Por Eutália Ramos
Exibida em 1988, no horário das 18h, Fera Radical foi inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, do autor e dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt. Escrita por Walther Negrão, com colaboração de Luiz Carlos Fusco, Ricardo Linhares e Rose Calza, possui 203 capítulos. Teve a direção de Gonzaga Blota e Denise Saraceni e direção geral de Gonzaga Blota.
A obra conta a história de Cláudia (Malu Mader) e a sua sede de vingança. A personagem deixa a cidade do Rio de Janeiro e retorna para Rio Novo com o objetivo de vingar o extermínio da sua família. Destemida, Cláudia consegue trabalho na Fazenda Olho d’Água. Os donos do local são os principais suspeitos de matar os pais e irmãos. No entanto, é surpreendida por situações que não esperavam, como a amizade pelo patriarca da família Altino Flores (Paulo Goulart) e o envolvimento amoroso com os dois filhos de Altino, Heitor (Thales Pan Chacon) e Fernando (José Mayer). O romance engata com Fernando, por quem se apaixona verdadeiramente. Além disso, Cláudia precisa lidar com a perseguição da esposa de Altino, Joana (Yara Amaral), pois ela descobre sua identidade.
No decorrer da trama, Cláudia faz algumas descobertas, entre elas que o seu pai quem colocou Altino na cadeira de rodas, com um tiro pelas costas. Indignada, Joana ordena o assassinato da família de Cláudia. Ao final da telenovela, Cláudia e Fernando marcam a data do casamento. No dia, Joana e Cláudia brigam ocasionando a morte de Joana. Cláudia vai a julgamento, mas é absolvida no capítulo final, sendo resgatada por Fernando.
Exibições na TV e Globoplay
Segundo o site Memória Globo, Fera Radical foi escrita em 40 dias, para substituir uma novela que não foi ao ar. Um pouco mais de dez anos depois, entre 1991 e 1992, foi reexibida no “Vale a Pena Ver de Novo”. Teve exibição também em mais de 30 países, dentre eles Argentina, Espanha, Grécia, Rússia e Suíça.
Já em ações mais recentes, especificamente no canal Viva, foi reprisada entre 2017 e 2018. Agora, em 2020, está disponível para consumo na plataforma de streaming Globoplay.
Rede sociais e estratégias de transmidiação
Fera Radical foi disponibilizada no Globoplay em 17 de agosto de 2020, mas as divulgações nas redes sociais começaram um dia antes da sua estreia, da mesma forma que foi observada nas outras análises realizadas.
Ao total encontramos dez publicações em todas as redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) voltadas para a obra. O teaser segue sendo o principal formato de divulgação, assim como a proposta em trabalhar com memes e publicações com carrosséis utilizando a imagem dos atores (personagens). Vale ressaltar, com isso, que Fera Radical se apresenta com estratégias de divulgação distintas de outras obras.
Remixagem
Dessa vez, a primeira estratégia trabalhada para divulgar uma telenovela se enquadra em remixagem. Até o momento todas as telenovelas começaram com a antecipação da trama, de certa forma, para o público. Lembrando que compreendemos como remixagem os conteúdos que são apropriados em outros contextos, assim como afirma Fechine et al (2013, p. 40), “[…] falas compiladas, reorganizadas e reeditadas que, ao serem disponibilizadas por meio de imagens manipuladas (com efeitos, acompanhadas de letterings etc.) […] especialmente para a internet adquirem um sentido diferente do original e produzem, muito frequentemente, um efeito cômico, satírico ou paródico”.
A publicação foi realizada no dia 16 de agosto de 2020 e traz a imagem dos atores Paulo Goulart e Laura Cardoso, responsáveis por interpretar Altino e Marta, personagens importantes pra a trama. A imagem publicada possui edição, pois há a inserção de letterings que adicionam o efeito memético e cômico à divulgação, como é possível observar a seguir. Além disso, indica na legenda a chegada de Fera Radical ao Globoplay, aproveitando para contemplar também outras novelas.
A segunda publicação se trata do teaser da obra publicado no dia 17 de agosto de 2020. O vídeo resgata cenas e falas importantes da personagem principal Cláudia e é apresentado a partir da sua perspectiva. Com uma linguagem que adota letterings com emojis e fonte reconhecida do universo dos memes na tela, em um minuto de duração temos uma montagem que abusa dos recursos veiculados (e viralizados) no ambiente midiático. Observamos então, de modo geral, que o teaser se torna imprescindível para a divulgação das telenovelas, pois é a partir dele que a empresa consegue apresentar a obra com uma linguagem apropriada às redes sociais.
Em 18 de agosto de 2020, identificamos outra publicação dessa categoria. Uma edição similar à primeira apresentada aqui, com adição de letterings na imagem e se inspirando em montagens comuns que surgem nas redes sociais: duas imagens lado a lado com uma indicação textual que explicita mudança de humor. A publicação traz Laura Cardoso e Malu Mader, na trama Marta cuida de Cláudia logo após a morte da sua família. Mais uma vez observamos o uso da imagem dos atores atrelada às divulgações.
Uma outra característica que identificamos na divulgação de Fera Radical se dá na indicação de que além desta obra, no Globoplay é possível conhecer e/ou maratonar outras telenovelas clássicas da cultura televisiva brasileira. Com isso, apenas com uma publicação há a valorização de todo o catálogo da empresa.
Recuperação
Duas publicações realizadas durante o período de coleta são utilizadas como estratégia para recuperar cenas e apresentar as personagens de Fera Radical. Uma foi realizada no dia 22 de agosto de 2020 que apresenta-se como a capa do carrossel (imagem abaixo) de uma sequência de personagens femininas icônicas da televisão e do cinema. A imagem principal é de Cláudia (Malu Mader) com a indicação da novela Fera Radical em lettering.
Já a segunda publicação da categoria recuperação foi realizada no dia 25 de agosto de 2020 e também se trata de um carrossel com uma sequência específica de imagens, no entanto, esta publicação se refere diretamente à Fera Radical. O conteúdo traz personagens e um breve resumo de cada um dentro da trama. Tudo indicado por meio de letterings. Acreditamos que a proposta da publicação seja apresentar os personagens de forma rápida para o público, instigando-os, de certa forma, a assistir a produção no Globoplay.
A publicação ainda faz uso de uma expressão muito utilizada nas redes sociais “Só quem é Fera Radical online”. O termo “online” auxilia no encontro de um grupo específico de pessoas que se identificam com determinado assunto, muitas vezes serve como forma de segmentação, e também apresenta um tom cômico. No caso da publicação em questão temos aquelas pessoas que conhecem Fera Radical e, possivelmente, se reconhecem nos personagens.
Remixagem
Assim como ocorreu nas divulgações da telenovela Torre de Babel, com a coleta de Fera Radical encontramos apenas uma estratégia realizada no Facebook e trata-se do teaser da obra. A publicação foi realizada no dia 17 de agosto de 2020, como padrão, dia da estreia na plataforma de streaming. Possui as mesmas características da publicada no Instagram, incluindo a legenda.
Mais uma vez percebemos a ausência de publicações originais na Fanpage oficial do Globoplay. É interessante perceber que a rede social se caracteriza, neste caso, apenas como um espaço de divulgação paralela, visto que no Instagram, como apresentado, e no Twitter, a única replicagem realizada é referente ao teaser, enquanto outras publicações possuem características específicas e foram planejadas – aparentemente – para cada rede social.
Antecipação
Um conteúdo divulgado para a estreia de Fera Radical antecipa para o público a disponibilização da telenovela. Trata-se da apresentação da personagem Cláudia (Malu Mader), em uma imagem com vestuário automobilístico. A publicação foi realizada, no Twitter, no dia 16 de agosto de 2020 e indica, por meio do texto no tweet, a chegada da obra no Globoplay.
Em comparação às análises anteriores, verificamos que tal publicação se deu de forma objetiva e simples, resgatando uma imagem da personagem principal da trama e associada com a estreia de Fera Radical. De certa forma, não houve uma formatação do conteúdo em si, mas uma pequena adaptação para a temática da telenovela e o contexto midiático atual. Contudo, o objetivo da estratégia de antecipação, segundo Fechine et al (2013, p. 38), é “estimular o interesse dos que acompanham a página em torno das telenovelas que estão no ar. Nesse espaço, as informações são dadas de maneira ainda mais curta: geralmente é postada apenas uma frase que antecipa um importante evento narrativo, sem aprofundá-lo”.
Recuperação
Aqui encontramos apenas um tweet que caracteriza-se como estratégia de recuperação, entretanto, consideramos como uma divulgação indireta, pois está apresentada como uma indicação com outras obras, incluindo telenovelas. A ação ocorre a partir da temática abordada na produção audiovisual: a vingança.
Provavelmente o tweet faz parte de um ato comum para o perfil no Twitter e não algo que foi planejado para a divulgação de Fera Radical. Da mesma forma que se aplica para Torre de Babel e A Favorita, já que ambas são parte do projeto do retorno de telenovelas clássicas para o streaming. Havendo ou não uma estratégia, consideramos que a indicação resgata a obra para despertar o interesse do público que ainda não assistiu e gosta de produções com a temática abordada.
Remixagem
Para divulgar Fera Radical no Twitter foram desenvolvidas duas publicações que se enquadram na categoria remixagem. As duas foram realizadas no mesmo dia: 17 de agosto de 2020. A primeira publicação ocorreu às 11h39 e traz o teaser da telenovela. Como já mencionado anteriormente a partir das redes sociais Instagram e Facebook, o vídeo adota uma linguagem mais apropriada ao ambiente midiático, com uma montagem com sequências interessantes da obra e letterings para apresentar a personagem principal da trama.
Logo depois, no horário das 19h59, o perfil oficial publica um tweet com uma mensagem codificada ou criptografada. O texto traz “Cláudia Esteves Borges acessou este sistema para dizer #FeraRadical está disponível aqui!”. É um anúncio simples, mas com um contexto bem específico. Na telenovela, Cláudia (Malu Mader) consegue o emprego na fazenda de Altino como operadora de sistemas e/ou programadora para acessar informações sobre a família e os negócios. Para quem conhece a trama e sabe disso, o reconhecimento com a intenção da mensagem é imediato.
Considerações finais
Com as divulgações de Fera Radical percebemos, cada vez mais, um padrão seguido pelo Globoplay com o retorno das telenovelas clássicas nas redes sociais. A principal distinção que identificamos aqui se dá pelo número de conteúdos originais em cada rede social, por exemplo, a única publicação que é replicada, ou seja, repetida, é o teaser. As outras publicações são conteúdos que surgem apenas no Instagram ou Twitter – ainda consideramos o Instagram como o maior destaque dessas divulgações.
Contudo, diferentemente de outras telenovelas, Fera Radical concentra uma das menores quantidades de publicações realizadas. Se formos comparar com A Favorita (18 publicações), Tieta (13 publicações) e Vale Tudo (16 publicações), percebemos uma considerável diminuição de estratégias de divulgação, porém não podemos afirmar se isso se trata de uma preferência pela obra ou período de publicação.
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