Observatório da Qualidade no Audiovisual

Competência midiática e cultura de fãs: análise do Twittertainment na social TV brasileira

Título: Competência midiática e cultura de fãs: análise do
Twittertainment na social TV brasileira

Autoras: Daiana Sigiliano e Gabriela Borges

Resumo curto:

As fan fictions estimulam o entendimento crítico do fã, uma vez que as histórias propiciam a leitura crítica e criativa dos universos ficcionais, conforme discute Jenkins (2012). A partir deste contexto, o artigo reflete sobre o diálogo entre a competência midiática e o Twittertainment na social TV brasileira. Esta categoria de fan fiction, que é produzida pelos telespectadores interagentes ávidos de maneira síncrona à exibição da programação, imbrica dois desdobramentos da competência midiática, o Twitter literacy e o remix literacy. Para isso, são analisados os perfis criados, no Twitter, pelos fãs das telenovelas da Rede Globo, cujos conteúdos remixam distintos contextos e linguagens, propagam o universo ficcional e atualizam discussões sobre questões sociais e políticas.

Leia (página 91): https://bit.ly/2XdixxQ

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar