Observatório da Qualidade no Audiovisual

Meu Bem, Meu Mal

Por Eutália Ramos

De autoria de Cassiano Gabus Mendes, Maria Adelaide Amaral e Dejair Cardoso, com colaboração de Luiz Carlos Fusco, Meu Bem, Meu Mal é uma telenovela exibida no horário nobre das 20h de 1990 e 1991, com 173 capítulos. A direção é de Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury e Ricardo Waddington. 

Segundo o site Memória Globo, a obra apresenta traições em família, negociatas e disputas de poder, ambientada em São Paulo. A história principal apresenta a vida do presidente da Venturini Designers, Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte). O presidente precisa conviver com Ricardo Miranda (José Mayer) que possui 30% das ações da empresa e é fruto da traição da falecida mulher com o seu melhor amigo. Ele tenta comprar as ações da empresa, mas Ricardo não deseja vender. Após a morte do seu filho Cláudio Venturini (Herson Capri), Dom Lázaro decide trazer sua irmã Valentina (Yoná Magalhães) para assumir o lugar do sobrinho na empresa. Ao descobrir que a sua nora Isadora Venturini (Sílvia Pfeifer) – que está viúva – tem um caso com Ricardo, Dom Lázaro sofre um derrame e perde a fala e os movimentos, ficando totalmente paralisado. Ele passa a viver em uma cadeira de rodas. No final da trama, Ricardo descobre que Dom Lázaro é na verdade o seu pai. 

Exibições na TV e Globoplay

Com a primeira exibição na TV aberta entre 1990 e 1991, Meu Bem, Meu Mal só foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” cinco anos depois, em 1996. A produção teve uma nova reexibição 20 anos depois no canal Viva (TV por assinatura), em 2016. Agora, em setembro de 2020, a trama é disponibilizada na plataforma de streaming Globoplay.

Rede sociais e estratégias de transmidiação

Para conhecer as estratégias de transmidiação utilizadas na divulgação de Meu Bem, Meu Mal observamos, durante 30 dias as redes sociais do Globoplay em busca de publicações que indicassem, direta ou indiretamente, a telenovela. A coleta foi realizada entre 27 de setembro a 27 de outubro de 2020 – um dia antes da disponibilização na plataforma.

Encontramos 7 publicações com menções à produção nas seguintes redes sociais oficiais do Globoplay: Facebook (1), Instagram (3) e Twitter (3). A telenovela, em comparação às análises realizadas, concentra o menor número de publicações em torno da obra, depois dela está Torre de Babel com 8 publicações.

Instagram

As publicações encontradas no perfil @globoplay no Instagram estão categorizadas nas estratégias de análise dos conteúdos reformatados em remixagem e recuperação. Foram realizadas nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2020, os primeiros dias de divulgação e disponibilização da obra na plataforma.

Recuperação

Iniciamos pela categoria de recuperação, pois a primeira publicação realizada para divulgar Meu Bem, Meu Mal apresenta um carrossel com as personagens e um breve resumo do seu papel na obra. Na capa o lettering indica as tramas da telenovela com a seguinte frase “As intrigas dos Venturini são irresistíveis!”. Tal ação resgata o histórico de cada personagem junto com a imagem dos atores que dão vida à obra. O formato de publicação já foi utilizado para a divulgação de outras telenovelas no Instagram. 



Dois dias após a publicação acima, o Globoplay também recuperou outra parte importante da telenovela, um dos momentos em que o Dom Lázaro Venturini, interpretado por Lima Duarte, fala com a enfermeira que cuida dele. A cena surpreende, pois Dom Lázaro não falava desde que sofreu o derrame. 


A publicação resgata justamente esta cena em um formato de tweet (no Instagram) com a indicação de que a cena é uma das mais marcantes de Meu Bem, Meu Mal. A proposta do texto apresentado é uma aproximação à linguagem utilizada no ambiente digital, principalmente nas redes sociais pelo público mais jovem. Para aqueles que assistiram à obra em suas exibições na TV, seja aberta ou por assinatura, é um momento de reviver a cena.

Remixagem

Como todas as análises do retorno de telenovelas clássicas para o Globoplay, o teaser se mantém como o formato padrão a ser divulgado no dia exato da disponibilização na plataforma de streaming. Dessa forma, em Meu Bem, Meu Mal não seria diferente. O vídeo foi publicado no dia 28 de setembro de 2020 e apresenta as principais relações entre as personagens.

A edição apresenta, em uma sequência adaptada, falas da trama e brinca com os termos “bem me quer” e “mal me quer”, como uma espécie de botão que aumenta de acordo com as imagens apresentadas. Não há uma adequação aos contextos específicos da sociedade atual, como em outros casos, porém indica por meio dos termos como a trama da telenovela é desenvolvida. 

Facebook

Remixagem

Assim como mencionamos anteriormente na mesma categoria, o teaser é a única publicação realizada (neste caso, replicada) na Fanpage oficial do Globoplay, no Facebook. Foi publicado também no dia 28 de setembro de 2020 com as mesmas características presentes no Instagram. Ou seja, mais uma vez, sem adequação específica para a rede social.

Twitter

Encontramos no Twitter 3 tweets que mencionam diretamente Meu Bem, Meu Mal. É uma quantidade inferior mas, desses, dois são originais para a rede social e surgem apenas no Twitter. As datas seguem a mesma lógica do Instagram e foram publicadas nos primeiros dias da disponibilização no Globoplay: 27 e 28 de setembro de 2020 (em um dia foram realizados dois tweets: 1 e 2).

Antecipação

Na divulgação de Meu Bem, Meu Mal é a primeira vez que categorizamos uma publicação como antecipação. O tweet apresenta uma imagem da personagem interpretada por Adriana Esteves, a Patrícia Mello, e um texto indicando a possibilidade de maratonar a telenovela no dia da disponibilização no Globoplay. 

Remixagem

Seguindo a ordem de publicação, a segunda realizada no Twitter se enquadra na categoria de remixagem e apresenta o teaser da obra. Assim como nas outras redes sociais apresentadas aqui, as características da publicação são similares: formato e legenda. Com isso, o conteúdo é o único replicado na rede social. 

Recuperação

A terceira publicação realizada para a divulgação de Meu Bem, Meu Mal no Twitter também aconteceu no dia da disponibilização na plataforma. Tal ação nem sempre foi realizada, pois o mais comum manteve-se com apenas uma publicação no dia do (re)lançamento. 

O tweet acima foi categorizado como uma estratégia de recuperação por apresentar quatro imagens da obra e a indicação textual de uma das cenas mais marcantes (provavelmente relacionada à imagem de Dom Lázaro Venturini e a enfermeira) e, também, sobre as traições e disputas de poder. De certa forma, o conjunto do tweet resgata informações e imagens importantes para reapresentar a obra no ambiente digital.

Considerações finais

Meu Bem, Meu Mal teve uma das menores divulgações nas redes sociais do Globoplay, com 7 publicações nas principais redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Como mencionado inicialmente nesta análise, a telenovela se une à divulgação da obra Torre de Babel (8 publicações).

Em relação as estratégias e formatos usados percebemos similaridades com outras divulgações, principalmente pela presença do teaser como um conteúdo remixado e estruturado para o ambiente digital. É também a única publicação que é replicada nas redes sociais.

Importante ressaltar que mesmo possuindo poucas publicações, Meu Bem, Meu Mal se apresenta com publicações originais para o Instagram e Twitter. Com isso, identificamos uma atenção específica na construção da divulgação da obra nestas redes sociais.

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