Artigo publicado na Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação LUMINA.
Gabriela Borges
Professora PPGCOM UFJF. E-mail: gabriela.borges@ufjf.edu.br.
Daiana Sigiliano
Aluna da Especialização em Jornalismo Multiplataforma na UFJF. E-mail: daianasigiliano@gmail.com.
Resumo: Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar.
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