A ação de formação “Oficinas de Audiovisual” propõe desenvolver a competência midiática em crianças de 9 a 12 anos, estudantes de escola pública. As oficinas fazem parte do projeto de pesquisa e extensão “Competências Midiáticas e promoção da cidadania”, que tem como objetivo sistematizar os níveis de competência midiática audiovisual e propor políticas públicas que estimulem o debate e a criação de iniciativas para o fomento da literacia midiática.
A proposta consiste na realização de oficinas que se complementam:
1) Brinquedos Ópticos;
2) Eu, Youtuber;
3) Contando uma História;
4) Que Som é este?
Nelas são abordados conceitos como princípios básicos da animação, técnicas de animação em stopmotion, produção audiovisual para internet, linguagem cinematográfica e sonoplastia, de forma a abranger as dimensões estéticas, tecnológicas, ideológicas, de produção e difusão, de linguagem e dos processos de interação, conforme proposto por Ferrés e Piscitelli no estudo “Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores” (2015).
São utilizados três movimentos: ver/mostrar, refletir e fazer, ou seja, pensar a partir da observação e recepção das linguagens postas, refletir sobre as diferentes possibilidades de criação a partir das tecnologias de comunicação e realizar/produzir, onde os envolvidos criam mininarrativas, compartilhando olhares e vivências.
Comentar