Autor: Alexandre Teixeira de Alvarenga
Resumo curto: O projeto tem como objetivo o levantamento de elementos para a defesa do conceito de jogo como axioma para desenvolvimento de método de pesquisa em cinema, especialmente o cinema poético-dramatúrgico, a partir da releitura da obra Homo Ludens, de Johan Huizinga,. Supõe que esse ponto de vista pode contribuir para a análise crítica de diversos meandros da experiência cinematográfica e seus processos de criação, produção, distribuição e fruição digitais, sob a égide das novas tecnologias. Para cumprir seu escopo, lança mão, também, dos autores Hans-Georg Gadamer e Charles Sanders Peirce, construindo um modelo analítico que possa ser aplicado como instrumento de interpretação do fenômeno cinematográfico. De posse desse instrumento triádico, passa então a testá-lo em exercícios interpretativos sobre alguns elementos representativos da história e da experiência cinematográficas, como: suas origens; seu conflito com o meio eletrônico e digital; a busca de um cinema total e a realidade virtual. Conclui positivamente, considerando possível desenvolver e aperfeiçoar o modelo triádico esboçado, baseado na lógica do jogo aplicada ao estudo do cinema, como ferramenta de estudos cinematográficos.
Disponível em: bit.ly/2RzTONZ
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