Observatório da Qualidade no Audiovisual

Fãs-vazadores de Fortnite e literacia midiática: uma análise do perfil @iannzits no X

Título: Fãs-vazadores de Fortnite e literacia midiática: uma análise do perfil @iannzits no X

Autores: Gustavo Furtuoso, Daiana Sigiliano, Gabriela Borges

Resumo curto: As discussões sobre literacia midiática e videogames ressaltam que os jogos podem estimular a aprendizagem informal dos jovens (Gee, 2003; Zagal, 2010). Um dos títulos mais populares nos últimos anos, Fortnite (Epic Games) utiliza a estética transmídia para criar um universo consistente e uma narrativa ampla espalhada em diferentes meios e formatos. Em sua comunidade de jogadores, alguns fãs especializam-se no processo de buscar e difundir informações, tornando-se fãs-vazadores, como é o caso do perfil @Iannzits, no X (antigo Twitter). O artigo tem como objetivo analisar, com base na proposta teórico-metodológica de Mihailidis (2014), os conteúdos publicados pelo fã-vazador ao final de uma temporada do jogo. Segundo o autor, no ambiente da cultura digital, a literacia midiática é norteada, de modo geral, por cinco habilidades: curadoria, criação, compreensão crítica, participação e colaboração. Assim, podemos relacionar o engajamento espontâneo com videogames e narrativas transmídia com o desenvolvimento de competências midiáticas.

Disponível em: https://bit.ly/42KiUSv

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar