Título: Documentários e literacia fílmica: impactos das ‘asserções de mundo’ e educação para a recepção crítica
Autores: Tatiana Vieira Lucinda e Luma Perobeli
Resumo curto:
Os documentários, enquanto filmes que tratam de asserções sobre o mundo, com centralidade na figura humana e na palavra, carregam em si uma grande potência educativa. Através deles, é possível estar em contato com realidades distantes, conhecer locais, visitar o passado e as memórias de um sujeito ou grupo de pessoas. No entanto, sua recepção ainda está atrelada à ideia de que esses filmes de não-ficção apresentam a realidade tal como ela é, impedindo um posicionamento crítico sobre as forças e influências que estão por detrás da obra. Desse modo, este artigo faz uma revisão de literatura com foco nas questões éticas e formais dos documentários, analisando sua influência na construção de sentido, na “leitura” da realidade e no próprio sistema de representações sociais, ressaltando a importância de uma literacia específica para essas produções audiovisuais. Observou-se que é necessário tanto o comprometimento ético do documentarista como a busca da capacitação de profissionais de Educação para a literacia, de modo a promoverem a análise crítica e construtiva desses filmes. Os documentários são importantes suportes para a aprendizagem, porém também devem ser objetos de uma avaliação reflexiva, que questione suas técnicas e formas, opções estéticas e, principalmente, o ponto de vista que exprimem sobre a realidade tematizada.
Disponível em: https://bit.ly/3txzWzK (páginas 679 – 685)
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