Observatório da Qualidade no Audiovisual

Beleza e liberdade feminina na era da convergência: um estudo da marca Quem disse, Berenice?

Autor: Cynthya Marangon Silva

Resumo curto: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca de maquiagens Quem disse, Berenice? nas redes sociais, e como sua utilização pode ser capaz de criar um espaço de diálogo com o seu público-alvo, a partir da perspectiva de que a publicidade para o público feminino deve acompanhar as alterações que se processaram na imagem e na posição da mulher contemporânea. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados na cibercultura, convergência, cultura da participação, economia afetiva, redes sociais, comunicação, marketing e ética de responsabilidade. O objeto de estudo é a campanha da marca denominada “É pra mim”, veiculada em 2015. A análise se deu a partir das quatro peças de maior repercussão no Facebook. Foram levantados aspectos acerca da construção da imagem da mulher na publicidade e o comportamento da empresa e da campanha no que tange às questões sociais da mulher contemporânea. Interessa-nos perceber como as redes sociais estão sendo utilizadas a favor da marca e como o relacionamento com o cliente está sendo desenvolvido no momento atual da comunicação.

Disponível em: https://bit.ly/3VRS85e

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar