Observatório da Qualidade no Audiovisual

Nostalgia e cultura de fãs: o resgate das capas da TV Guide no Twitter.

Título: Nostalgia e cultura de fãs: o resgate das capas da TV Guide no Twitter.

Autores: Talita Magnol; Daiana Sigiliano

Resumo curto: Além de ter alterado os processos criativos, industriais e tecnológicos que envolvem as práticas da cultura de fãs, a contemporaneidade trouxe novos desdobramentos aos estudos sobre a nostalgia do público. O atual ecossistema de conectividade possibilita a criação de comunidades em  torno  da  nostalgia  e  o  compartilhamento  de  conteúdos,  formando amplos  bancos  de  dados  e  museus  virtuais  sobre  a  história  da  mídia,  dialogando diretamente com o conceito de literacia midiática. A partir deste contexto, este artigo tem como objetivo  analisar  as  dimensões  da  literacia  midiática,  propostas  por  Mihailidis (2014),    presentes    nos    conteúdos    compartilhados    no    Twitter    pelos    perfis @RetroNewsNow e @SilverAgeTV sobre arevista TV Guide. Conclui-se que a relação entre a nostalgia e os fãs responsáveis pelos perfis parte de um conjunto de habilidades, indo além  da  simples  postagem  de  conteúdos,  mas  da  inter-relação  entre  processos críticos, criativos, tecnológicos e participativos.

Disponível em: http://bit.ly/40MYYKO

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar