Por Júlia Garcia
Aleixo no Brasil é uma websérie de humor criada por João Moreira, Pedro Santo e João Pombeiro. Em sete episódios – todos curtos, com menos de sete minutos – a série acompanha uma viagem da personalidade fictícia Bruno Aleixo ao Brasil. Hospedado na pensão do Seu Jaca, amigo de longa data, o português Aleixo lida com algumas situações cotidianas inusitadas. O lançamento original foi feito no site oficial dos idealizadores, na plataforma de vídeos portuguesa SAPO. Mais tarde, o canal SIC Radical, que já havia veiculado outras produções envolvendo o personagem, adicionou o conteúdo à sua grade.
Bruno Aleixo é um personagem animado que surgiu em 2008 com uma série de vídeos online intitulados Os Conselhos Que Vos Deixo. Após fazer sucesso com a primeira série de vídeos, a emissora portuguesa SIC Radical convidou os criadores para o desenvolvimento do Programa do Aleixo. A criação de conteúdo não fica, contudo, presa à emissora. Além de Aleixo no Brasil, o grupo GANA, como se autointitulam Moreira, Santos e Pombeiro, produziu outras webséries inseridas no mesmo universo fictício, como Busto no Emprego, protagonizada por Busto, um dos personagens recorrentes no Programa do Aleixo.
No plano da expressão, dentre os recursos técnico-expressivos, em relação aos códigos visuais, destacam-se a composição estética e a animação dos personagens. Apesar de ter aparência animalesca e parecer-se com um cão, Aleixo se veste como homem e fala como humano. A maioria dos personagens que são apresentados nas produções de Aleixo não possuem ascendência humana, embora comportem-se como tal: Seu Jaca, como o nome sugere, possui uma Jaca no lugar da cabeça, enquanto o Homem do Mato Grosso é composto pela animação de um action figure. Nesse contexto, a contraposição entre elementos animados, como a face dos personagens, e elementos reais, como alguns objetos do cenário ou imagens live action, é um ponto de sobressalência.
Os cenários, além de misturarem animação e elementos reais, são escassos, sendo que há episódios onde é apresentado apenas um cenário. Em Aleixo no Brasil, a recepção da pensão de Seu Jaca é o ambiente majoritário de quase todos os episódios. A iluminação, por sua vez, é naturalista. Dessa forma, o destaque são os diálogos e a caracterização dos personagens. Quanto ao figurino, Aleixo está quase sempre vestido da mesma forma: com uma blusa polo branca. Já Seu Jaca costuma vestir um terno.
Além disso, percebe-se que os personagens são todos quase totalmente estáticos. Apenas os olhos e bocas são animados e, por isso, a movimentação de câmera é restrita. Os planos são fixos e, na maioria das vezes, médios ou americanos. Planos gerais são utilizados apenas no início dos episódios, para localizar o espectador através da exibição de imagens da cidade ou do lugar onde Aleixo está. Ao mesmo tempo em que tal escolha de animação causa estranheza, ela pode contribuir, de certa forma, para reforçar o caráter absurdo dos personagens e acrescer, mediante a estética, humor à trama.
Em relação aos códigos gráficos, há a inserção de grafismos apresentando o local onde está se passando a narrativa, como Rio de Janeiro ou Voo Lisboa – Rio de Janeiro. Além disso, a vinheta inicial apresenta um avião sobrevoando uma cidade ao som instrumental de algo similar à bossa-nova, o que remete às aberturas de telenovelas brasileiras. Esse é, no entanto, um dos únicos momentos em que a trilha musical é inserida, sendo que, ao longo dos episódios, dentre os códigos sonoros, são priorizados os diálogos e sons diegéticos. Por fim, não há destaque para os códigos sintáticos, sendo a edição linear e de fácil entendimento pelo espectador, sem inversões cronológicas.
Já em relação ao plano do conteúdo, a intertextualidade permeou toda a narrativa. No quarto episódio, Aleixo diz que irá se resolver com uns uruguaios que andaram plagiando seu talk show, em referência ao Programa do Aleixo. Seu Jaca e Aleixo assistem, então, ao Plágio Uruguaio, que, na verdade, é uma outra produção do grupo GANA, também disponível no site oficial. Nesse momento, ambos os programas, inseridos no mesmo universo ficcional, se cruzam. Nesse mesmo episódio copia-se a estética de games antigos, no caso Street Fighter 2, inserindo Aleixo dentre os personagens jogáveis, numa alusão ao embate entre ele e os uruguaios. Além disso, são feitas referências, a todo momento, a personalidades da cultura brasileira, como Roberto Carlos, Fernando Collor ou Cássio Gabus Mendes. No terceiro episódio, por exemplo, Aleixo se encontra com um parceiro de negócios que havia contatado apenas por cartas e e-mail. Ao conhecê-lo, o protagonista se assusta, pois o homem possui o rosto do Fofão, famoso personagem infantil brasileiro das décadas de 80 e 90 e que, hoje, costuma ser referenciado na internet pela aparência estranha e amedrontadora.
Por se passar no Brasil e, por isso, dialogar constantemente com elementos da cultura brasileira, pôde-se perceber, dessa forma, o indicador oportunidade na abordagem temática da narrativa, que se aproveitou do local e contexto nos quais Aleixo estava inserido. Entretanto, por construir humor a partir de situações cotidianas, amplificadas pelo exagero dos personagens, a série não abordou temas presentes na agenda da mídia e que pudessem trazer discussões relevantes à pauta do público.
Além disso, não foi notada a presença de grande diversidade na caracterização dos personagens, como diversidade de gênero, religiosa ou étnica. Construiu-se, apenas, a diversidade geográfica, a qual, no entanto, não se manifestou como elemento de destaque. O sotaque era um dos únicos pontos claros de diferenciação cultural entre Aleixo e Seu Jaca. Se por um lado isso pode sugerir uma grande aproximação entre Portugal e Brasil, cujas culturas se misturam à ponto de não ficar tão evidente uma distinção entre portugueses e brasileiros, por outro o programa perde a oportunidade de trabalhar as particularidades e diferenças da expressão da nacionalidade em cada personagem.
Em relação aos estereótipos, enquanto não foi notada a construção ou reforço de estereótipos nos episódios analisados, também não houve desconstrução de pré-conceitos a respeito de grupos ou pessoas. Dessa forma, Aleixo no Brasil também não se destacou no indicador ampliação do horizonte do público, por não apresentar temas férteis, capazes de estimular o questionamento ou debate de ideias.
Contudo, em relação à mensagem audiovisual, a série se sobressaiu em alguns indicadores, como originalidade/criatividade. A proposta de esquetes de humor com temas cotidianos não é nova, mas o programa experimenta com a estética no que tange à construção dos personagens e cenário.
Da mesma forma, o diálogo com/entre plataformas é um dos pontos de destaque da websérie. Além de ter sido transmitida, também, na televisão, mostrando a adequação do formato a diferentes veículos, Aleixo no Brasil faz referência a outros programas envolvendo o universo do personagem, como o Programa do Aleixo e o Plágio Uruguaio. O universo ficcional é expandido, portanto, através de múltiplas produções transmídia, que exploram outros formatos, aspectos e personagens da trama. Nesse contexto, pode-se citar, ainda, o Aleixo FM, programa de rádio apresentado pelo personagem na estação Antena 3, e o Filme do Bruno Aleixo, longa estreado no início deste ano em Portugal e no Brasil, onde também possui fãs. Aleixo ainda conta com diversos perfis em redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook. Mesmo sendo um personagem fictício, Aleixo se comporta nas mídias sociais como uma pessoa real e mantém a personalidade forte que é vista em seus programas, o que mostra consistência, por parte dos criadores, na construção da sua figura. Geralmente são compartilhados memes e publicações que envolvem o universo do Aleixo, mas as contas não se restringem a isso. Bruno Aleixo frequentemente compartilha outros tipos de publicação, sempre com humor, expandindo a noção de que seja uma pessoa real que independe da existência de seus programas.
Ao referenciar outras produções do mesmo universo e oferecer ao espectador oportunidades de engajamento com a trama e o personagem através das redes sociais, Aleixo no Brasil apresenta certa solicitação da participação ativa do público, o qual é encorajado a buscar outros conteúdos envolvendo Bruno Aleixo e a interagir com o protagonista em outras plataformas, como no Twitter e Facebook. As referências intertextuais a elementos de outras produções do universo estimulam o espectador a buscar informações sobre os demais programas e até mesmo a assisti-los, de modo a ter uma maior compreensão do universo ficcional e melhor aproveitar a experiência narrativa. Da mesma forma, os perfis ativos em redes sociais, muito semelhantes a perfis de pessoas reais, convidam o público não só a conhecer as mídias de Aleixo, mas também a interagir e compartilhar conteúdos, ampliando a imersão do espectador no universo do personagem.
Por fim, em relação à clareza da proposta, o programa se mostrou coerente no formato, adequado à internet. Todos os vídeos de Aleixo no Brasil possuem menos de sete minutos, em contraposição ao Aleixo Psi, que, por ser ter sido produzido diretamente para a TV, apresenta duração maior, com episódios de cerca de vinte minutos. A proposta do humor cotidiano também se mostra clara e segue operante ao longo de toda a narrativa. Nesse contexto, cada episódio possui esquetes independentes que podem ser apreciadas por um espectador sem conhecimento prévio do personagem, mas sempre há referências a outros programas envolvendo Aleixo. Nesse sentido, o público é convidado a explorar o universo ficcional através de outras plataformas, contendo elementos transmídia que expandem a narrativa de Aleixo.
Embora Aleixo no Brasil não tenha se destacado nos indicadores do plano do conteúdo, sem apresentação de temas que estimulem o debate de ideias, sem desconstrução de estereótipos e sem presença de grande diversidade na caracterização dos personagens, a série se sobressaiu na construção estética dos personagens e cenário, mediante a utilização de recursos técnico-expressivos do plano da expressão, e em indicadores da mensagem audiovisual.
A mistura de animação a elementos reais, somada à aparência estranha dos personagens e à estaticidade de seus corpos, traz originalidade estética ao programa, que, mesmo com recursos audiovisuais mais recentes, escolhe construir a narrativa através desse tipo de animação. Essa escolha reafirma o caráter absurdo dos personagens e pode até reforçar o humor, baseado, principalmente, na apresentação de situações cotidianas tornadas inusuais pela sinceridade e peculiaridade de Aleixo e seus amigos.
Um dos pontos de maior destaque é o diálogo com/entre plataformas, já que o universo ficcional que envolve Aleixo se estende para múltiplos formatos e diferentes narrativas. Além das redes sociais de Aleixo, o público pode expandir sua imersão ao assistir outros programas desse mesmo universo, como Busto no Emprego, que acompanha um dos personagens secundários do Programa do Aleixo, ou Plágio Uruguaio. Percebe-se, portanto, a presença de ações transmídia que potencializam a experiência do espectador no universo de Bruno Aleixo.
Nesse sentido, observa-se, ainda, a solicitação da participação ativa do público, que, mediante as referências intertextuais a programas do mesmo universo, é incentivado a expandir o conhecimento sobre a narrativa ficcional. Do mesmo modo, as redes sociais ativas de Aleixo também estimulam um engajamento por parte do público, capaz de experienciar diferentes formas de interação e imersão.
*Todas as imagens são capturas de tela
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