Observatório da Qualidade no Audiovisual

Cultura de Fãs e Literacia Midiática: a criação de mundos possíveis pelo fandom de As Five no Twitter

Título: Cultura de Fãs e Literacia Midiática: a criação de mundos possíveis pelo fandom de As Five no Twitter

Autores: Lucas Vieira, Daiana Sigiliano

Resumo curto:

Segundo Pearson (2010), Lopes et al. (2015) e Bennett (2014) a cultura da convergência engendra novas possibilidades nas práticas da cultura de fãs, propiciando diversas formas de criação, produção e distribuição de conteúdos. Com base nesta discussão, este artigo tem como objetivo discutir quais as habilidades da literacia midiática estão em operação nos conteúdos criados pelo fandom Limantha no Twitter e como estas integram o processo de construção de ‘mundos possíveis’ no microblogging. Para a reflexão desta questão analisamos a repercussão do teaser do spin-off As Five (Globoplay, 2020 – atual) na rede social. A metodologia de análise é a proposta de Mihailidis (2014) que reúne cinco habilidades relacionadas à literacia midiática. Através dela, concluiu-se que no microblogging, a experiência estética dos fãs é reforçada pelas leituras e desenvolvimento das capacidades críticas e criativas, exercendo a construção de mundos possíveis no compartilhamento de informações, na ressignificação e na remixagem das tramas.

Disponível em: https://bit.ly/3O0PPIV

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar