela com as próximas cenas.
Neste sentido as setas chamativas são usadas constantemente na série, por exemplo, a cena do episódio 7 entre Luana e Velha Guarda, onde a vilã repassa toda a história do personagem e explica sua traição contra ela. O diálogo diminui o esforço analítico para entender já que na cenas posteriores ela afirma aos seus amigos que irá matá-lo.
Os efeitos especiais narrativos também não foram identificados nesta produção. A trama define bem os estereótipos dos personagens e o clímax de cada episódio é sempre a ação entre Dante e Quinho, sendo assim, a trama segue linearmente, sem reviravoltas.
No indicador recursos de storytelling, observamos somente a presença de flashbacks na trama. Utilizados em momentos pontuais, boa parte destes flashbacks tem finalidade de rememorar o sequestro que levou Dante à prisão ou sua relação sempre difícil com o irmão. É importante ressaltar que estas analepses sempre são sinalizadas com um filtro amarelado, diferenciando-se do tempo presente da série.
Por Léo Lima
Ficha Técnica:
- Roteiro: Leonardo Gudel
- Elenco: Silvio Guindane, Ângelo Paes Leme, Aline Fanju, Stephan Nercessian, Antônio Pitanga e Rafael Logan.
- Período de exibição: 02/04/2014 – 18/04/2014
- Horário: 22h30
- Nº de episódios: 13
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