Observatório da Qualidade no Audiovisual

Competência midiática na educação: o documentário como ferramenta de ensino nas escolas

Título: Competência midiática na educação: o documentário como ferramenta de ensino nas escolas

Autores: Luma Perobeli, Davi Perez, Gustavo Furtuoso, Ricardo Souza e Gabriela Borges

Resumo curto: O presente trabalho relata proposta de oficina para formação de professores que visa ao desenvolvimento de competências midiáticas audiovisuais. Utilizando o cinema documentário como ferramenta para reflexão, a oficina é composta por materiais criados para serem trabalhados de forma remota e complementar, a fim de minimizar as carências e fomentar as competências dos espectadores. O referencial teórico que estrutura a preparação e aplicação das oficinas está baseado na metodologia para avaliar e promover o desenvolvimento da competência midiática na cultura participativa, conforme proposto por Ferrés e Piscitelli (2015), que definem seis dimensões relacionadas à maneira com a qual as mensagens são recebidas e produzidas pelas pessoas.

Disponível em: https://bit.ly/3MmNlGd

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar